Avante limitado a 16.563 pessoas em simultâneo. DGS reconhece “risco real” de contágios

Mário Cruz / Lusa

A Direção-Geral de Saúde (DGS) publicou esta segunda-feira o parecer técnico sobre a “Festa do Avante”, reconhecendo que o evento acarreta um “risco real” de contágios e recomendado que seja limitado a 16.563 pessoas em simultâneo.

“No contexto atual da epidemia em Portugal e, em particular, na Área Metropolitana de Lisboa, em situação de contingência, verifica-se, pois, um risco real de que, durante o evento, circulem pessoas infetadas, com ou sem sintomas”, pode ler-se no documento, citado pelo Expresso sobre a “Festa do Avante”, agendada para este fim-de-semana.

O semanário sublinha que o parecer da DGS menciona, pelo menos três vezes, que a realização do evento pode implicar riscos para a saúde pública.

“A tipologia do evento acarreta diferentes riscos, não só pelo número de participantes mas também pelas características, comportamento esperado, local do evento, duração, atividades disponíveis, circuitos de circulação de pessoas, situação epidémica, entre outros múltiplos critérios”, escreveram os técnicos do organismo.

E acrescentam: “a componente social subjacente ao evento, acarreta grande mobilidade dos participantes e comportamentos de proximidade, sendo a partilha tendencialmente inevitável, assim como a participação de membros de várias gerações, o que implica a potencial exposição de pessoas que pertencem a grupos mais vulneráveis”.

As recomendações da DGS

Para minimizar os eventuais riscos, o organismo liderado por Graça Freitas deixa uma série de recomendações: o festival deverá ter, no máximo, 16.563 pessoas em simultâneo e a venda de álcool deverá ser proibida a partir das 20 horas.

Na prática, a DGS reduz para metade a limitação apontada pelo PCP (33 mil pessoas).

“Com base na aplicação do princípio da precaução em saúde pública, deve ser observada a regra de ocupação máxima de uma (1) pessoa por 8 m2 , em espaços abertos, e de uma (1) pessoa por 20 m2 , em espaços fechados, contabilizada em função de cada atividade destinada a uma ocupação específica”, pode ler-se no documento.

A DGS aponta mesmo o número de pessoas por palco: não poderão estar mais que 2.000 no Palco 25 de Abril ou 625 no Auditório 1º Maio. As esplanadas não devem acumular mais de 2.500 pessoas, as áreas de lazer 4.375 ou 4.875 nas ruas, elenca o Eco.

DGS

As zonas destinadas a a espetáculos devem estar organizados em plateia, com lugares sentados – os comunistas queriam o público de pé na “Festa do Avante!”.

Aconselha-se também que não seja permitido o consumo de bebidas alcoólicas, sendo que a venda será proibida a partir das 20h, exceto se acompanhar refeições nos espaços próprios para os efeitos.

O uso de máscara é recomendado para “todas as pessoas com idade superior a dez anos, em todo o recinto, incluindo os espaços destinados a atividades específicas, durante todo o tempo que neles permaneçam com exceção das regras aplicáveis aos espaços de restauração e similares”, acrescenta ainda o documento que deixa uma aviso.

“A imprevisibilidade da evolução epidemiológica da covid-19 implica uma avaliação de risco contínua e, de acordo com o nível de risco apurado, a reavaliação das medidas implementadas, bem como o seu cumprimento”.

A “Festa do Avante!” decorre este fim-de-semana (4 a 6 de setembro) na freguesia daAmora, concelho do Seixal e distrito de Setúbal, na Área Metropolitana de Lisboa.

A divulgação deste documento parece ter gerado alguma mossa entre PCP, DGS, Governo e o Presidente da República, que veio questionar o motivo pelo qual as regras para as festa dos comunistas não eram divulgadas publicamente.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. De 100.000 já vai em 16.500 ! Isto significa tudo. Significa que não têm a coragem de determinar que este ajuntamento de perto de 50.000 pessoas em 3 dias, não é autorizado. Fica mais claro que, ou temos 2 países ou não temos governo.

  2. Este ano podiam ter pensado em organizar esta festa na Suécia onde se insiste na imunidade de grupo apesar dos seus mais de 5800 mortos.

RESPONDER

Grande Crise do Ketchup. A pandemia atacou um mercado improvável (e já há um mercado negro para o molho)

Os problemas da cadeia de suprimentos estão a chegar a um canto distante do universo empresarial: os pacotes de ketchup. O ketchup é o molho de mesa mais consumido nos restaurantes dos Estados Unidos, com cerca …

Justiça britânica perdoa dívida de 60 milhões a Vale e Azevedo

João Vale e Azevedo, ex-presidente do Benfica, foi declarado "exonerado da insolvência" que corria em Londres desde 2009. Um tribunal de Londres declarou que João Vale e Azevedo está exonerado de insolvência. Na prática, a justiça …

Aposta no Parlamento. 10% dos deputados são candidatos às autárquicas

De acordo com as contas do semanário Expresso, 23 deputados da Assembleia da República, ou seja, 10% dos 230 que compõem o hemiciclo, são candidatos às eleições autárquicas do outono. Na quinta-feira, foi aprovado na generalidade …

Relógio japonês parado pelo terramoto de 2011 volta a funcionar novamente (graças a outro sismo)

Um relógio japonês com 100 anos de idade que deixou de funcionar depois do devastador terramoto de 2011 voltou a trabalhar após um novo sismo este ano. De acordo com o jornal Maunichi Shumbun, o relógio, …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Ventura tem "receio" que partido seja ilegalizado

Este domingo, o Chega vai organizar uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura admitiu ter um "receio muito significativo". O Observador avança que a manifestação tem início no Príncipe Real, passa pelo Tribunal Constitucional …

Três mortos e 441 novos casos em Portugal

Este domingo, Portugal regista mais três mortes e 441 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Autoridades brasileiras ilibam João Loureiro

João Loureiro já não é suspeito no processo que envolve a apreensão de um avião com 500 quilos de cocaína, segundo as autoridades brasileiras. As autoridades brasileiras descartaram, este sábado, qualquer ligação do advogado português João …

No Canadá, há dois rios que se encontram (mas não se misturam)

Em Nunavut, no Canadá, há dois rios que se encontram, mas não perdem a sua aparência individual enquanto se movem sinuosamente pela tundra. O Back River flui para o norte em direção ao Oceano Ártico. Ao …

Russos acusados de explosão na República Checa são suspeitos de envenenar Skripal

Os dois suspeitos russos, envolvidos na explosão que matou duas pessoas em 2014 na República Checa, têm os mesmos passaportes que os dois homens acusados de envenenar, com o agente nervoso novichok, o espião Sergei …