Autoridades investigam se primeira-ministra da Noruega violou restrições

landbruks-_og_matdepartementet / Flickr

A primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg

A polícia norueguesa abriu esta sexta-feira uma investigação para determinar se a primeira-ministra, Erna Solberg, violou as restrições impostas pelas autoridades para o combate ao novo coronavírus na comemoração do seu aniversário.

De acordo com a televisão pública norueguesa NRK, citada pelo Diário de Notícias, Solberg e a família alugaram dois apartamentos na estância de inverno de Geilo, em fevereiro, para comemorar o seu 60º aniversário.

Treze pessoas reuniram-se num restaurante no dia 25 de fevereiro, infringindo as regras que proíbem mais de dez pessoas num evento privado, embora Solberg não tenha comparecido. No dia seguinte, esteve reunida com 14 pessoas num apartamento, para outro jantar comemorativo.

“Eu, que todos os dias falo às pessoas sobre o controlo das infeções, deveria conhecer melhor as regras”, assumiu à NRK. “A verdade é que não verifiquei bem as regras e não percebi que quando uma família se junta e se trata de uma festa com mais de 10 pessoas, então é classificado como um evento”, sublinhou.

No Facebook, escreveu: “Peço desculpa, a minha família e eu violamos a legislação sobre o novo coronavírus. Nunca deveria ter acontecido. Devíamos ter seguido as recomendações que pedi que seguissem”.

Assim que o relatório da polícia for finalizado, a procuradoria decidirá se iniciará uma ação judicial contra Solberg e a família, que podem ser obrigados a pagar uma multa.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …

Com parecer desfavorável, arraial da IL juntou centenas (e fez mira a adversários)

A Iniciativa Liberal organizou, este sábado, apesar do parecer desfavorável das autoridades de saúde, um arraial comício, onde se juntaram centenas de pessoas, para dar "esperança" a Lisboa e mostrar que "não há impossíveis". No seu …

Marcelo reafirma: "Comigo não vai haver volta atrás" no desconfinamento

O Presidente da República declarou, este domingo, que, no que depender de si, não haverá "volta atrás" no desconfinamento, e deu a Feira da Agricultura de Santarém como exemplo do “virar de página”. "Já não voltamos …

Líderes do G7 prometem milhões de vacinas, mas evitam apoio claro a suspensão de patentes

Os líderes do G7 prometeram entregar milhões de doses adicionais de vacinas contra a covid-19 ao longo do próximo ano, mas evitaram apoiar claramente a suspensão de patentes, de acordo com o comunicado final. "Os compromissos …

Bolsonaro multado por não usar máscara em desfile de motociclistas

O Presidente brasileiro foi multado, este domingo, em 552 reais (cerca de 89 euros) por estar sem máscara quando participava num desfile de motociclistas no estado de São Paulo. Milhares de motociclistas participaram no desfile "Acelere …

Inglaterra 1-0 Croácia | Três leões matam borrego à décima tentativa

A Inglaterra estreou-se este domingo com uma vitória no grupo D do Euro2020 de futebol, ao bater a Croácia por 1-0, em jogo disputado no estádio Wembley, em Londres. Um golo de Raheem Sterling, aos 57 …

Bloco ataca ministro do Ambiente, que acusa Catarina Martins de fazer declarações "infames e infundadas"

O Bloco de Esquerda anunciou, este domingo, que vai pedir a apreciação parlamentar do decreto que regula a lei das minas e acusou o ministro do Ambiente de ser "mais rápido a defender negócios" do …

Antes de se lesionar, Vertonghen foi ignorado

Defesa do Benfica não cumpriu os 90 minutos da estreia vitoriosa da Bélgica no Europeu 2020. E também ficou esquecido pela realização televisiva. A Bélgica começou muito bem o Europeu 2020, confirmando no campo o que …