A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) detiveram 96 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado no dia 22 de março devido à pandemia de Covid-19, anunciou o Ministério da Administração Interna (MAI).
Em comunicado, citado pela agência Lusa, o MAI referiu que, entre as 00:00 do dia 22 de março e as 18:00 de quinta-feira, foram detidas 96 pessoas por crime de desobediência, designadamente por violação da obrigação de confinamento obrigatório e por outras situações de desobediência ou resistência.
Em relação ao último balanço feito pelo MAI, às 18:00 de quarta-feira, nas últimas 24 horas foram detidas mais seis pessoas pelo crime de desobediência. Segundo o MAI, estas duas forças de segurança encerraram também 1.701 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas.
O MAI voltou a apelar para o “cumprimento rigoroso das medidas impostas pelo estado de emergência”, tendo em conta “a imperiosa necessidade de todos contribuírem para conter o contágio de Covid-19”.
No âmbito do estado de emergência, que foi prolongado até 17 de abril, a GNR e a PSP têm desenvolvido atividades de sensibilização, vigilância e fiscalização junto da população.
Portugal registou até esta quinta-feira 209 mortes associadas ao Covid-19, mais 22 do que na quarta-feira, e 9.034 infetados (mais 783), segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). O coronavírus, responsável pela pandemia de Covid-19, já infetou mais de 940 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 47 mil.