/

Autor do atentado com camião em Estocolmo condenado a prisão perpétua

Maja Suslin / EPA

Camião de transporte de cerveja usado no ataque de Estocolmo rebocado do local do atentado

O homem que, no ano passado, conduziu um camião roubado contra uma multidão em Estocolmo, matando cinco pessoas e ferindo outras 14, foi condenado a prisão perpétua por homicídio associado a terrorismo.

O uzbeque Rakmat Akilov, de 40 anos, tinha dito que queria punir a Suécia por se ter aliado à coligação contra o grupo terrorista Estado Islâmico.

Em janeiro, foi acusado de homicídio relacionado com o terrorismo e tentativa de homicídio pelo ataque em Estocolmo com um camião roubado, a 7 de abril de 2017.

As vítimas foram um homem britânico, uma mulher belga e três suecos, incluindo uma menina de 11 anos. O camião percorreu quase 600 metros da principal rua pedonal de Estocolmo, atropelando peões até embater na fachada de uns grandes armazéns.

Durante o julgamento, Akilov, separado e com quatro filhos, disse ter recebido luz verde dos representantes do “califado islâmico” no Iraque e na Síria para realizar a operação suicida, mas o Estado Islâmico nunca reivindicou o atentado.

Akilov, que chegou à Suécia em 2014, tinha apresentado um pedido de asilo que as autoridades rejeitaram em junho. Depois de ignorar um requerimento para que se entregasse voluntariamente, a polícia emitiu em fevereiro uma ordem de busca.

O ataque chocou a Suécia, conhecida pela sua política aberta a imigrantes e refugiados. Em 2015, um recorde de 163 mil requerentes de asilo chegaram ao país – a taxa per capita mais elevada da Europa.

“É indiscutível a sua simpatia pelo EI, como o próprio repetiu, e também se deduz pelo material encontrado em sua casa. Não há nenhuma dúvida de que a pena total deve ser prisão perpétua“, afirmou o presidente do tribunal, Ragnar Palmkvist, numa conferência de imprensa.

ZAP // Lusa / EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.