Atentado com camião em Estocolmo causa pelo menos três mortos

Rose Marie-Otter / EPA

-

Um camião abalroou várias pessoas esta sexta-feira em Estocolmo, Suécia. A polícia confirma pelo menos três mortos mas os relatos de testemunhas no local dão conta de cinco mortos e inúmeros feridos.

O veículo de uma empresa que transporta cervejas, acabou por embater contra um centro comercial em Drottninggatan, uma das ruas mais movimentadas de Estocolmo. A empresa que detém o camião confirma que a viatura foi roubada esta sexta-feira.

A empresa sueca de cerveja Spendrups informou, em comunicado, que o camião usado para o ataque é “um dos nossos veículos de distribuição que faz entregas”.

“Durante uma entrega ao restaurante Caliente, alguém saltou para o lugar condutor e foi-se embora com o camião, enquanto o condutor descarregava as encomendas”, disse o director de comunicação da Spendrups, Mårten Lyth.

Várias testemunhas que dão conta de que foram vistas três pessoas a fugir do camião após o atropelamento, que ocorreu por volta das 14h50 (13h50, em Lisboa). Os meios de comunicação suecos adiantam que uma pessoa já terá sido detida.

O canal de televisão STV relata que foram disparados tiros noutra zona da cidade, mas a polícia sueca ainda não confirmou essa possibilidade.

Na rede social Twitter estão a ser divulgados vídeos do momento, onde é possível ver dezenas de pessoas a fugir.

O primeiro-ministro sueco, Stefan Lofven, citado pela estação de televisão Sky News, classificou o sucedido de “ataque terrorista“.

Todas as estação de metro foram encerradas e as autoridades suecas, que já estão a proceder às investigações, pedem aos cidadãos que evitem o centro da cidade.

Este é o quinto ataque com veículos contra multidões na Europa recentemente. O primeiro foi em Nice, na França, em julho de 2016. Os outros foram em Berlim, no mês de dezembro e em Londres, no dia 22 de março. Houve ainda outra tentativa de atropelamento em Antuérpia, na Bélgica.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Testes rápidos registaram maior número de sempre. APED defende venda nos super e hipermercados

O recurso a testes rápidos de antigénio à covid-19 está a aumentar em Portugal, tendo atingido o maior número a 7 de abril, com mais de 34 mil realizados nesse dia, segundo dados do Instituto …

Francisco Rodrigues dos Santos admite que tem sido "difícil" juntar o CDS (mas "não por falta de iniciativa")

Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS-PP, afirmou, numa entrevista ao Jornal de Notícias e TSF que tem sido "difícil" conquistar a coesão do partido. Em entrevista ao Jornal de Notícias e à TSF, o líder …

Isabel dos Santos usou equipa de espiões para provar "conspiração" e "vingança" de João Lourenço

A empresária Isabel dos Santos contratou uma firma de antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de um ataque orquestrado pelo governo de João Lourenço. Isabel dos Santos criou uma equipa de espiões para …

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …