/

Atentado com camião em Estocolmo causa pelo menos três mortos

Rose Marie-Otter / EPA

-

Um camião abalroou várias pessoas esta sexta-feira em Estocolmo, Suécia. A polícia confirma pelo menos três mortos mas os relatos de testemunhas no local dão conta de cinco mortos e inúmeros feridos.

O veículo de uma empresa que transporta cervejas, acabou por embater contra um centro comercial em Drottninggatan, uma das ruas mais movimentadas de Estocolmo. A empresa que detém o camião confirma que a viatura foi roubada esta sexta-feira.

A empresa sueca de cerveja Spendrups informou, em comunicado, que o camião usado para o ataque é “um dos nossos veículos de distribuição que faz entregas”.

“Durante uma entrega ao restaurante Caliente, alguém saltou para o lugar condutor e foi-se embora com o camião, enquanto o condutor descarregava as encomendas”, disse o director de comunicação da Spendrups, Mårten Lyth.

Várias testemunhas que dão conta de que foram vistas três pessoas a fugir do camião após o atropelamento, que ocorreu por volta das 14h50 (13h50, em Lisboa). Os meios de comunicação suecos adiantam que uma pessoa já terá sido detida.

O canal de televisão STV relata que foram disparados tiros noutra zona da cidade, mas a polícia sueca ainda não confirmou essa possibilidade.

Na rede social Twitter estão a ser divulgados vídeos do momento, onde é possível ver dezenas de pessoas a fugir.

O primeiro-ministro sueco, Stefan Lofven, citado pela estação de televisão Sky News, classificou o sucedido de “ataque terrorista“.

Todas as estação de metro foram encerradas e as autoridades suecas, que já estão a proceder às investigações, pedem aos cidadãos que evitem o centro da cidade.

Este é o quinto ataque com veículos contra multidões na Europa recentemente. O primeiro foi em Nice, na França, em julho de 2016. Os outros foram em Berlim, no mês de dezembro e em Londres, no dia 22 de março. Houve ainda outra tentativa de atropelamento em Antuérpia, na Bélgica.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.