Atentado com camião em Estocolmo causa pelo menos três mortos

Rose Marie-Otter / EPA

-

Um camião abalroou várias pessoas esta sexta-feira em Estocolmo, Suécia. A polícia confirma pelo menos três mortos mas os relatos de testemunhas no local dão conta de cinco mortos e inúmeros feridos.

O veículo de uma empresa que transporta cervejas, acabou por embater contra um centro comercial em Drottninggatan, uma das ruas mais movimentadas de Estocolmo. A empresa que detém o camião confirma que a viatura foi roubada esta sexta-feira.

A empresa sueca de cerveja Spendrups informou, em comunicado, que o camião usado para o ataque é “um dos nossos veículos de distribuição que faz entregas”.

“Durante uma entrega ao restaurante Caliente, alguém saltou para o lugar condutor e foi-se embora com o camião, enquanto o condutor descarregava as encomendas”, disse o director de comunicação da Spendrups, Mårten Lyth.

Várias testemunhas que dão conta de que foram vistas três pessoas a fugir do camião após o atropelamento, que ocorreu por volta das 14h50 (13h50, em Lisboa). Os meios de comunicação suecos adiantam que uma pessoa já terá sido detida.

O canal de televisão STV relata que foram disparados tiros noutra zona da cidade, mas a polícia sueca ainda não confirmou essa possibilidade.

Na rede social Twitter estão a ser divulgados vídeos do momento, onde é possível ver dezenas de pessoas a fugir.

O primeiro-ministro sueco, Stefan Lofven, citado pela estação de televisão Sky News, classificou o sucedido de “ataque terrorista“.

Todas as estação de metro foram encerradas e as autoridades suecas, que já estão a proceder às investigações, pedem aos cidadãos que evitem o centro da cidade.

Este é o quinto ataque com veículos contra multidões na Europa recentemente. O primeiro foi em Nice, na França, em julho de 2016. Os outros foram em Berlim, no mês de dezembro e em Londres, no dia 22 de março. Houve ainda outra tentativa de atropelamento em Antuérpia, na Bélgica.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em tempos difíceis, alguns dinossauros tornaram-se canibais

Um novo estudo sugere que os alossauros, grandes predadores do Jurássico, poderiam tornar-se canibais em tempos de escassez de alimentos. De acordo com o site Science Alert, não é fácil encontrar marcas de dentes de dinossauros …

Praias, cafés e espetáculos. Países mais afetados pela pandemia começam a aliviar planos de emergência

Numa altura em que a pandemia parece começar a dar tréguas e com o verão a aproximar-se no hemisfério norte, dezenas de países reabrem esta segunda-feira atividades económicas, de lazer e culturais após as restrições …

Costa, Ferro, Medina e 85% dos socialistas querem que Marcelo continue em Belém

Cerca de 85% dos socialistas querem que Marcelo Rebelo de Sousa continue na Presidência da República para um segundo mandato, revela uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e TSF. A seis meses …

Um terço das mulheres europeias herdou um gene neandertal favorável à fertilidade

Um terço das mulheres europeias herdou um gene neandertal favorável à fertilidade, sugere uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha, e do Instituto Karolinska, na Suécia. Em causa está …

Combater a pobreza energética até 2040 custa 384 milhões por ano

Pela primeira vez, o Governo sabe quanto seria preciso investir para combater a pobreza energética até 2040: 7.671 milhões de euros  – o equivalente a 384 milhões de euros por ano. De acordo com o jornal …

Trump classifica movimento antifascista como organização terrorista

O Presidente norte-americano anunciou que vai classificar o movimento ANTIFA (antifascistas) como organização terrorista, e culpou os média por “fomentarem o ódio e anarquia” na onda de protestos contra a violência policial. “Os Estados Unidos da …

Megaoperação em Loures. PSP e PJ cercam bairro da Quinta da Fonte e detém nove pessoas

A Unidade Especial da Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Polícia Judiciária (PJ) estão, esta segunda-feira, desde antes das 7h, a fazer uma megaoperação no Bairro Quinta da Fonte, em Loures. Segundo avança a TVI24, …

Cientistas podem ter descoberto onde vive o stress no cérebro humano

Onde é que os sentimentos negativos, como a pressão e a ansiedade, existem no nosso cérebro? Cientistas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, tentaram encontrar a resposta. Estudos anteriores indicam que os sentimentos subjetivos ou …

A atmosfera de Marte está a escapar para o Espaço (e já se sabe quem é o culpado)

Marte pode já ter sido um planeta habitável mas, ao longo de milhares de milhões de anos, a sua atmosfera escapou para o Espaço. Os cientistas mapearam as correntes elétricas na atmosfera marciana que podem …

Júpiter é tão grande que o nosso Sistema Solar quase teve dois sóis

O nosso Sistema Solar tem apenas uma estrela e uma série de planetas relativamente pequenos. No entanto, Júpiter esteve muito perto de se tornar o irmão mais pequeno do Sol. Júpiter é, de longe, o maior …