Sobe para cinco número de mortos no atentado de Estocolmo

Rose Marie-Otter / EPA

-

Uma mulher de cerca de 60 anos, que tinha ficado ferida no atentado com um camião em Estocolmo, morreu esta sexta-feira, elevando para cinco o número de vítimas mortais do ataque, informou a polícia sueca.

A mulher, sobre a qual as autoridades não adiantaram mais pormenores, junta-se a quatro mortos confirmados nas horas que se seguiram ao atentado: uma menina sueca de 11 anos, uma belga de 31, uma sueca de 69 e um britânico de 41 anos, além de 14 feridos que já tiveram alta.

O autor confesso, o uzbeque Rakhmat Akilov, foi detido na noite do ataque num subúrbio da capital, e dias depois prestou declarações perante um juiz, que lhe decretou prisão preventiva de um mês após aceitar a acusação de terrorismo com homicídio.

Akilov, de 39 anos e que terá chegado à Suécia em 2014, tinha apresentado um pedido de asilo que as autoridades rejeitaram em junho.

Depois de ignorar um requerimento para que se entregasse voluntariamente, a polícia emitiu em fevereiro uma ordem de busca.

A investigação confirmou a sua simpatia pelo Estado Islâmico, embora não tenham sido divulgados pormenores sobre os seus motivos ou sobre se o objeto encontrado no camião que conduzia era um explosivo, como avançaram alguns media locais.

O camião percorreu quase 600 metros da principal rua pedonal de Estocolmo há três semanas, atropelando peões até embater na fachada de uns grandes armazéns.

O ataque chocou a Suécia, conhecida pela sua política aberta a imigrantes e refugiados.

Em 2015, um recorde de 163 mil requerentes de asilo chegaram ao país – a taxa per capita mais elevada da Europa.

Na quinta-feira, o Governo sueco anunciou novas medidas contra a imigração ilegal em resposta ao atentado.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

FIFA tem reserva de 1.400 milhões de euros e está a pensar em ajudar clubes por todo o mundo

"O futebol não é o mais importante" e "ninguém sabe quando voltará a ser o que era", face à pandemia de Covid-19, alertou o presidente da FIFA, Gianni Infantino. "Todos gostaríamos de ter o futebol de volta …

Este ano não há São João nem Santo António. Festas populares canceladas em Lisboa e Porto

As Câmaras Municipais de Lisboa e do Porto resolveram cancelar as festividades de Santo António e de são João, respectivamente, por causa da pandemia de Covid-19. As marchas populares só voltam no próximo ano, com …

Sem ajudas do Governo, "não sei se os grandes vão continuar a ser grandes"

"É complicado encontrar soluções", assume o presidente do Marítimo numa altura em que o futebol está parado por causa da pandemia de Covid-19. A situação é "aflitiva" para muitos clubes, diz Carlos Pereira que acredita …

Governo dá tolerância de ponto nos dias 9 e 13 de abril

O primeiro-ministro assinou um despacho a conceder tolerância de ponto nos próximos dias 9 e 13, no período da Páscoa, a todos os trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado. “É …

Depois do papel higiénico, vendas de snacks e bebidas alcoólicas disparam

A Associação Espanhola de Supermercados fez um estudo sobre as alterações de consumo desde que foi decretado o estado de emergência. A procura por papel higiénico disparou meados de março, mas os produtos mais procurados …

Bloco quer proibir banca de distribuir lucros (e pede ajuda ao PSD)

O Bloco de Esquerda quer proibir os bancos de distribuírem dividendos em 2020 e pede ajuda ao PSD para o conseguir. Em videoconferência, Mariana Mortágua lançou um desafio ao líder social-democrata. O Bloco de Esquerda anunciou …

Ordens duvidam dos números de infetados (e admitem fazer o seu próprio levantamento)

Segundo os números anunciados na quarta-feira, havia 1.124 profissionais de saúde e oito deles estavam internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI). Mas estes números não convencem as Ordens. De acordo com o Observador, o bastonário …

Europa tem que ser o seu "próprio Plano Marshall". Centeno defende solução sem o "estigma" da austeridade

Mário Centeno continua a incentivar uma solução conjunta assente na ideia da solidariedade europeia perante "uma crise inesperada e sem precedentes" devido à pandemia de Covid-19. Como presidente do Eurogrupo, o ministro das Finanças de …

Há mais de 10 mil infetados em Portugal. DGS vai fazer testes de imunidade à população

O boletim epidemiológico da Direção-geral da Saúde deste sábado regista 10.524 casos de infeção por covid-19 em Portugal. Há mais 20 mortes, num total de 266 óbitos. Nas últimas 24 horas, até à meia-noite, foram registados …

Quase meio milhão de portugueses estão em lay-off. "Sistema é errado", diz Francisco Louçã

Uma semana depois de o Governo ter aberto a porta ao lay-off simplificado, mais de 22 mil empresas já recorreram a este novo regime. Atualmente, há 425.287 trabalhadores nessa situação. Francisco Louçã considera este sistema …