O combate autárquico em Lisboa faz-se com outdoors idênticos. “Continuem a preferir o original à contrafação”

Só há duas diferenças entre os outdoors colocados na Alameda: as palavras “Mais” e “Melhor” Lisboa e os rostos dos candidatos à autarquia. O resto, da paisagem ao lettering, é tudo igual.

O outdoor do candidato Carlos Moedas (PSD/CDS-PP/PPM/MPT/Aliança) foi colocado esta quinta-feira na Alameda, em Lisboa. No Facebook, o PS Lisboa que reagiu com ironia à alegada cópia da coligação Novos Tempos: “Lisboetas, continuem a preferir o original à contrafação”.

A equipa de Carlos Moedas admitiu ao Expresso que a imitação foi “intencional” e que a ideia era chamar a atenção dos eleitores “curiosamente pela diferença”.



“É um cartaz que vai na linha do próprio posicionamento em Lisboa. A escolha é clara entre Carlos Moedas e Fernando Medina e os lisboetas vão ter que escolher se querem uma mudança para melhor ou mais do mesmo“, justificou fonte oficial da candidatura ao semanário.

Filipe Neto Brandão, deputado do PS, mostrou-se surpreendido com a imagem difundida nos outdoors e criticou a falta de criatividade da campanha de Moedas. “Constato, porém, não sem estupefação, que é verdade e, como bem diz o post do PS Lisboa, não passa de um plágio mal amanhado”, apontou.

O socialista Ascenso Simões também não gostou do cartaz e acusou o candidato da direita de “falta de competência política” e de “juízo”.

Já Diogo Moura, líder da concelhia do CDS de Lisboa e que integra a lista de Moedas, defendeu a ideia e afirmou: “Não é de Mais Lisboa que precisamos, é de Melhor Lisboa”.

No mês passado, uma sondagem do ISCTE/ICS feita para o semanário Expresso e para a SIC revelou que Fernando Medina alcançaria 42% das intenções de voto, o equivalente à percentagem obtida nas eleições de 2017, ou seja, sem maioria absoluta.

Já o candidato do PSD Carlos Moedas chegaria a 31% das intenções de voto, menos 11 pontos percentuais do que o seu rival socialista. Este resultado também corresponde à soma dos votos obtidos pelas candidatas dos dois partidos há quatro anos (Assunção Cristas teve 20,5% e Teresa Leal Coelho 11,2%).

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uma impressão artística de um impacto gigantesco no sistema estelar HD 17255

Dois planetas envolveram-se num choque tão violento que um deles perdeu a atmosfera

Uma equipa de astrónomos encontrou provas de uma gigantesca colisão entre dois planetas num sistema planetário jovem, localizado a 95 anos-luz da Terra. A poeira à volta da jovem estrela HD 172555, de 23 milhões de …

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …