/

Eleições autárquicas não serão adiadas. PS e BE votam contra o projeto do PSD

ppdpsd / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

O semanário Expresso avançou esta sexta-feira que as eleições autárquicas agendadas para o fim de setembro início de outubro não deverão ser adiadas, uma vez que o Partido Socialista e o Bloco de Esquerda se preparam para votar contra o projeto de adiamento apresentado pelo PSD.

O PSD avançou com uma proposta que prevê o adiamento das eleições autárquicas do período setembro/outubro para novembro/dezembro por causa da pandemia, mas a iniciativa do partido de Rui Rio não colhe junto de socialistas nem bloquistas.

O PS sempre se manifestou contra o adiamento de dois meses e o Bloco também considera que a alteração do calendário não será necessária. “A conclusão da conferência autárquica do Bloco é a de que não existe pertinência no debate lançado pelo PSD, pelo que não acompanhamos a iniciativa”, disse ao Expresso fonte partidária.

“Terá de existir, isso sim, uma adaptação da votação à situação da pandemia que na altura se verificar, de forma a cumprir regras de segurança sanitária”, acrescenta.

De acordo com o mesmo jornal, CDS, PCP e PAN também não compram a ideia e, assim, não haverá uma maioria absoluta que consiga adiar as eleições.

Ao que tudo indica, o sufrágio acontecerá mesmo entre 22 de setembro e 14 de outubro.

A conferência de líderes parlamentares agendou para dia 25 de março o projeto do PSD que prevê o adiamento das eleições autárquicas do período setembro/outubro para novembro/dezembro por causa da epidemia de covid-19 em Portugal.

Por arrastamento, de acordo com a porta-voz da conferência de líderes parlamentares, a socialista Maria da Luz Rosinha, foi também agendado para a mesma sessão plenária um projeto do PAN sobre matéria autárquica.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.