Autarquias da Operação Rota Final celebraram contratos de 22 milhões de euros com a Transdev

TRANSDEV

Das 18 autarquias investigadas na Operação Rota Final, 15 delas celebraram contratos com a Transdev. A empresa de transportes recebeu 22 milhões de euros pela prestação de serviços relacionados maioritariamente com passes e transportes escolares.

A Operação Rota Final promoveu várias buscas em 18 autarquias do Norte e do Centro do país. Em causa está uma operação da Polícia Judiciária sobre um alegado esquema fraudulento de viciação de procedimentos de contratação pública.

Agora, segundo avança o jornal Público, 15 das 18 autarquias investigadas tinham contratos com a Transdev, a empresa de transportes que foi uma das visadas das buscas de quarta-feira. Os valores dos contratos atingiam os 22 milhões de euros e baseavam-se principalmente na prestação de serviços relacionados com passes e transportes escolares.

A Câmara Municipal de Barcelos é responsável por uma grande fatia desse dinheiro. Miguel Costa Gomes, um dos principais arguidos da Operação Teia, celebrou 22 contratos com a Transdev desde a sua tomada de posse em 2009. Todos os contratos foram por ajuste direto e, no total, rondaram os 14 milhões de euros.

Além disso, a autarquia barcelense celebrou 12 contratos com a Minho Bus e 11 com a Rodoviária D’Entre o Douro e Minho, duas das 11 empresas detidas pelo grupo Transdev.

Álvaro Amaro, ex-presidente da Câmara da Guarda e agora eurodeputado eleito nas listas do PSD, foi constituído arguido após as buscar de quarta-feira. Na altura em que estava no poder, Amaro foi responsável por grande parte dos 24 contratos que a Câmara Municipal da Guarda assinou com o grupo Transdev, no valor de 966 mil euros e por ajuste direto.

Durante o seu mandato na autarquia, foram celebrados contratos com a Empresas de Transporte António Cunha, a Rodoviária da Beira Interior e a Transdev Interior no valor de 774 mil euros.

De acordo com os dados do Portal Base, Lamego é a segunda autarquia com um maior valor negociado com a Transdev. Foram celebrados seis contratos durante a presidência de Ângelo Moura no valor de 2,74 milhões de euros.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Deviam investigar mais câmaras. Conheço muitas outras onde a Transdev anda.
    Mas pondo de lado a Transdev, investiguem a fundo as autarquias. Estou convicto que isto da Transdev é uma gota num enorme oceano de corrupção. A grande maioria dos autarcas pensa que é dono da câmara, do concelho e do dinheiro. E pior do que isso tendem a agir em conformidade com esta linha de pensamento. Só assim se justifica empregar os familiares e os amigos, fazer obras desnecessárias por valores totalmente absurdos, berrar e rebaixar funcionários, perseguir munícipes que não alinhem com o seu partido… Enfim, o poder local em todo o seu esplendor.

  2. Na minha modesta opinião, haverá uma grande cota de responsabilidade, da administração pública em adiar decisões ou decidir avulso sem ter em conta a vida dos cidadãos, nomeadamente os habitantes dos concelhos servidos pelo “Ramal da Lousã” ( Coimbra Cerpins), deixando a decisão para remediar um problema que seria provisória, para as autarquias, que tem que resolver problemas imediatos, e que se forem pela via dos concursos e face à burocracia da administração…que é de facto sempre penalizado são os cidadãos, nunca os órgãos decisores, esse dizem que fazem tudo o que podem, sem de facto o fazer e arranjam sempre uma desculpa esfarrapada quando os resultados não aparecem.
    Não estou a tomar a defesa de ninguém, pois se se provar que os envolvidos tiram partido, seja ele qual for em proveito próprio em prejuízo dos cidadãos, pois que sejam punidos de forma exemplar, agora acho que existe uma grande cota de responsabilidade por parte da administração central, nomeadamente no que diz respeito aos transportes públicos.

RESPONDER

E se fosse possível passar um mês no Palácio de Buckingham? O preço não seria para qualquer bolso

Viver num palácio pode ser o sonho de muitos, mas não é para a carteira de qualquer um. Agora, já se sabe quanto custaria alugar, durante um mês, uma das casas reais mais conhecidas da …

Cavaco Silva considera que seria "chocante" PSD aprovar reforma das Forças Armadas

O ex-Presidente da República defende que é "um erro grave" a reforma das Forças Armadas que o ministro da Defesa pretende fazer, afirmando que seria para si "chocante" ver o PSD aprová-la. "Considero um erro grave …

Risco de ser hospitalizado ou morrer de covid diminui 90% após vacinação

O risco de um adulto ser hospitalizado ou morrer por covid-19 diminui 90% a 95% passados 35 dias sobre o início da vacinação, conclui um estudo divulgado este sábado pelo Instituto Nacional de Saúde de …

No Japão, combater a pandemia implica pedir ajuda a um grande gato cor-de-rosa

Um super-herói mascarado patrulha dois dos distritos mais movimentados de Tóquio para ajudar os cidadãos japoneses a derrotar o coronavírus. O seu nome é Koronon e é um gato cor-de-rosa. O cruzado é um mascote com …

Portugal regista mais uma morte e 334 novos casos. Internamentos voltam a subir

Nas últimas 24 horas, foram confirmados 334 novos casos e registou-se mais um óbito. O boletim deste domingo dá ainda conta de mais 229 recuperados. Segundo o boletim epidemiológico deste domingo, dia 16 de maio, atualmente …

Romualda Fernandes - PS

"Senti alguma dor". Romualda Fernandes fala sobre a atitude racista da qual foi vítima

Romualda Fernandes pronuncia-se pela primeira vez sobre a notícia da Lusa para dizer que aquilo que a define não é a cor da pele, mas os seus valores. Em causa está uma notícia da Agência Lusa, …

Elefantes encontrados mortos numa reserva florestal. Envenenamento pode ser a causa

As autoridades estão a tentar perceber de que forma é que os 18 elefantes selvagens asiáticos morreram no nordeste da Índia. Os elefantes, que incluíam cinco filhotes, foram encontrados mortos na reserva florestal protegida de Kondali, …

"Máxima segurança". Porto de Lisboa com protocolo de segurança para receber cruzeiros

A administração do Porto de Lisboa assinalou este domingo o regresso do movimento de passageiros de cruzeiros a partir desta segunda-feira, com o levantamento das restrições ao desembarque de passageiros em viagens não essenciais, sublinhando …

”Terrível engano”. Programa do Governo para incentivar regresso dos emigrantes exclui as ilhas

O Programa Regressar, criado em 2019 pelo Governo da República para incentivar o regresso dos emigrantes ao país, descrimina os Açores e a Madeira. O Governo prolongou os apoios (que podem chegar aos 7679 euros por …

Relatório alerta que parte da produção de painéis solares depende da exploração de uigures

A região de Xinjiang, na China, evoluiu nas últimas duas décadas e tornou-se num importante centro de produção para muitas das empresas que fornecem ao mundo as peças necessárias para a construção de painéis solares. No …