Os autarcas de Villanueva del Fresno e Valencia del Mombuey, dois municípios espanhóis, estão a pedir o encerramento de fronteiras com Portugal na província de Badajoz, devido ao surto em Reguengos de Monsaraz.
Segundo noticiou esta sexta-feira a TSF, os autarcas escreveram uma carta ao governo regional da Estremadura a pedir o encerramento das fronteiras até serem criados protocolos de saúde transfronteiriços.
“Não é Espanha contra Portugal nem Portugal contra Espanha. São os dois países unidos contra o coronavirus. Digo isto porque muita gente só lê os títulos das notícias e não percebem do que se trata”, referiu o alcaide de Villanueva del Fresno, Ramón DíazFarias.
E acrescentou: “O que nós pedimos é o encerramento das fronteiras para que as autoridades sanitárias e de saúde pública de Espanha e Portugal possam chegar a acordo sobre uma forma de controlo das fronteiras contra o vírus nesta zona raiana”.
“Isto não tem nada a ver com um surto em Lisboa ou um surto em Madrid. Em Espanha, com 80 casos na Galiza confinaram-se 80 mil pessoas. Em Portugal, com mais de 100 casos, não se confinou a população de Reguengos de Monsaraz”, frisou.
“Hoje é Reguengos, amanhã pode ser Villanueva del Fresno”, afirmou ainda o autarca.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe