/

Autarca de Mora diz que surto na vila pode ser “caso de polícia”

Luis Simão, presidente da Câmara de Mora, confirmou que a vila alentejana já tem 39 casos de covid-19 confirmados e alegou que o surto pode ser “caso de polícia”.

Em declarações à Renascença, Luis Simão, presidente da Câmara de Mora, confirmou que, em Mora, uma vila no distrito de Évora onde vivem 2.500 pessoas, há já 39 casos de covid-19 confirmados. Destes, há quatro internados, um dos quais nos cuidados intensivos.

“É uma situação complicada e pode ser um caso de polícia”, disse o autarca, em declarações à Renascença. “É substancial e preocupante”.

Segundo o autarca, “tudo isto começou em contactos sociais e que o surto está instalado em mais de 20 famílias em que, pelo menos, uma, duas ou três pessoas estão infetadas”. Para já, não há casos em nenhum dos cinco lares de idosos da vila.

O número de pessoas infetadas com covid-19 na vila de Mora subiu para 39 este domingo, depois de o surto ter sido detetado há uma semana com três casos.

A câmara ativou o Plano Municipal de Emergência para lidar com este surto e fechou, no início da semana passada, os serviços de atendimento ao público e outros equipamentos, como a Oficina da Criança, a Casa da Cultura, o Centro de Atividades de Tempos Livres e instalações desportivas.

Ao longo da última semana, foram fechando cafés, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, com a população confinada em casa, por precaução.

Está em curso o alargamento dos testes à população da vila de Mora.

O início do surto está a ser investigado pelas autoridades de saúde e policiais. O jornal local Notícias do Sorraia adianta que o vírus terá chegado a Mora através de um casal que tinha estado em Espanha. Segundo o jornal, a mulher terá sentido sintomas da doença mas, mesmo assim, “terá tido diversos momentos de convívio com residentes na freguesia de Mora”.

Se se confirmar, pode estar em causa um crime de propagação de doença, que pode ser punido com pena de prisão de um a cinco anos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.