Austrália tenta desvendar mistério das agulhas encontradas em morangos

A Austrália está a investigar uma série de casos misteriosos nos quais agulhas de costura foram encontradas dentro de morangos vendidos ao público.

Segundo a BBC, já foram reportados episódios em pelo menos seis Estados e territórios australianos. O primeiro aconteceu, na semana passada, em Queensland e, desde então, foram registados episódios semelhantes em Nova Gales do Sul, Victoria, Austrália Meridional, Território da Capital Australiana e Tasmânia.

Um homem foi mesmo levado para o hospital depois de ter comido alguns destes morangos (com agulhas de costura no interior).

Diversas marcas foram retiradas das prateleiras dos estabelecimentos comerciais e, como medida de precaução, os maiores supermercados da Nova Zelândia – Countdown e Foodstuffs – também pararam de vender morangos de origem australiana.

O ministro da Saúde da Austrália, Greg Hunt, solicitou às autoridades de segurança alimentar dos dois países que examinem os casos. “É um crime brutal e um ataque à população”, afirmou.

Para já, não há nenhum suspeito identificado e as autoridades de saúde estão a recomendar ao povo australiano que corte os morangos antes de os comer. O Governo de Queensland, por sua vez, ofereceu 100 mil dólares australianos, quase 62 mil euros, como recompensa em troca de informações sobre os responsáveis.

“Que pessoa normal teria a intenção de colocar a vida e a saúde de um bebé ou de uma criança em risco com uma atitude tão terrível?”, questionou a primeira-ministra deste estado, Annastacia Palaszczuk.

Os produtores de morango e a polícia consideram que os casos podem não ter a mesma autoria e que alguns deles podem ter acontecido “inspirados” no primeiro incidente.

Na quinta-feira, a associação de Produtores de Morangos de Queensland chegou a dizer que as agulhas teriam sido colocadas nas embalagens por um “funcionário descontente”. A polícia disse, no entanto, que é muito cedo para apontar possíveis suspeitos.

Pelo menos seis marcas de morango foram afetadas: Berry Obsession, Berry Licious, Love Berry, Donnybrook Berries, Delightful Strawberries e Oasis. Os produtores estão preocupados, uma vez que estes episódios estão a acontecer no pico de produção e podem ter efeitos negativos nas vendas de uma indústria que vale 130 milhões de dólares australianos por ano.

ZAP // BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …

Cercas sanitárias e recolher obrigatório. Governo avalia novas medidas na próxima semana

O Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, vai voltar a reunir na próxima semana com o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), num encontro em que serão discutidas novas medidas para travar a propagação …

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …