Austrália tenta desvendar mistério das agulhas encontradas em morangos

A Austrália está a investigar uma série de casos misteriosos nos quais agulhas de costura foram encontradas dentro de morangos vendidos ao público.

Segundo a BBC, já foram reportados episódios em pelo menos seis Estados e territórios australianos. O primeiro aconteceu, na semana passada, em Queensland e, desde então, foram registados episódios semelhantes em Nova Gales do Sul, Victoria, Austrália Meridional, Território da Capital Australiana e Tasmânia.

Um homem foi mesmo levado para o hospital depois de ter comido alguns destes morangos (com agulhas de costura no interior).

Diversas marcas foram retiradas das prateleiras dos estabelecimentos comerciais e, como medida de precaução, os maiores supermercados da Nova Zelândia – Countdown e Foodstuffs – também pararam de vender morangos de origem australiana.

O ministro da Saúde da Austrália, Greg Hunt, solicitou às autoridades de segurança alimentar dos dois países que examinem os casos. “É um crime brutal e um ataque à população”, afirmou.

Para já, não há nenhum suspeito identificado e as autoridades de saúde estão a recomendar ao povo australiano que corte os morangos antes de os comer. O Governo de Queensland, por sua vez, ofereceu 100 mil dólares australianos, quase 62 mil euros, como recompensa em troca de informações sobre os responsáveis.

“Que pessoa normal teria a intenção de colocar a vida e a saúde de um bebé ou de uma criança em risco com uma atitude tão terrível?”, questionou a primeira-ministra deste estado, Annastacia Palaszczuk.

Os produtores de morango e a polícia consideram que os casos podem não ter a mesma autoria e que alguns deles podem ter acontecido “inspirados” no primeiro incidente.

Na quinta-feira, a associação de Produtores de Morangos de Queensland chegou a dizer que as agulhas teriam sido colocadas nas embalagens por um “funcionário descontente”. A polícia disse, no entanto, que é muito cedo para apontar possíveis suspeitos.

Pelo menos seis marcas de morango foram afetadas: Berry Obsession, Berry Licious, Love Berry, Donnybrook Berries, Delightful Strawberries e Oasis. Os produtores estão preocupados, uma vez que estes episódios estão a acontecer no pico de produção e podem ter efeitos negativos nas vendas de uma indústria que vale 130 milhões de dólares australianos por ano.

ZAP // BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …