/

Na Austrália, os homens ainda ganham mais 20% do que as mulheres

O Governo australiano anunciou esta quinta-feira que a diferença salarial de género diminuiu, nos últimos cinco anos, 3,4 pontos percentuais, contudo os homens continuam a ganhar mais de um quinto do que o sexo oposto.

De acordo com a agência da Equidade de Género nos Centros de Trabalho (WGEA), entre os anos fiscais de 2013-14 e 2017-18, a diferença salarial entre homens e mulheres registou um decréscimo de 24,7% para 21,3%.

“Embora a diferença salarial entre homens e mulheres tenha diminuído a cada ano, o progresso é muito lento”, sublinhou a diretora do WGEA, Libby Lyons, em comunicado. A agência registou também, no mesmo período, um aumento de mulheres em cargos de gestão, que são agora 39,1% do total.

Os conselhos de administração das empresas têm mais 2,1 pontos percentuais do que há cinco anos, contudo esse número é pouco mais que um quarto (25,8%) em comparação com os homens. Nos cargos de liderança e direção executiva registou-se também um ligeiro aumento para 17,1%.

O maior partido da oposição australiano, o Partido Trabalhista, propôs que as empresas com mais de mil trabalhadores tornem pública a informação salarial para combater a desigualdade, mas o primeiro-ministro, Scott Morrison, considerou que tal medida só iria criar conflitos laborais.

Em 2015, em Portugal, os homens ganhavam mais 17,8% do que as mulheres, acima da disparidade salarial média na União Europeia (UE 16,3%), segundo os últimos dados oficiais divulgados.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.