Na Austrália, os homens ainda ganham mais 20% do que as mulheres

O Governo australiano anunciou esta quinta-feira que a diferença salarial de género diminuiu, nos últimos cinco anos, 3,4 pontos percentuais, contudo os homens continuam a ganhar mais de um quinto do que o sexo oposto.

De acordo com a agência da Equidade de Género nos Centros de Trabalho (WGEA), entre os anos fiscais de 2013-14 e 2017-18, a diferença salarial entre homens e mulheres registou um decréscimo de 24,7% para 21,3%.

“Embora a diferença salarial entre homens e mulheres tenha diminuído a cada ano, o progresso é muito lento”, sublinhou a diretora do WGEA, Libby Lyons, em comunicado. A agência registou também, no mesmo período, um aumento de mulheres em cargos de gestão, que são agora 39,1% do total.

Os conselhos de administração das empresas têm mais 2,1 pontos percentuais do que há cinco anos, contudo esse número é pouco mais que um quarto (25,8%) em comparação com os homens. Nos cargos de liderança e direção executiva registou-se também um ligeiro aumento para 17,1%.

O maior partido da oposição australiano, o Partido Trabalhista, propôs que as empresas com mais de mil trabalhadores tornem pública a informação salarial para combater a desigualdade, mas o primeiro-ministro, Scott Morrison, considerou que tal medida só iria criar conflitos laborais.

Em 2015, em Portugal, os homens ganhavam mais 17,8% do que as mulheres, acima da disparidade salarial média na União Europeia (UE 16,3%), segundo os últimos dados oficiais divulgados.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …

380 baleias morreram encalhadas na Austrália. Este é o maior incidente registado no país

Morreram pelo menos 380 baleias-piloto presas numa baía remota da Tasmânia. Apesar dos intensos esforços para tentar salvá-las não foi possível evitar este cenário, informou hoje um responsável pelos serviços de socorro. "Temos um número mais …