Na Austrália, os homens ainda ganham mais 20% do que as mulheres

O Governo australiano anunciou esta quinta-feira que a diferença salarial de género diminuiu, nos últimos cinco anos, 3,4 pontos percentuais, contudo os homens continuam a ganhar mais de um quinto do que o sexo oposto.

De acordo com a agência da Equidade de Género nos Centros de Trabalho (WGEA), entre os anos fiscais de 2013-14 e 2017-18, a diferença salarial entre homens e mulheres registou um decréscimo de 24,7% para 21,3%.

“Embora a diferença salarial entre homens e mulheres tenha diminuído a cada ano, o progresso é muito lento”, sublinhou a diretora do WGEA, Libby Lyons, em comunicado. A agência registou também, no mesmo período, um aumento de mulheres em cargos de gestão, que são agora 39,1% do total.

Os conselhos de administração das empresas têm mais 2,1 pontos percentuais do que há cinco anos, contudo esse número é pouco mais que um quarto (25,8%) em comparação com os homens. Nos cargos de liderança e direção executiva registou-se também um ligeiro aumento para 17,1%.

O maior partido da oposição australiano, o Partido Trabalhista, propôs que as empresas com mais de mil trabalhadores tornem pública a informação salarial para combater a desigualdade, mas o primeiro-ministro, Scott Morrison, considerou que tal medida só iria criar conflitos laborais.

Em 2015, em Portugal, os homens ganhavam mais 17,8% do que as mulheres, acima da disparidade salarial média na União Europeia (UE 16,3%), segundo os últimos dados oficiais divulgados.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Em momento "de vida ou morte" da empresa, Huawei tenta evitar despedimentos

O fundador da Huawei, Ren Zhengfei, escreveu na segunda-feira um comunicado interno no qual admite que a empresa está "num momento de vida ou morte" e pediu aos funcionários que não estão com muito trabalho …

Honduras. Ex-primeira dama condenada por desviar verbas quando marido era Presidente

Um tribunal hondurenho condenou a ex-primeira dama Rosa Elena Bonilla por desviar cerca de 600 mil dólares (540 mil euros) em dinheiro do Governo (2010-2014), quando o marido, Porfirio Lobo, era Presidente. Segundo informou esta quarta-feira …

Maduro confirma conversações ao mais alto nível com EUA

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou esta quarta-feira que membros do seu governo mantêm contactos de alto nível com funcionários da administração norte-americana de Donald Trump. "[Donald] Trump disse que os Estados Unidos [EUA] dialogam …

Pardal Henriques desmente Marinho e Pinto. Recebeu convite mas ainda não é candidato

O presidente do Partido Democrático Republicano (PDR) anunciou que o porta-voz do SNMMP é candidato às legislativas de outubro. Pardal Henriques confirmou o convite mas diz que ainda não tomou uma decisão. "Pardal Henriques vai ser …

Desemprego registado cai em julho para o valor mais baixo desde 1991

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Portugal continua a diminuir. O desemprego registado cai em julho para o valor mais baixo desde 1991. É o chamado desemprego registado que, depois de em …

Nova acusação contra Plácido Domingo. Jornalista espanhola diz que o tenor se aproximou “mais do que devia”

A jornalista espanhola Karmele Marchante acusou o tenor Plácido Domingo de se ter aproximado "mais do que devia com cara de quero, posso e mando". É um dos desenvolvimentos mais recentes do caso Plácido Domingo e …

China confirma detenção de funcionário do consulado britânico em Hong Kong

A China confirmou esta quarta-feira a detenção de um funcionário do consulado britânico em Hong Kong, Simon Cheng Man-kit, desaparecido desde 08 de agosto, numa altura de tensão diplomática entre Pequim e Londres, devido aos …

Parlamento chinês proíbe casamento entre pessoas do mesmo sexo

A China não segue a lei da Formosa, que autorizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e declara que a posição oficial do Parlamento chinês continua a ser de limitar a autorização do casamento …

Mais de 200 mortos em cheias de verão na China

Pelo menos 201 pessoas morreram, em julho e agosto, e 63 estão desaparecidas, na sequência de cheias em diferentes regiões da China, revelaram esta quarta-feira as autoridades chinesas. As vítimas mais recentes foram registadas numa região …

Trump volta a defender regresso da Rússia ao G7

O Presidente dos Estados Unidos voltou nesta terça-feira a defender o regresso da Rússia ao grupo das oito nações mais industrializadas (G8), que afastaram a Rússia em 2014, no seguimento da anexação da Crimeia, em …