Austrália e Canadá concedem asilo à jovem saudita na Tailândia

A Austrália e o Canadá concederam asilo à saudita que fugiu da família para a Tailândia, dizendo ter renunciado ao islão e por isso correr risco de vida.

Cabe agora a Rahaf Mohammed, cujo caso captou a atenção internacional nos últimos dias, decidir para onde deseja ir, explicou o chefe da polícia tailandesa, Surachate Hakparn. A sua intenção inicial era pedir asilo ao Governo australiano.

Desde sábado que Rahaf, de 18 anos, está em Bangkok, para onde fugiu aproveitando uma viagem familiar ao Kuwait. Dali pretendia viajar para a Austrália, onde queria pedir estatuto de refugiada, mas as autoridades migratórias tailandesas apreenderam o seu passaporte e decidiram deportá-la a pedido da família.

A jovem desafiou a decisão, mantendo-se barricada no quarto de hotel, ao mesmo tempo que publicou imagens e vídeos a contar a sua história. Neles deixava apelos para que se fizesse pressão junto da opinião pública internacional para que não fosse deportada para junto da família. Se isso acontecesse, dizia, a sua vida ficava em risco.

Rahaf renunciou ao islão, o que na Arábia Saudita é punível com a morte. A jovem dizia também ser oprimida pela família que não a deixava sequer estudar. O seu relato rapidamente correu mundo.

A história da saudita chamou a atenção de várias organizações não-governamentais e levou à intervenção direta do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), que lhe concedeu o estatuto de requerente de asilo.

Mas se a divulgação da sua história nas redes sociais foi crucial para travar a deportação, também despertou ódios. Esta sexta-feira, a conta de Twitter da jovem estava desativada, porque, de acordo com a Reuters, Rahaf começou a receber ameaças de morte. “Mais valia que lhe tivessem confiscado o telefone em vez do passaporte”, disse o encarregado da embaixada saudita em Bangkok, Abdalelah al-Shuaibi.

Os governos do Canadá e da Austrália não comentaram a decisão de conceder asilo à jovem saudita.

ZAP // CNN

PARTILHAR

RESPONDER

Estrela hiper-fugitiva foi expulsa do disco da Via Láctea

De acordo com investigadores da Universidade de Michigan, uma estrela veloz pode ter sido ejetada do disco estelar da Via Láctea por um enxame de estrelas jovens. Os cientistas dizem que a estrela não teve …

Cientistas portugueses participam na criação do maior telescópio do mundo

O SKA, Square Kilometre Array, está já em construção e será o maior telescópio do mundo. Cientistas portugueses estão a participar no seu design e alguns dos testes serão feitos em território luso. A construção do …

Bolsonaro pondera não assinar qualquer acordo na próxima cimeira do clima

O Brasil está a considerar não assinar qualquer acordo climático na próxima COP25, anunciou este sábado em Santiago o Presidente brasileiro Jair Bolsonaro, após uma reunião que manteve no sábado no Palácio de La Moneda …

Portugal vs Sérvia | Massacre luso com pólvora seca

Segunda jornada do Grupo B da qualificação para o Euro 2020, segundo empate de Portugal, ambos em casa. Após o nulo ante a Ucrânia na primeira jornada, os campeões da Europa não foram além de …

O "homem-milagre". Carteiro português esteve morto 21 minutos e acordou a caminho da morgue

Declarado morto pelos médicos, depois de ter tido um ataque cardíaco, e "ressuscitado" 21 minutos depois, quando já ia a caminho da morgue, o português João Araújo continua a ser conhecido como o "homem milagre" …

Um dos fármacos mais promissores para tratar o Alzheimer falha nos testes em humanos

Uma onda de choque instalou-se na comunidade de pesquisa sobre o Alzheimer na sexta-feira, depois que a empresa farmacêutica Biogen anunciou a suspensão - na fase final em humanos - dos testes com o fármaco …

Gerente de agência de viagens deixou 84 clientes em terra. Em tribunal, foi absolvida

Paula chegou a tribunal acusada de burla qualificada por ter deixado 84 clientes da agência de viagens que geria no Montijo com as férias ou viagens estragadas em agosto de 2016. Chegou a ser detida …

Italiana de 91 anos distinguida pelos seus feitos na II Guerra Mundial. Aos 17 anos, salvou 38 pessoas

Gabriella Ezra, de 91 anos, vai receber a Estrela de Itália. O Estado decidiu homenageá-la depois de a embaixada italiana em Inglaterra, onde Gabriella vive, ter recebido uma carta do filho, Mark, de 65 anos, …

Moscovo enviou dois aviões com soldados e armamento para a Venezuela

Duas aeronaves russas aterraram no aeroporto de Caracas, este sábado, trazendo 100 soldados e 35 toneladas de armamento. As tropas chegaram sob supervisão do chefe do comando principal das forças terrestres russas, Vasilly Tonkoshkurov. A chegada …

Escolas retiram relógios analógicos das salas porque os alunos "não sabem dizer as horas"

As escolas estão a retirar os relógios analógicos das salas de aula porque os adolescentes não sabem ler a hora, disse um sindicato de professores do Reino Unido. Para remediar o problema e substituir os relógios …