Jovem saudita que fugiu da Arábia Saudita pede asilo ao Canadá

Rahaf Mohammed, a jovem saudita que fugiu da casa da família para Banguecoque, na Tailândia, depois de rejeitar um casamento arranjado, pediu asilo ao Canadá.

A jovem saudita que fugiu da sua família para Banguecoque, na Tailândia, depois de rejeitar um casamento arranjado, pediu esta terça-feira asilo ao Canadá, enquanto procura confirmar que o seu visto para a Austrália foi cancelado.

“Eu quero que o Canadá me conceda asilo”, escreveu Rahaf Mohammed no Twitter, agora que deixou de ter acesso ao registo do visto de turista com o qual esperava entrar na Austrália, quando foi detida em Banguecoque no sábado.

O vice-diretor da organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) na Ásia, Phil Robertson, disse à EFE que estão a aguardar a confirmação oficial do cancelamento do visto pelas autoridades australianas e explicou que é comum os países cancelarem os vistos quando descobrem que a pessoa que o solicitou tem a intenção de viver no país.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) advertiu que a análise do pedido da jovem saudita deverá demorar vários dias.

Rahaf Mohammed Al-Qunun tinha planeado viajar para a Austrália, onde pretendia pedir asilo depois de receber ameaças de morte da sua família por ter rejeitado um casamento arranjado e também a religião islâmica, mas acabou por ser detida pelas autoridades tailandesas numa escala em Banguecoque.

“Estudar o seu caso e determinar os próximos passos pode levar vários dias“, disse o representante do ACNUR na Tailândia, Giuseppe de Vicentiis, em comunicado. “Estamos muito gratos às autoridades tailandesas, que não a mandaram de volta para o seu país, contra sua vontade.”

Rahaf estava de férias no Kuwait, com a sua família. A saudita de 18 anos fugiu e aterrou no aeroporto de Banguecoque este fim de semana. A jovem foi detida assim que entrou em território tailandês, e afirmou que o seu passaporte havia sido confiscado por oficiais sauditas e kuwaitianos, uma informação negada pela embaixada do seu país.

Na manhã desta segunda-feira, as autoridades tailandesas queriam reenviá-la para a Arábia Saudita, mas Rahaf barricou-se no seu quarto de hotel do aeroporto, onde publicou mensagens desesperadas e vídeos no Twitter, afirmando-se ameaçada de morte pela sua família caso regressasse a casa.

Rahaf ficou sob a proteção do (ACNUR) depois de deixar o aeroporto da capital tailandesa.

Segundo conta o Jornal de Notícias, a jovem enfrentou a família depois de renunciar ao islão e a um matrimónio arranjado, decidindo fugir quando se encontrava no Kuwait.

“Negava-se a usar o ‘hijab’ e havia esta tensão com a família sobre assuntos religiosos. A sua família queria obrigá-la a um casamento arranjado e isto pareceu ser a gota de água”, disse Sunai Pasuk, da HRW, na Tailândia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Brexit. Holandeses preparam festa na praia para se despedirem do Reino Unido

Milhares de holandeses pretendem despedir-se do Reino Unido na praia, degustando pratos europeus, uma ideia criada nas redes sociais este fim de semana e que tem conquistado o interesse generalizado. De acordo com a agência Lusa, …

Bolsonaro usa vídeo de caça a baleias na Dinamarca para criticar Noruega

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, usou um vídeo de caça à baleia para atacar a Noruega, país que suspendeu os apoios à preservação da Amazónia, mas as imagens utilizadas são das Ilhas Faroé, da Dinamarca. "Vejam …

Rússia cria comissão para investigar "ingerência estrangeira" na política interna

Criação de uma comissão para investigar a "ingerência estrangeira" na política interna da Rússia acontece depois de várias manifestações contra Putin, que Moscovo diz mostrarem envolvimento ocidental. A câmara baixa do parlamento russo anunciou esta segunda-feira …

Novo planeta gigante detetado a orbitar estrela que dista 63,4 anos-luz da Terra

O novo planeta tem uma massa cerca de três mil vezes maior do que a da Terra e orbita a sua estrela a uma distância quase três vezes superior à que separa o Sol do …

Inaugurada em Lisboa clínica dentária gratuita para jovens até os 18 anos

A Santa Casa da Misericórdia abriu esta terça-feira, em Lisboa, uma clínica de saúde oral, com consultas grátis para todas as crianças e jovens até os 18 anos, que vivam ou estudem dentro do concelho. O …

Família mais rica do mundo enriquece a quatro milhões de dólares por hora

Desde o último boletim de riqueza que a Bloomberg publicou, em junho do ano passado, no seu ranking das famílias mais ricas do mundo, a fortuna dos Walton cresceu 39 mil milhões de dólares, para …

Espanha. PSOE rejeita proposta "inviável" do Podemos para coligação

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) rejeitou nesta terça-feira a proposta do Unidas Podemos para uma coligação fovernamental, que considera "inviável", e convidou a plataforma de esquerda a encontrar "outras fórmulas" que facilitem a governabilidade …

Ex-Presidente do Sudão admite ter recebido mais de 80 milhões da Arábia Saudita

O antigo Presidente do Sudão, que foi deposto em abril após vários meses de protestos, começou a ser julgado esta segunda-feira por corrupção. O julgamento por corrupção do ex-Presidente do Sudão, Omar al-Bashir, começou esta segunda-feira e, …

Hong Kong. Funcionário do consulado britânico desaparece após enviar mensagem à namorada a pedir para rezar por ele

A 08 de agosto, Simon Cheng Man-kit, de 28 anos, estava a regressar a Hong Kong depois de ter estado na cidade chinesa Shenzhen. No momento em que, a bordo de um comboio de alta …

Open Arms. Procurador siciliano ordena apreensão do navio e desembarque imediato dos ocupantes

Luigi Patronaggio, o procurador da cidade de Agrigento, na Sicília, ordenou esta terça-feira a apreensão do navio Open Arms e o desembarque imediato dos quase 100 migrantes africanos que este levava a bordo. O jurista, que …