A queda da Aurora Dourada. Como a Grécia lidou com a onda de extrema-direita

Ggia / Wikimedia

Quando uma onda da extrema-direita atingiu a Grécia em 2012, poucos previram que a Aurora Dourada, um dos grupos envolvidos, cresceria e tornar-se-ia o terceiro maior partido no parlamento grego.

Este foi o início de um longo período de turbulência na política grega que viu um violento movimento de rua tornar-se uma força política viável. Porém, segundo o The Conversation, o “conto de fadas” neofascista terminou no que foi considerado o maior julgamento nazi desde Nuremberg.

A Aurora Dourada foi declarada uma organização criminosa e os seus líderes presos devido ao seu envolvimento em atividades ilegais – incluindo assassinatos, ataques a migrantes, posse ilegal de armas e extorsão.

A liderança também foi considerada culpada de ordenar o assassinato do rapper de esquerda Pavlos Fyssas. Antes disso, outra tentativa de assassinato do pescador egípcio Abuzid Embarak em 2012 mostrou que o partido estava deliberadamente a tentar incitar a violência.

O julgamento durou mais de cinco anos devido a inúmeros atrasos e contratempos. Entretanto, o partido estava livre para apresentar candidatos nas eleições gerais e locais sem restrições.

No total, 37 membros foram condenados – incluindo o líder Nikolaos Michaloliakos. Ioannis Lagos, o único membro remanescente do Aurora Dourada no Parlamento Europeu, provavelmente terá a sua imunidade parlamentar revogada a qualquer momento.

O que era a Aurora Dourada?

A Aurora Dourada tornou-se popular logo após anunciar a sua primeira campanha eleitoral. A crescente instabilidade política na Grécia significou a realização de três eleições gerais entre 2009 e 2012. Todos os principais partidos estavam a perder a aprovação pública para lidar com a crise fiscal.

Além disso, o único partido ativo de extrema direita no parlamento naquela época concordou em participar num governo de coligação provisório organizado por Lucas Papademos para tirar o país da crise. Esse movimento foi visto como uma traição.

O cenário de extrema direita da Grécia parecia fraco, permitindo que a Aurora Dourada entrasse em cena e preenchesse essa lacuna sem enfrentar a concorrência. O seu monopólio permitiu-lhe agir da forma mais agressiva politicamente. Abraçava a pureza nacional, o anticomunismo e prometia deportações em massa de migrantes.

Os apelos por políticas de migração mais agressivas tornaram-se centrais nas suas campanhas eleitorais. Recentes resultados académicos mostraram que a exposição à crise de refugiados na Grécia rural aumentou o apoio à Aurora Dourada.

O partido obteve 9,4% dos votos nas eleições para o Parlamento Europeu de 2014, enquanto em setembro de 2015 atingiu o pico nacional com 7%.

Durante os primeiros anos da crise económica grega, parecia que o público estava a tentar punir o sistema político através  das urnas. É amplamente aceite que foi isso que aconteceu em 2017, quando começou a queda da Aurora Dourada.

A Grécia rejeitou o populismo e abandonou a política marginal, permitindo que os principais partidos se tornassem populares novamente.

Na eleição geral de 2019, a Aurora Dourada perdeu todas as suas cadeiras parlamentares e teve de fechar a maioria das suas filiais para sobreviver financeiramente.

No entanto, o partido lança uma longa sombra e continua a moldar a política grega. A Nova Democracia, mais tradicional, por exemplo, abriu as suas portas a vários políticos de extrema-direita, que realizaram campanhas bem-sucedidas nas últimas eleições. Alguns deles tinham anteriormente expressado fortes pontos de vista xenófobos e antissemitas.

Enquanto isso, o partido ultranacionalista de Kyriakos Velopoulos, Greek Solution, ganhou 10 cadeiras no parlamento grego após um longo período de campanha contra os migrantes.

O porta-voz da Aurora Dourada, Ilias Kasidiaris, formou um novo movimento chamado Gregos pela Pátria – embora também esteja agora na prisão.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Em Portugal, o chega, partido de extrema idiota, nunca terá o protagonismo do aurora dourada.
    É só blá, blá, blá.
    Tenho mais medo do galo de Barcelos.

RESPONDER

Ninguém sabe do paradeiro dos Evangelhos Garima, um dos maiores tesouros do mundo cristão

Depois de terem sobrevivido a 1.500 anos de história num mosteiro remoto, os Evangelhos Garima enfrentam agora a sua ameaça mais grave. Um dos maiores tesouros do mundo cristão, guardado durante mais de 1.500 anos no …

"Estou preocupado". Ex-piloto da Marinha dos EUA diz que via OVNIs "todos os dias"

Um antigo piloto da Marinha dos Estados Unidos diz que, durante anos, viu Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) "todos os dias". Depois de anos a ignorar a questão, uma task force do Pentágono prepara-se para revelar …

Peru está a investigar se a lixívia pode curar a covid-19

O congresso do Peru votou para investigar se beber ou injetar uma lixívia industrial poderia curar a covid-19. A moção foi aprovada com 49 votos a favor e 39 votos contra. Está a ser criado um …

Há vestígios de ouro nesta imagem de satélite

As operações de mineração num dos maiores depósitos de ouro da Rússia, em Aldan, incluem um método que deixa rastos na paisagem. E são visíveis do Espaço. A imagem de satélite, tirada em setembro de 2019, …

Dezenas de corpos de vítimas de covid-19 encontrados nas margens do rio Ganges

Ciclone Tauktae faz pelo menos 33 mortos na Índia (e paralisa vacinação contra covid-19)

Pelo menos 33 pessoas morreram e quase cem estão desaparecidas na Índia, devido ao impacto do ciclone Tauktae, esta terça-feira. O país também registou o maior número de mortes diárias provocadas pela covid-19. Centenas de milhares …

Cientistas criam dispositivos de testagem que produzem resultados em tempo recorde

Cientistas criaram dispositivos que permitem detetar infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 num segundo ou em menos de 30 minutos, conforme a técnica usada, revelam dois estudos distintos divulgados esta terça-feira na imprensa da especialidade. Investigadores das …

CP está a vender bilhetes com 80% de desconto

A CP tem uma nova campanha, que entra em vigor esta terça-feira, através da qual disponibiliza cerca de 17.920 viagens com descontos até 80% nos comboios intercidades. De acordo com o jornal Público, os bilhetes abrangidos …

Mais de 40 pessoas, quase todas crianças, no hospital de Beja com vómitos

Um total de 35 crianças e seis adultos oriundos de diversas escolas do concelho de Beja deram esta terça-feira entrada no Hospital José Joaquim Fernandes, naquela cidade alentejana. A notícia foi avançada por fonte hospitalar, que …

Novo Banco. "Não era um banco bom, foi preciso fazer dele um bom banco", diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, afirmou esta terça-feira que o Novo Banco “não era um banco bom” e “foi preciso fazer dele um bom banco”, recordando o “legado do BES” que marca …

Ensino superior com vagas especiais para lusodescendentes

O Governo alargou o contingente especial de acesso ao ensino superior dirigido a emigrantes e seus familiares permitindo que, no próximo ano letivo, se possam candidatar todos os lusodescendentes, de nacionalidade portuguesa e residentes no …