/

A queda da Aurora Dourada. Como a Grécia lidou com a onda de extrema-direita

1

Ggia / Wikimedia

Quando uma onda da extrema-direita atingiu a Grécia em 2012, poucos previram que a Aurora Dourada, um dos grupos envolvidos, cresceria e tornar-se-ia o terceiro maior partido no parlamento grego.

Este foi o início de um longo período de turbulência na política grega que viu um violento movimento de rua tornar-se uma força política viável. Porém, segundo o The Conversation, o “conto de fadas” neofascista terminou no que foi considerado o maior julgamento nazi desde Nuremberg.

A Aurora Dourada foi declarada uma organização criminosa e os seus líderes presos devido ao seu envolvimento em atividades ilegais – incluindo assassinatos, ataques a migrantes, posse ilegal de armas e extorsão.

A liderança também foi considerada culpada de ordenar o assassinato do rapper de esquerda Pavlos Fyssas. Antes disso, outra tentativa de assassinato do pescador egípcio Abuzid Embarak em 2012 mostrou que o partido estava deliberadamente a tentar incitar a violência.

O julgamento durou mais de cinco anos devido a inúmeros atrasos e contratempos. Entretanto, o partido estava livre para apresentar candidatos nas eleições gerais e locais sem restrições.

No total, 37 membros foram condenados – incluindo o líder Nikolaos Michaloliakos. Ioannis Lagos, o único membro remanescente do Aurora Dourada no Parlamento Europeu, provavelmente terá a sua imunidade parlamentar revogada a qualquer momento.

O que era a Aurora Dourada?

A Aurora Dourada tornou-se popular logo após anunciar a sua primeira campanha eleitoral. A crescente instabilidade política na Grécia significou a realização de três eleições gerais entre 2009 e 2012. Todos os principais partidos estavam a perder a aprovação pública para lidar com a crise fiscal.

Além disso, o único partido ativo de extrema direita no parlamento naquela época concordou em participar num governo de coligação provisório organizado por Lucas Papademos para tirar o país da crise. Esse movimento foi visto como uma traição.

O cenário de extrema direita da Grécia parecia fraco, permitindo que a Aurora Dourada entrasse em cena e preenchesse essa lacuna sem enfrentar a concorrência. O seu monopólio permitiu-lhe agir da forma mais agressiva politicamente. Abraçava a pureza nacional, o anticomunismo e prometia deportações em massa de migrantes.

Os apelos por políticas de migração mais agressivas tornaram-se centrais nas suas campanhas eleitorais. Recentes resultados académicos mostraram que a exposição à crise de refugiados na Grécia rural aumentou o apoio à Aurora Dourada.

O partido obteve 9,4% dos votos nas eleições para o Parlamento Europeu de 2014, enquanto em setembro de 2015 atingiu o pico nacional com 7%.

Durante os primeiros anos da crise económica grega, parecia que o público estava a tentar punir o sistema político através  das urnas. É amplamente aceite que foi isso que aconteceu em 2017, quando começou a queda da Aurora Dourada.

A Grécia rejeitou o populismo e abandonou a política marginal, permitindo que os principais partidos se tornassem populares novamente.

Na eleição geral de 2019, a Aurora Dourada perdeu todas as suas cadeiras parlamentares e teve de fechar a maioria das suas filiais para sobreviver financeiramente.

No entanto, o partido lança uma longa sombra e continua a moldar a política grega. A Nova Democracia, mais tradicional, por exemplo, abriu as suas portas a vários políticos de extrema-direita, que realizaram campanhas bem-sucedidas nas últimas eleições. Alguns deles tinham anteriormente expressado fortes pontos de vista xenófobos e antissemitas.

Enquanto isso, o partido ultranacionalista de Kyriakos Velopoulos, Greek Solution, ganhou 10 cadeiras no parlamento grego após um longo período de campanha contra os migrantes.

O porta-voz da Aurora Dourada, Ilias Kasidiaris, formou um novo movimento chamado Gregos pela Pátria – embora também esteja agora na prisão.

ZAP //

1 Comment

  1. Em Portugal, o chega, partido de extrema idiota, nunca terá o protagonismo do aurora dourada.
    É só blá, blá, blá.
    Tenho mais medo do galo de Barcelos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.