Reunião do Infarmed: Aumento de testes não justifica todos os casos

António Pedro Santos / Lusa

Os epidemiologistas contrariaram a tese defendida pelo primeiro-ministro e sublinharam que o aumento de testes não explica todos os casos, defendendo que o problema é real.

António Costa tem defendido, várias vezes, a tese de que o aumento de casos na região de Lisboa e Vale do Tejo se deve ao aumento da capacidade de testagem. No entanto, na reunião quinzenal do Infarmed, os epidemiologistas mostraram muitas reservas a este argumento, defendendo que o aumento de testes não justifica todos os casos.

Segundo o Expresso, os especialistas deixaram claro que o problema é real, que o número médio de internados aumentou, que o número de pessoas em cuidados intensivos também e que a região pode estar a iniciar uma segunda onda de contágios.

Uma fonte que esteve presente na reunião contou ao matutino que “os especialistas acabaram por desmentir o primeiro-ministro“, ainda que “de forma elegante”. “O ambiente não foi o melhor depois das intervenções de Baltazar Nunes [Escola Nacional de Saúde Pública] e Rita Sá Machado [Direção-Geral de Saúde]”, revelou outra fonte.

Na reunião, foi revelado outro dado importante: por cada 28 testes realizados, Portugal regista um caso positivo, o que coloca o país entre os piores da Europa a 27. Além disso, desde maio, existe um aumento médio constante de internamentos e de internamentos em cuidados intensivos na região.

Os epidemiologistas indicaram que existiu uma diminuição no número de testes realizados nos últimos 15 dias, mas atribuíram essa diminuição aos feriados. Este dado reforça a notícia avançada na terça-feira pelo Negócios, que dá conta de que, segundo os dados oficiais divulgados pelas autoridades de saúde, o número médio de testes de diagnóstico de covid-19 realizados diariamente caiu 24% desde o início da reabertura da economia.

À saída da reunião, Marcelo Rebelo de Sousa desdramatizou a situação, garantindo que está controlada. “Temos adotado a metodologia da verdade. Não escondemos números”, disse.

Na reunião, o Presidente perguntou se os novos casos podem ser de população trabalhadora que nunca chegou a confinar e que a situação só se conheceu por causa dos testes entretanto realizados. Costa acompanhou a ideia do Presidente, mas só com mais estudos será possível apurar o que se passou.

A região de Lisboa e Vale do Tejo continua a ser o foco da maior preocupação com o surgimento de mais surtos. O R situa-se em 1,08, com algumas variações, e a verdade é que nem mesmo os técnicos de saúde souberam avançar com explicações concretas sobre o aumento de contágios registado.

O comportamento dos jovens foi afastado como principal fator de transmissão. A coabitação, os locais de trabalho e as situações sociais dos doentes foram apontadas como as principais razões do aumento de casos.

Foi ainda reconhecido que existe já alguma pressão sobre os hospitais, mas o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, por exemplo, só tem um taxa de ocupação de 25% para doentes covid-19. A situação, sustentou Marcelo, não está “descontrolada”, mas é preciso travar a progressão do vírus na região.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estes dois andam mt bem combinados é por isso que AC apoia a recandidatura dele, pudera senão fosse o Marcelo o AC já não era PM ha mt tempo. O PR deita-lhe SEMPRE a manta. Porque será?? Os politicos são o pior que existe na humanidade. Só o cego é que não quer ver que os nrs da região de Lisboa são assustadores e vão infetar o país TODO… mas no final não vão ser eles…

RESPONDER

BE acusa Governo de “nunca ter concretizado” medidas para fixar profissionais no SNS

A coordenadora do BE acusou esta segunda-feira o Governo de “nunca ter concretizado” as medidas no Orçamento do Estado de 2019 para fixar profissionais no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e apontou como “absoluta necessidade” …

Bebés voltam a poder ser registados no hospital

No início da pandemia, o serviço "Nascer Cidadão" foi encerrado, Agora, mais de um ano depois, já é possível voltar a registar os bebés nos hospitais onde nascem. Os balcões "Nascer Cidadão" foram instalados há mais …

Fauci revela que uso de máscara está a ser revisto nos EUA para pessoas vacinadas

Anthony Fauci, conselheiro de saúde da Casa Branca, disse que os Estados Unidos estão a estudar a possibilidade de levantar a obrigatoriedade do uso de máscara para pessoas vacinadas contra a covid-19. Este domingo, Anthony Fauci …

Tratamentos de radioterapia em risco no IPO de Lisboa

Tratamentos de radioterapia no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa estão em risco devido à falta de profissionais. O IPO de Lisboa conta com sete aceleradores lineares, aparelhos sofisticados que obrigam à presença física de …

Presidente de associação solidária acusado de violar e escravizar mulheres em situações precárias

O presidente da associação "Paz no Coração" está a ser acusado por 60 crimes sexuais. Atualmente, encontra-se em prisão preventiva. Alfredo Marques Carvalho, líder da associação, acolhia vítimas de violência doméstica, atiradas para a rua com …

Sócrates sai em defesa de Vieira. Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois"

Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois", considera o antigo primeiro-ministro José Sócrates, num artigo de opinião publicado esta segunda-feira no qual reage às detenções de Luís Filipe Vieira e Joe Berardo. "Tudo igual, tudo igual, …

Thomas Daley: o ouro para quem sofreu muito

Bullying na escola, morte do pai, homossexualidade, incapaz de caminhar. Thomas Daley venceu uma prova de saltos para a água, em Tóquio, ao lado do também britânico Matty Lee. Surpresa nos saltos para a água, nos …

Depois de uma época dourada, Portugal cai sete lugares no ranking da inovação

A economia nacional caiu sete posições, naquela que é a primeira inversão na trajetória ascendente desde 2014. Apesar do recuo, Portugal melhorou em 18 dos 32 indicadores. A notícia, avançada esta segunda-feira pelo jornal Público, dá …

Mortes de crianças com covid-19 disparam na Indonésia. No Reino Unido aumentam casos graves entre jovens

Médicos britânicos alertaram para o aumento do número de crianças e jovens infetados com covid-19 a dar entrada nos hospitais, apelando à vacinação para não "sofrerem desnecessariamente" com a evolução da doença. "Os doentes estão a …

Empresa portuguesa arrisca multa por enviar ilegalmente resíduos de plástico para a Roménia

Uma empresa portuguesa foi apanhada a enviar resíduos de plástico para a Roménia sem cumprir os requisitos necessários para o fazer. Segundo noticia o Público, a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento …