Reunião do Infarmed: Aumento de testes não justifica todos os casos

António Pedro Santos / Lusa

Os epidemiologistas contrariaram a tese defendida pelo primeiro-ministro e sublinharam que o aumento de testes não explica todos os casos, defendendo que o problema é real.

António Costa tem defendido, várias vezes, a tese de que o aumento de casos na região de Lisboa e Vale do Tejo se deve ao aumento da capacidade de testagem. No entanto, na reunião quinzenal do Infarmed, os epidemiologistas mostraram muitas reservas a este argumento, defendendo que o aumento de testes não justifica todos os casos.

Segundo o Expresso, os especialistas deixaram claro que o problema é real, que o número médio de internados aumentou, que o número de pessoas em cuidados intensivos também e que a região pode estar a iniciar uma segunda onda de contágios.

Uma fonte que esteve presente na reunião contou ao matutino que “os especialistas acabaram por desmentir o primeiro-ministro“, ainda que “de forma elegante”. “O ambiente não foi o melhor depois das intervenções de Baltazar Nunes [Escola Nacional de Saúde Pública] e Rita Sá Machado [Direção-Geral de Saúde]”, revelou outra fonte.

Na reunião, foi revelado outro dado importante: por cada 28 testes realizados, Portugal regista um caso positivo, o que coloca o país entre os piores da Europa a 27. Além disso, desde maio, existe um aumento médio constante de internamentos e de internamentos em cuidados intensivos na região.

Os epidemiologistas indicaram que existiu uma diminuição no número de testes realizados nos últimos 15 dias, mas atribuíram essa diminuição aos feriados. Este dado reforça a notícia avançada na terça-feira pelo Negócios, que dá conta de que, segundo os dados oficiais divulgados pelas autoridades de saúde, o número médio de testes de diagnóstico de covid-19 realizados diariamente caiu 24% desde o início da reabertura da economia.

À saída da reunião, Marcelo Rebelo de Sousa desdramatizou a situação, garantindo que está controlada. “Temos adotado a metodologia da verdade. Não escondemos números”, disse.

Na reunião, o Presidente perguntou se os novos casos podem ser de população trabalhadora que nunca chegou a confinar e que a situação só se conheceu por causa dos testes entretanto realizados. Costa acompanhou a ideia do Presidente, mas só com mais estudos será possível apurar o que se passou.

A região de Lisboa e Vale do Tejo continua a ser o foco da maior preocupação com o surgimento de mais surtos. O R situa-se em 1,08, com algumas variações, e a verdade é que nem mesmo os técnicos de saúde souberam avançar com explicações concretas sobre o aumento de contágios registado.

O comportamento dos jovens foi afastado como principal fator de transmissão. A coabitação, os locais de trabalho e as situações sociais dos doentes foram apontadas como as principais razões do aumento de casos.

Foi ainda reconhecido que existe já alguma pressão sobre os hospitais, mas o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, por exemplo, só tem um taxa de ocupação de 25% para doentes covid-19. A situação, sustentou Marcelo, não está “descontrolada”, mas é preciso travar a progressão do vírus na região.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estes dois andam mt bem combinados é por isso que AC apoia a recandidatura dele, pudera senão fosse o Marcelo o AC já não era PM ha mt tempo. O PR deita-lhe SEMPRE a manta. Porque será?? Os politicos são o pior que existe na humanidade. Só o cego é que não quer ver que os nrs da região de Lisboa são assustadores e vão infetar o país TODO… mas no final não vão ser eles…

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …