/

Aumento extra de dez euros pode beneficiar 1,6 milhões de pensionistas

1

O aumento extra de dez euros nas reformas até 658,2 euros, confirmado esta quinta-feira pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, pode vir a beneficiar cerca de 1,6 milhões de pensionistas.

A estimativa é avançada esta sexta-feira pelo Diário de Notícias, que cita os últimos dados (2018) avançados pelo Governo sobre o número destes beneficiários. A medida abrangia à época cerca de 60% das pensões, o que se traduz em 1,59 milhões de reformados.

Este foi o número que se manteve como referência em 2019, observa ainda o DN, dando conta que o Executivo não quantificou ainda a estimativa para 2020.

Em entrevista ao jornal Eco, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, revelou que o aumento extra de dez euros nas pensões mais baixas já está fechado, faltando agora acertar o mês a partir do qual este valor será pago.

O Governo já transmitiu aos partidos que utilizará em 2020 o modelo adotado em anos anteriores. “Sinalizámos que iria haver um aumento extraordinário de pensões, em termos semelhantes ao que ocorreu no passado. Ficámos de fechar os detalhes, nomeadamente a partir de que momento esse aumento acontecia”.

Duarte Cordeiro explica que o valor já está fechado, mas que faltam ver detalhes, que devem ser acertados no debate do OE2020 na especialidade. “São os dez euros. Mas ainda a fechar o período a partir do qual ocorria. Não foi igual todos os anos. Houve variações. Ficámos de concretizar a forma como ela poderia ser efetuada neste Orçamento”.

Deste aumento extra, recorda o Eco, beneficiarão as pensões até 1,5 IAS (Indexante de Apoios Sociais), o que corresponde este ano a 658,2 euros.

“As pensões mais baixas (até 877,6 euros) têm este ano um aumento automático de 0,7%. As que se encontram entre 877,6 euros e 2.632,8 euros têm uma atualização de 0,2% e as restantes ficam estagnadas”, escreve ainda o jornal de economia.

ZAP //

1 Comment

  1. Vão dar 10 euros de aumento, e quem levar esse aumento muda também de escalão logo esses 10 euros vão para o IRS, foi o que me aconteceu a mim e a milhares de reformados deram-me um aumento mudei de escalão fiquei a ganhar menos que ganhava antes do aumento, se fossem todos bardamerda era bem melhor.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.