Aumento dos apoios sociais dá meio milhão de euros aos partidos

António Cotrim / Lusa

A subida do Indexante dos Apoios Sociais (IAS) obrigou o Parlamento a rever e aumentar em cerca de meio milhão de euros as subvenções a pagar em 2019 aos partidos políticos, às campanhas eleitorais e as remunerações do pessoal de apoio aos grupos parlamentares.

O Orçamento Suplementar da Assembleia da República agora publicado, e divulgado pela TSF, refaz as contas e três das quatro mudanças estão relacionadas com o IAS, um valor que, como o nome indica, serve de base ao cálculo das prestações sociais, mas também dos apoios do Estado à atividade política.

Entre 2009 e 2016, com a crise, o IAS esteve congelado, tendo atingido em 2018, pela primeira vez, um limiar definido para que se voltassem a subir as subvenções políticas.

Em 2018 o Orçamento Suplementar da Assembleia da República já teve de rever a meio do ano, em alta, os custos com partidos, campanhas e pessoal de apoio aos grupos parlamentares, mas agora, em 2019, a revisão é mais em elevada.

Em janeiro, depois da aprovação do orçamento do Parlamento, o Governo, como a lei prevê, atualizou o Indexante dos Apoios Sociais de 428,90 para 435,76 euros, com base na inflação e no crescimento do PIB. Em consequência, os partidos irão receber de subvenção anual 14,6 milhões euros, mais 230 mil euros que o previsto inicialmente.

Em paralelo, pelas mesmas razões, as diferentes campanhas eleitorais previstas para 2019 – europeias, legislativas e regionais da Madeira -, custarão mais 175 mil euros, ultrapassando um custo global de 11 milhões de euros.

A remuneração do pessoal que presta apoio aos grupos parlamentares aumenta 112 mil euros chegando, num ano, a uma despesa global de quase 5,9 milhões de euros. No total, o aumento do IAS custa, em 2019, mais 516 mil euros em subsídios a atividades relacionadas com política.

Até 2018 as subvenções pagas aos partidos estiveram congeladas e em 2017 o Parlamento decidiu mesmo, depois de vários cortes provisórios, uma redução definitiva de 10%. Por lei, cada voto recebido pelos partidos na última eleição legislativa rende, por ano, uma fração equivalente a 1/135 do valor do Indexante dos Apoios Sociais, ou seja, em 2019, 3,23 euros.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …

Caso do negócio das golas antifumo já tem 18 arguidos

O processo sobre a alegada corrupção no negócio das golas antifumo já tem 18 arguidos, entre os quais o ex-secretário de Estado da Proteção Civil, Artur Neves, e o presidente da Proteção Civil, Mourato Nunes. A …