António Costa anuncia aumento do salário mínimo em 2019

José Sena Goulão / Lusa

O secretário-geral do PS, António Costa, e o presidente do Partido, Carlos César

“A verdade é que aumentámos o salário mínimo em 2016, em 2017, este ano – e ficam já a saber que voltaremos a aumentá-lo em 2019”, garantiu António Costa.

No final do jantar do 45º aniversário do Partido Socialista, António Costa anunciou que o salário mínimo vai voltar a aumentar em 2019. Além disso, o primeiro-ministro e secretário-geral do PS considerou que o seu Governo derrubou o mito de que a competitividade económica se faz com baixos salários.

“A direita dizia que para Portugal recuperar competitividade era preciso baixos salários e fragilização dos direitos laborais. A verdade é que aumentámos o salário mínimo em 2016, em 2017, este ano – e ficam já a saber que voltaremos a aumentá-lo em 2019”, prometeu.

Durante o seu discurso, Costa lembrou que o seu Governo, quando foi formado, em Novembro de 2015, “teve de derrubar muros, tabus e mitos instalados” na política portuguesa, o primeiro dos quais de que era impossível um executivo suportado por uma maioria de esquerda.

Esse muro está hoje derrubado. Dois anos e meio depois a solução é estável, funciona e, sobretudo, cumpriu os compromissos com os portugueses”, disse, recebendo palmas da plateia.

Ao fim de dois anos e meio, defende o primeiro-ministro, o seu Governo “demonstrou que é possível sair das políticas de austeridade, fazendo uma boa gestão orçamental” e, por outro lado, “acabou com o complexo do bom aluno” que “está sempre em silêncio” perante a União Europeia.

Foi neste ponto que o secretário-geral do PS invocou a tradição “universalista” do partido fundado por Mário Soares na República Federal Alemã em 1973, mas também outros socialistas portugueses que assumem altos cargos internacionais.

“Hoje temos um socialista, português, que é secretário-geral das Nações Unidas. E temos ainda um português, socialista, que é presidente do Eurogrupo”, frisou.

// Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. O melhor é que só se fala no ordenado mínimo! e os outros?
    Qualquer dia tenho os assalariados do ordenado mínimo a ganhar mais que eu próprio que sou licenciado!

    Actualizem as tabelas de salariais… claro quem ganha acima dos 1500€ já não necessita de aumentos e o mesmo se aplica a políticos e amigos!

  2. Que triste figura fazem nesta fotografia deste artigo. Estamos a ser (des)governados por um grupo de anormais idiotas. Fazem a festa e deitam os fogetes porque em 2019 vão aumentar o salário mínimo.
    Que tristes….

  3. O outro governo roubou os salários, as reformas, o subsídio de férias e Natal, horas semanais, derivados, IRS, etc. etc… e sorriam muito mas com desdém , …eu prefiro a festa

  4. Na verdade ser licenciado ou não tanto faz,o que interessa é o valor de quem trabalha,e o valor de quem trabalha nos países civilizados é só um, porque trabalho é trabalho,agora diz-me mas eu queimei as pestanas a estudar, muito bem, quem pagou aos professores e ás instituicões?e ainda as propinas e ainda as bolsas de estudo etc.vai dizer estudei no privado, paciencia, foi uma opção,porque um país que tem estudo e saúde para ricos e estudo e saúde para pobres não se pode charmar de regime democrático, quando vou fazer compras ou procuro serviços não encontro preço para pobres e preço para ricos encontro preço e a opção é do individuo.

  5. Gostaria de deixar bem claro que a informação contida nesta mensagem é pura especulação. Os aumentos e as vantagens que isso traz apenas se refere ao que parece ser uma feliz vida com especialização em vender dinheiro comprar as dividas pública s dos estados já á muito cativos do capital, um dia e nesse dia já estaremos todos mortos o mundo vai colapsar dentro do capitalismo e assim adotar uma postura racional em relação as sociedades. Por agora ficamos com a esperança que o aumento venha favorecer quem trabalha. E vida o capitalismo pelo menos por enquanto enquanto. Só assim a humanidade vai aprender ainda á muito que sofrer. A base das sociedades um dia vai se modificar e passar de solidez do capitalismo para um espírito bem mais humano e quando isso acontecer irá ser com vergonha que iremos dizer as crianças que os homens um dia eram escravos num regime democrático capitalista e tecnocrata e para uns serem muito felizes outros usuários morriam á fome, enfim a história do homem. Abraços a todos e uma vida prospura vos desejo.

RESPONDER

Quem quer casar com o chimpanzé? Bonobos acasalam por causa das mães

Este tipo de chimpanzé tem um comportamento muito próximo do dos humanos. Mas se acha que a sua mãe se intromete demasiado na sua vida sexual, saiba que, pelo menos, não é um bonobo macho. As …

A colisão com um planeta anão pode ter "estragado" o lado oculto da Lua

Da Terra, vemos sempre o mesmo da Lua. Contudo, esse lado é bem diferente do lado oculto do nosso satélite natural. O contraste entre as duas partes da Lua tem intrigado os astrónomos. Se se …

Fugitivo promete entregar-se se tiver 15.000 "gostos". Polícia dos EUA aceita

A Polícia de Connecticut, nos Estados Unidos, informou esta quarta-feira que um fugitivo com vários mandados de prisão concordou entregar-se, mas com uma condição insólita: arrecadar 15.000 "gostos" no Facebook. De acordo com a Esquadra …

Há um pequeno satélite a revolucionar o setor espacial. Chama-se CubeSat

Apesar das pequenas dimensões do CubeSat, o satélite é capaz de efeitos extraordinários que estão a revolucionar o setor espacial. Os avanços da microeletrónica das últimas décadas permitiram desenvolver sistemas espaciais eficazes, de forma mais rápida …

Guardiola já terá chegado a acordo com a Juventus

O treinador espanhol Pep Guardiola já terá chegado a acordo com a Juventus para ser o próximo treinador dos bianconeri, avança a agência italiana AGI.  De acordo com a mesma fonte, Guardiola, de 48 anos, prepara-se …

Porto quer declarar guerra às gaivotas. "É uma questão de saúde"

Vários organismos reclamam que é necessário tomar medidas para controlar o excesso de gaivotas nas zonas urbanas, que se tem tornado num problema de saúde pública. São várias as queixas na zona do Porto por incidentes …

Esta cigarra é a mais ameaçada em Portugal. Só existe em dois ou três sítios do Alentejo

A Euryphara contentei - há quem lhe chame só cigarrinha e há quem diga cigarrinha-verde - resiste apenas em alguns locais exíguos da planície alentejana. É a mais ameaçada das 13 espécies de cigarras que …

EUA anunciam ajuda de 16 mil milhões de dólares a agricultores prejudicados pela disputa comercial com a China

A administração Trump disponibilizará 16 mil milhões de dólares (cerca de 14 mil milhões de euros) para manter os agricultores à tona durante a guerra comercial entre os Estados Unidos (EUA) e a China, anunciou …

Perdeu a família e foi violada. Quase duas décadas depois, recebeu a maior indemnização de sempre na Índia

Na primavera de 2002, uma jovem de 19 anos, grávida de cinco meses, foi violada por 11 homens que lhe mataram a família. Teve que fingir-se de morta para escapar. Agora, 17 anos depois, o …

Ivo Rosa questiona legalidade de provas da ​Operação Marquês

O juiz de instrução criminal da Operação Marquês, Ivo Rosa, tem dúvidas sobre a legalidade de algumas provas recolhidas na investigação, tendo assinado um despacho que enviou para os advogados dos arguidos para se pronunciarem. Segundo …