António Costa anuncia aumento do salário mínimo em 2019

José Sena Goulão / Lusa

O secretário-geral do PS, António Costa, e o presidente do Partido, Carlos César

“A verdade é que aumentámos o salário mínimo em 2016, em 2017, este ano – e ficam já a saber que voltaremos a aumentá-lo em 2019”, garantiu António Costa.

No final do jantar do 45º aniversário do Partido Socialista, António Costa anunciou que o salário mínimo vai voltar a aumentar em 2019. Além disso, o primeiro-ministro e secretário-geral do PS considerou que o seu Governo derrubou o mito de que a competitividade económica se faz com baixos salários.

“A direita dizia que para Portugal recuperar competitividade era preciso baixos salários e fragilização dos direitos laborais. A verdade é que aumentámos o salário mínimo em 2016, em 2017, este ano – e ficam já a saber que voltaremos a aumentá-lo em 2019”, prometeu.

Durante o seu discurso, Costa lembrou que o seu Governo, quando foi formado, em Novembro de 2015, “teve de derrubar muros, tabus e mitos instalados” na política portuguesa, o primeiro dos quais de que era impossível um executivo suportado por uma maioria de esquerda.

Esse muro está hoje derrubado. Dois anos e meio depois a solução é estável, funciona e, sobretudo, cumpriu os compromissos com os portugueses”, disse, recebendo palmas da plateia.

Ao fim de dois anos e meio, defende o primeiro-ministro, o seu Governo “demonstrou que é possível sair das políticas de austeridade, fazendo uma boa gestão orçamental” e, por outro lado, “acabou com o complexo do bom aluno” que “está sempre em silêncio” perante a União Europeia.

Foi neste ponto que o secretário-geral do PS invocou a tradição “universalista” do partido fundado por Mário Soares na República Federal Alemã em 1973, mas também outros socialistas portugueses que assumem altos cargos internacionais.

“Hoje temos um socialista, português, que é secretário-geral das Nações Unidas. E temos ainda um português, socialista, que é presidente do Eurogrupo”, frisou.

// Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. O melhor é que só se fala no ordenado mínimo! e os outros?
    Qualquer dia tenho os assalariados do ordenado mínimo a ganhar mais que eu próprio que sou licenciado!

    Actualizem as tabelas de salariais… claro quem ganha acima dos 1500€ já não necessita de aumentos e o mesmo se aplica a políticos e amigos!

  2. Que triste figura fazem nesta fotografia deste artigo. Estamos a ser (des)governados por um grupo de anormais idiotas. Fazem a festa e deitam os fogetes porque em 2019 vão aumentar o salário mínimo.
    Que tristes….

  3. O outro governo roubou os salários, as reformas, o subsídio de férias e Natal, horas semanais, derivados, IRS, etc. etc… e sorriam muito mas com desdém , …eu prefiro a festa

  4. Na verdade ser licenciado ou não tanto faz,o que interessa é o valor de quem trabalha,e o valor de quem trabalha nos países civilizados é só um, porque trabalho é trabalho,agora diz-me mas eu queimei as pestanas a estudar, muito bem, quem pagou aos professores e ás instituicões?e ainda as propinas e ainda as bolsas de estudo etc.vai dizer estudei no privado, paciencia, foi uma opção,porque um país que tem estudo e saúde para ricos e estudo e saúde para pobres não se pode charmar de regime democrático, quando vou fazer compras ou procuro serviços não encontro preço para pobres e preço para ricos encontro preço e a opção é do individuo.

  5. Gostaria de deixar bem claro que a informação contida nesta mensagem é pura especulação. Os aumentos e as vantagens que isso traz apenas se refere ao que parece ser uma feliz vida com especialização em vender dinheiro comprar as dividas pública s dos estados já á muito cativos do capital, um dia e nesse dia já estaremos todos mortos o mundo vai colapsar dentro do capitalismo e assim adotar uma postura racional em relação as sociedades. Por agora ficamos com a esperança que o aumento venha favorecer quem trabalha. E vida o capitalismo pelo menos por enquanto enquanto. Só assim a humanidade vai aprender ainda á muito que sofrer. A base das sociedades um dia vai se modificar e passar de solidez do capitalismo para um espírito bem mais humano e quando isso acontecer irá ser com vergonha que iremos dizer as crianças que os homens um dia eram escravos num regime democrático capitalista e tecnocrata e para uns serem muito felizes outros usuários morriam á fome, enfim a história do homem. Abraços a todos e uma vida prospura vos desejo.

RESPONDER

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …