António Costa anuncia aumento do salário mínimo em 2019

José Sena Goulão / Lusa

O secretário-geral do PS, António Costa, e o presidente do Partido, Carlos César

“A verdade é que aumentámos o salário mínimo em 2016, em 2017, este ano – e ficam já a saber que voltaremos a aumentá-lo em 2019”, garantiu António Costa.

No final do jantar do 45º aniversário do Partido Socialista, António Costa anunciou que o salário mínimo vai voltar a aumentar em 2019. Além disso, o primeiro-ministro e secretário-geral do PS considerou que o seu Governo derrubou o mito de que a competitividade económica se faz com baixos salários.

“A direita dizia que para Portugal recuperar competitividade era preciso baixos salários e fragilização dos direitos laborais. A verdade é que aumentámos o salário mínimo em 2016, em 2017, este ano – e ficam já a saber que voltaremos a aumentá-lo em 2019”, prometeu.

Durante o seu discurso, Costa lembrou que o seu Governo, quando foi formado, em Novembro de 2015, “teve de derrubar muros, tabus e mitos instalados” na política portuguesa, o primeiro dos quais de que era impossível um executivo suportado por uma maioria de esquerda.

Esse muro está hoje derrubado. Dois anos e meio depois a solução é estável, funciona e, sobretudo, cumpriu os compromissos com os portugueses”, disse, recebendo palmas da plateia.

Ao fim de dois anos e meio, defende o primeiro-ministro, o seu Governo “demonstrou que é possível sair das políticas de austeridade, fazendo uma boa gestão orçamental” e, por outro lado, “acabou com o complexo do bom aluno” que “está sempre em silêncio” perante a União Europeia.

Foi neste ponto que o secretário-geral do PS invocou a tradição “universalista” do partido fundado por Mário Soares na República Federal Alemã em 1973, mas também outros socialistas portugueses que assumem altos cargos internacionais.

“Hoje temos um socialista, português, que é secretário-geral das Nações Unidas. E temos ainda um português, socialista, que é presidente do Eurogrupo”, frisou.

// Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. O melhor é que só se fala no ordenado mínimo! e os outros?
    Qualquer dia tenho os assalariados do ordenado mínimo a ganhar mais que eu próprio que sou licenciado!

    Actualizem as tabelas de salariais… claro quem ganha acima dos 1500€ já não necessita de aumentos e o mesmo se aplica a políticos e amigos!

  2. Que triste figura fazem nesta fotografia deste artigo. Estamos a ser (des)governados por um grupo de anormais idiotas. Fazem a festa e deitam os fogetes porque em 2019 vão aumentar o salário mínimo.
    Que tristes….

  3. O outro governo roubou os salários, as reformas, o subsídio de férias e Natal, horas semanais, derivados, IRS, etc. etc… e sorriam muito mas com desdém , …eu prefiro a festa

  4. Na verdade ser licenciado ou não tanto faz,o que interessa é o valor de quem trabalha,e o valor de quem trabalha nos países civilizados é só um, porque trabalho é trabalho,agora diz-me mas eu queimei as pestanas a estudar, muito bem, quem pagou aos professores e ás instituicões?e ainda as propinas e ainda as bolsas de estudo etc.vai dizer estudei no privado, paciencia, foi uma opção,porque um país que tem estudo e saúde para ricos e estudo e saúde para pobres não se pode charmar de regime democrático, quando vou fazer compras ou procuro serviços não encontro preço para pobres e preço para ricos encontro preço e a opção é do individuo.

  5. Gostaria de deixar bem claro que a informação contida nesta mensagem é pura especulação. Os aumentos e as vantagens que isso traz apenas se refere ao que parece ser uma feliz vida com especialização em vender dinheiro comprar as dividas pública s dos estados já á muito cativos do capital, um dia e nesse dia já estaremos todos mortos o mundo vai colapsar dentro do capitalismo e assim adotar uma postura racional em relação as sociedades. Por agora ficamos com a esperança que o aumento venha favorecer quem trabalha. E vida o capitalismo pelo menos por enquanto enquanto. Só assim a humanidade vai aprender ainda á muito que sofrer. A base das sociedades um dia vai se modificar e passar de solidez do capitalismo para um espírito bem mais humano e quando isso acontecer irá ser com vergonha que iremos dizer as crianças que os homens um dia eram escravos num regime democrático capitalista e tecnocrata e para uns serem muito felizes outros usuários morriam á fome, enfim a história do homem. Abraços a todos e uma vida prospura vos desejo.

RESPONDER

Tribunal de Contas arrasa modelo de financiamento do Ensino Superior (e diz que Governo não cumpriu lei de bases)

No seguimento de uma auditoria ao método de financiamento do ensino superior, para o Tribunal de Contas (TdC), entre 2016 e 2018, o modelo de financiamento concretizado pelo governo não cumpriu o estipulado na Lei …

Cientistas encontram no Ébola um aliado inesperado contra os tumores cerebrais

Cientistas encontraram um gene do vírus do Ébola que mostrou ser útil no combate contra os glioblastomas, que são tumores cerebrais que reaparecem após serem eliminados. O gliobastoma é um tumor que cresce e espalha-se depressa …

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …