Auditoria especial ao Novo Banco inclui “limpeza” de créditos problemáticos

Tiago Petinga / Lusa

O Governo escolheu a consultora Deloitte para realizar uma auditoria especial ao Novo Banco que vai passar a pente fino os actos de gestão que motivaram as injecções de capital do Fundo de Resolução que estão perto dos 3.000 milhões de euros.

O Público detalha que esta nova auditoria ao Novo Banco vai incluir a venda de carteiras de imobiliário e de crédito malparado a Fundos, no âmbito da “limpeza” que tem sido levada a cabo na entidade financeira que nasceu das cinzas do BES, em 2014.

Estas vendas motivaram perdas avultadas para o Banco, resultando em várias injecções de capital do Fundo de Resolução. Nos primeiros nove meses deste ano, o Novo Banco apresentou um prejuízo de 572 milhões de euros.

Em 2020, o Banco deverá voltar a solicitar nova ajuda do Fundo de Resolução, apontando-se para uma nova injecção de capital da ordem dos 850 milhões de euros. O valor total do apoio financeiro ao Banco está perto dos três mil milhões de euros.

“Os actos de gestão subjacentes à chamada de capital do Novo Banco ao Fundo de Resolução em 2019 estão incluídos no âmbito da Auditoria Especial“, aponta uma fonte oficial do Ministério das Finanças ao Público.

A consultora Deloitte foi a seleccionada para analisar decisões tomadas por Ricardo Salgado (ainda no BES), por Vítor Bento, por Stock da Cunha e por António Ramalho, o actual líder do Novo Banco, como avança o mesmo jornal.

A auditoria especial vai abranger “operações de crédito, incluindo concessão, garantias, restruturação ou perdão de dívida, dações em cumprimento ou execução de garantias, venda de carteiras de crédito ou transferência para fundos de reestruturação; decisões de investimento, expansão ou desinvestimento realizadas em Portugal ou no estrangeiro; e decisões de aquisição e alienação de ativos”, como já tinha anunciado o Ministério das Finanças numa nota ao Expresso em Julho passado.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mais um banco privado a ser mantido vivo às custas do povo. É tão vivermos no sistema capitalista onde os prejuízos são pagos pelo rebanho mas os lucros vão só para os habituais ladrões.

    • O “sistema” evoluiu ao longo dos anos.
      Se V Exª quiser emprestar a alguém 100000 euros, tem de os ter. Se V. for um Banco NÃO :
      – Bancos podem emprestar quase 10 X (o dinheiro que têm). Isso é fonte de toda a podridão.
      Basta um ou dois créditos delirantes e aquilo afunda. Isso foi invenção americana e, como tudo o que é Trampa, vem também dar à nossa Costa.
      Dantes, não era assim, e a honestidade ainda valia alguma coisa.

  2. Felizmente o deutsche bank está a dar o berro e quanto assinarem a certidão de óbito ( ele já morreu mas ainda ninguém quis assinar) os restantes vão por arrasto de forma que não vale a pena stress que este Novo Banco também terá o seu funeral!

  3. Agora vamos fazer o mesmo com todas as PME’s deste país que estão em dificuldades. Certamente que muitos empregos seria salvaguardados e a economia nacional beneficiaria muito mais do que estar a salvaguardar as grandes fortunas.
    É um pouco difícil de compreender como não se deixa seguir o curso do mercado. Se uma empresa, neste caso um banco, não tem capacidade de se manter em actividade, devia fechar, tal como acontece com qualquer empresa comercial num país onde a economia funcione.
    Se calhar sou eu que estou errado, e não estamos numa economia de livre mercado, mas num regime socialista, em que é preciso salvaguardar as elites da oligarquia…

RESPONDER

Jorge Jesus obrigado a levar jovens da equipa B para jogo europeu

Para o jogo contra o Rangers, Jorge Jesus conta com oito baixas no plantel e terá de chamar jovens da equipa B. Gonçalo Ramos, Tiago Araújo, Morato e João Ferreira serão os eleitos. O SL Benfica …

Descoberto em Roma o luxuoso palácio do imperador Calígula

Uma equipa de arqueólogos descobriu em Roma os vestígios de um luxuoso palácio, repleto de frescos e jardins exóticos, que pertenceu imperador romano Caio Júlio César Augusto Germânico, também conhecido como "Calígula". Os vestígios foram encontrados …

"Torno-me um alvo fácil no Barcelona". Griezmann quebra silêncio e sai em defesa de Messi

O jogador do FC Barcelona Antoine Griezmann respondeu, em entrevista, às críticas de que tem sido alvo na equipa catalã, esclarecendo ainda a sua relação com o argentino Lionel Messi e comentando as declarações do …

PS aproxima-se do PCP, muda de ideias e propõe pagamento de 100% do salário em todos os regimes de lay-off

O PS alterou, esta segunda-feira, uma das suas propostas para o Orçamento do Estado para 2021, numa aproximação ao PCP e às centrais sindicais. Os socialistas querem que no próximo ano sejam garantidos os salários a …

Parlamento Europeu aprova 37,5 milhões para Portugal enfrentar pandemia

O Parlamento Europeu (PE) aprovou esta terça-feira, em sessão plenária, um pacote de 37,5 milhões de euros, mobilizados através do Fundo de Solidariedade Europeu (FSUE), para Portugal “fazer face à emergência sanitária de covid-19”. Os fundos …

Prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19

O prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19, visando apenas aqueles que exerceram atos diretamente relacionados com a doença no primeiro estado de emergência. A atribuição de prémios de desempenho aos profissionais …

Eleições presidenciais vão ser a 24 de janeiro

Marcelo Rebelo de Sousa marcou esta terça-feira as eleições presidenciais para 24 de janeiro de 2021. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou a data das eleições presidenciais: vão realizar-se no dia 24 de …

Tubarão pré-histórico escondia os maiores dentes já alguma vez encontrados na espécie

Os primeiros tubarões viveram há cerca de 400 milhões de anos, mas tinham uma caraterística muito especial: é que eles não baixavam apenas as suas mandíbulas, mas também as giravam para fora ao abrirem a …

Governo vai contratar 2.100 profissionais de saúde por semestre

O Governo está obrigado a contratar 2.100 profissionais de saúde para o Serviço Nacional de Saúde por semestre em 2021 para chegar a 4.200 no final do ano. A calendarização para o Governo proceder à contratação …

Biden escolhe primeira mulher para Secretária do Tesouro. Casa Branca quer iniciar transição de poder

A antiga dirigente da Reserva Federal (Fed) Janet Yellen foi a escolhida pelo Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, para Secretária do Tesouro, e vai ser a primeira mulher a desempenhar este …