Auditoria especial ao Novo Banco inclui “limpeza” de créditos problemáticos

Tiago Petinga / Lusa

O Governo escolheu a consultora Deloitte para realizar uma auditoria especial ao Novo Banco que vai passar a pente fino os actos de gestão que motivaram as injecções de capital do Fundo de Resolução que estão perto dos 3.000 milhões de euros.

O Público detalha que esta nova auditoria ao Novo Banco vai incluir a venda de carteiras de imobiliário e de crédito malparado a Fundos, no âmbito da “limpeza” que tem sido levada a cabo na entidade financeira que nasceu das cinzas do BES, em 2014.

Estas vendas motivaram perdas avultadas para o Banco, resultando em várias injecções de capital do Fundo de Resolução. Nos primeiros nove meses deste ano, o Novo Banco apresentou um prejuízo de 572 milhões de euros.

Em 2020, o Banco deverá voltar a solicitar nova ajuda do Fundo de Resolução, apontando-se para uma nova injecção de capital da ordem dos 850 milhões de euros. O valor total do apoio financeiro ao Banco está perto dos três mil milhões de euros.

“Os actos de gestão subjacentes à chamada de capital do Novo Banco ao Fundo de Resolução em 2019 estão incluídos no âmbito da Auditoria Especial“, aponta uma fonte oficial do Ministério das Finanças ao Público.

A consultora Deloitte foi a seleccionada para analisar decisões tomadas por Ricardo Salgado (ainda no BES), por Vítor Bento, por Stock da Cunha e por António Ramalho, o actual líder do Novo Banco, como avança o mesmo jornal.

A auditoria especial vai abranger “operações de crédito, incluindo concessão, garantias, restruturação ou perdão de dívida, dações em cumprimento ou execução de garantias, venda de carteiras de crédito ou transferência para fundos de reestruturação; decisões de investimento, expansão ou desinvestimento realizadas em Portugal ou no estrangeiro; e decisões de aquisição e alienação de ativos”, como já tinha anunciado o Ministério das Finanças numa nota ao Expresso em Julho passado.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mais um banco privado a ser mantido vivo às custas do povo. É tão vivermos no sistema capitalista onde os prejuízos são pagos pelo rebanho mas os lucros vão só para os habituais ladrões.

    • O “sistema” evoluiu ao longo dos anos.
      Se V Exª quiser emprestar a alguém 100000 euros, tem de os ter. Se V. for um Banco NÃO :
      – Bancos podem emprestar quase 10 X (o dinheiro que têm). Isso é fonte de toda a podridão.
      Basta um ou dois créditos delirantes e aquilo afunda. Isso foi invenção americana e, como tudo o que é Trampa, vem também dar à nossa Costa.
      Dantes, não era assim, e a honestidade ainda valia alguma coisa.

  2. Felizmente o deutsche bank está a dar o berro e quanto assinarem a certidão de óbito ( ele já morreu mas ainda ninguém quis assinar) os restantes vão por arrasto de forma que não vale a pena stress que este Novo Banco também terá o seu funeral!

  3. Agora vamos fazer o mesmo com todas as PME’s deste país que estão em dificuldades. Certamente que muitos empregos seria salvaguardados e a economia nacional beneficiaria muito mais do que estar a salvaguardar as grandes fortunas.
    É um pouco difícil de compreender como não se deixa seguir o curso do mercado. Se uma empresa, neste caso um banco, não tem capacidade de se manter em actividade, devia fechar, tal como acontece com qualquer empresa comercial num país onde a economia funcione.
    Se calhar sou eu que estou errado, e não estamos numa economia de livre mercado, mas num regime socialista, em que é preciso salvaguardar as elites da oligarquia…

RESPONDER

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …

Vanessa Guillen foi espancada até à morte. Jovem soldado tinha dito à mãe que era vítima de assédio

Vanessa Guillen foi vista pela última vez a 22 de abril, pouco tempo depois de confessar à mãe que estava a ser assediada por um sargento. O principal suspeito da morte da jovem suicidou-se e …

Presidente da Câmara do Funchal envia carta a Boris Johnson a defender a Madeira

O presidente da Câmara do Funchal escreveu uma carta a Boris Johnson, na qual realça "alguns argumentos fortes" a favor da Madeira como destino de férias para os cidadãos do Reino Unido. O presidente da Câmara …

Livros pró-democracia desapareceram das bibliotecas de Hong Kong

Livros escritos por importantes ativistas da democracia de Hong Kong começaram a desaparecer das bibliotecas da cidade, avança a agência noticiosa francesa AFP, citando registos online destes espaços. Os livros pró-democracia desapareceram das prateleiras da …

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal. O ex-treinador do Boavista, que já tinha passado pelo Bonfim em 2018/2019, vai suceder a Júlio Velázquez no comando técnico dos sadinos. Esta segunda-feira, Lito Vidigal, …

Estados Unidos confirmam rara infeção provocada por parasita que destrói o cérebro

Foi detetada, no cérebro de uma pessoa no condado de Hillsborough, uma ameba rara que destrói o cérebro. O parasita chama-se Naegleria Fowleri. Uma ameba rara que destrói o cérebro, conhecida como Naegleria Fowleri, foi detetada numa …

IKEA devolve a Portugal 500 mil euros em apoios do lay-off

A IKEA já reuniu com o Governo e diz estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado.  Segundo o Dinheiro Vivo, a IKEA Portugal vai devolver cerca de 500 …

Isabel dos Santos diz-se "contactável e disponível" para colaborar com a justiça

Isabel dos Santos negou, esta segunda-feira, que a justiça desconheça o seu paradeiro e que não a consiga contactar, depois de o procurador-geral de Angola ter vindo a público denunciar a ausência de respostas da …