Novo Banco vai pedir mais 700 milhões de euros ao Fundo de Resolução

António Cotrim / Lusa

O Novo Banco vai pedir mais 700 milhões de euros ao Fundo de Resolução, de acordo com a notícia avançada, esta sexta-feira, pelo Jornal Económico.

O Jornal Económico avança que o Novo Banco vai pedir ao Fundo de Resolução um valor superior à necessidade inscrita pelo Governo no Programa de Estabilidade 2019-2023, que totaliza os 600 milhões de euros de empréstimo no próximo ano.

De acordo com o mesmo jornal, o montante de compensação de capital estimado nas contas do terceiro trimestre do Novo Banco supera já 640 milhões de euros e que a nova chamada de capital deverá ser superior a 700 milhões.

A injeção de capital ocorrerá no âmbito do mecanismo de capital contingente que foi acordado aquando da venda de 75% do banco ao Lone Star. O fundo está obrigado a injetar dinheiro no Novo Banco sempre que haja perdas na venda de um conjunto de ativos com impacto na estabilidade financeira do banco.

Esta informação foi confirmada ao Económico por diversas fontes próximas a este processo, que dão conta da necessidade do banco acelerar a redução do rácio de NPL (non-performing loans, ou crédito não produtivo).

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Muito bem… cada vez que aparece uma “boa” noticia destas, lembro-me logo do que que dizia o “salvador” Passos Coelho:
    “BES: “Não haverá custos diretos para os contribuintes”
    Passos diz que não haverá custos porque o banco não foi nacionalizado”
    tvi24.iol.pt/videos/bes-nao-havera-custos-diretos-para-os-contribuintes/55f0a2df0cf21392a0b27457

    • E o Costa entenderá que deverá continuar a haver custos porque não é nacionalizado; para mim estaria bem era fechado pois a situação actual resultará de poucos de nós acreditarem na fiabilidade de tal instituição tal a herança que herdou.

    • Meu caro, sabe o que é o Fundo de Resolução? Sabe para que serve e como é financiado, isto é, de onde vem o carcanhol? Sugiro que se informe! Agora que isto é um escândalo, lá isso é! Mais um!!!

      • Acho que sei, mas, não nos queres elucidar?
        Não te esqueças de referir o saldo desse fundo, cujo buraco já vai em mais de 6 mil milhões!..

        • Grosso modo, e sem querer entrar em grandes detalhes que deixo para quem é da área, são todos os bancos que compõem o sistema financeiro quem paga. Como neste momento o fundo de Resolução não tem provisões suficientes para acomodar os efeitos de uma das maiores golpadas da história do rectângulo, o Estado foi endividar-se para o efeito. A banca irá repor esses montantes ao longo de, creio, 35 anos, a uma taxa simpática mas, ainda assim, superior àquela a que o Estado se está a financiar para cobrir o buraco.

          Porém, há muitas coisas que foram aqui escritas e, embora não sejam legalmente possíveis, deveriam poder fazer-se, a começar por deixar os Espírito Santo sem um cêntimo que fosse.

          Deixarem passar impunes coisas como esta, o BPN, o Banif, o BPP, o Montepio, o BCP, a CGD, o Berardo, etc., não pode voltar a acontecer!!

  2. Nem mais um euro para o Novo Banco. Acabou-se.
    A isto chama-se um roubo.
    Quem são os acionistas?
    Que compromissos assumiu o Estado Português no ato de venda?
    Quantos M€ já foram “dados” pelo fundo de resolução? e em que foram aplicados?
    Qual o valor do arresto dos bens dos ex acionistas do grupo BES/GES? para onde foram dirigidos.
    Acabe-se , de vez, com esta situação.

  3. No SCP (Só caloteiros em Portugal) estão uns tantos milhões perdoados pelos DDT’s do banco e dos lagartos (Ricciardi’s, Soares Franco’s e cia).
    Antes de me irem ao bolso vão buscar o dinheiro para onde o desviaram…

  4. o banco dos cnatagistas, assim tambem eu comprava bancos ás custas dos contribuintes. e ainda chamam a isto democracia e capitalismo? sistema esclavagista isso sim.

  5. Então este não era o Banco Bom? Tomaria se fosse ruim…
    Supostamente, vende-se um bem e recebe-se algo em troca por isso, neste caso venderam 3/4 do banco e continuamos a pagar, grande negócio.
    Isto não é um banco, é um poço sem fundo, um “negócio da China” para alguns, para o povo pagante é um negócio ruinoso.
    E quem são os responsáveis?

    • É como o Orçamento do Estado, um eterno sorvedouro do dinheiro do pessoal…
      Há dias uma notícia aqui dava conta de uma teoria segundo a qual pode existir um buraco negro no sistema solar. Está parcialmente certa. Não é um, são dois: ambos localizados no 3.° planeta a contar do Sol, na cidade de Lisboa. Um no Marquês de Pombal, o outro no Terreiro do Paço…

  6. Há que privilegiar determinados indivíduos para que pareçamos normais … a normalidade é roubar à descarada com apoio da lei … tão lindo , parece poesia .

RESPONDER

Disney+ alerta para estereótipos racistas. Filmes clássicos com avisos sobre "maus tratos"

Embora já exibisse mensagens padrão desde o ano passado, a nova plataforma de vídeo Disney+ mostra agora um aviso, que não pode ser passado à frente, no início de vários filmes clássicos - como Dumbo …

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …