Governo de Costa queria conhecer a auditoria. Agora, Centeno recusa divulgá-la

Mário Cruz / Lusa

O Executivo de António Costa tinha “muita curiosidade” em conhecer a auditoria à ação do Banco de Portugal na resolução do BES, quando Mário Centeno ainda integrava o Governo. Agora, o Banco de Portugal recusa divulgar o documento.

Num debate quinzenal, em resposta a Catarina Martins, António Costa assumiu que o Governo tinha muita curiosidade em conhecer a auditoria à ação do Banco de Portugal (BdP) na resolução do BES. Na altura, o primeiro-ministro contava com Mário Centeno à cabeça da pasta das Finanças.

Agora, enquanto governador do Banco de Portugal, Mário Centeno recusa divulgar esse mesmo relatório. Segundo o Expresso, a recusa chegou ao Bloco de Esquerda esta quarta-feira, numa carta assinada por José Queiró, secretário-geral do BdP, que adiantou que o documento não pode ser revelado porque se encontra “sujeito a dever de segredo“.

A missiva aponta ainda que a violação desta norma implicaria uma violação no Código Penal, pelo que “o Banco de Portugal encontra‐ se impedido de proceder ao envio”.

A carta é uma resposta a um requerimento enviado pelo BE no final de julho, que exigia a divulgação dos resultados da auditoria interna à atuação do próprio regulador na resolução do BES.

O Bloco de Esquerda argumentou que, ao contrário da posição de Carlos Costa – que defendia que a auditora era “um documento interno, para uso interno, pedido pelo governador” -, Mário Centeno deveria manter a posição do Governo que integrou e revelar o documento.

A autoridade que decidiu a resolução bancária do BES foi o Banco de Portugal. Dado que a  resolução do BES foi experimental, os partidos têm insistido na tentativa de perceber como é que o próprio banco viu a sua atuação naquele caso, mas sem sucesso.

PS admite comissão de inquérito ao Novo Banco

Depois de o Bloco ter dito que iria propor uma comissão de inquérito ao Novo Banco, foi a vez do PS seguir o mesmo caminho. “O PS pondera propor um inquérito parlamentar” ao Novo Banco, disse João Paulo Correia, coordenador dos socialistas na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, ao Expresso.

Para que o processo avance, é preciso acabar de estudar o relatório de auditoria que chegou aos deputados. “Essa ponderação tem a ver com a análise detalhada da auditoria que ainda está a decorrer”, acrescentou o deputado. Contudo, falta ainda conhecer as partes que foram classificadas como confidenciais e receber do Governo a “chave de descodificação” quer permitirá aos deputados ligar credores a créditos.

O PS não quer que a comissão de inquérito se concentre apenas no período do Novo Banco, mas que vá ao período de Ricardo Salgado enquanto presidente do BES, avança ainda o semanário. João Paulo Correia referiu ainda que 90% das perdas de quatro mil milhões do banco ocorreram ainda antes de este ser resolvido pelo Banco de Portugal.

“Tem de ter um objeto mais amplo, que recue ao tempo do BES. É importante analisar a resolução e a venda de 2015”, rematou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. O desgoverno não queria saber ou até talvez já saiba. É tudo poeira para os olhos do Zé Pagante e Zé Votante. O Costa e sua pandilha andavam derretidos para meter o cativador no B. P. Eles lá sabiam porquê. Nunca vi gente tão falsa na minha vida.

  2. Auditoria???? Como é que se pode esperar algo de verdadeiramente esclarecedor da investigação feita por uma entidade como a Deloitte que assessorou o Novo Banco? E quem é que paga esta fantochada? E onde está o relatório secreto que o governador do Banco de Portugal se recusou a entregar?

RESPONDER

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …

Primeiro-ministro francês está a receber centenas de peças de lingerie no correio

O primeiro-ministro francês tem estado a receber roupa interior feminina na sua caixa de correio. Foi a forma encontrada pelas lojas de lingerie para protestarem contra as restrições da pandemia que as obrigam a estar …

Inteligência artificial "identifica" autores dos Manuscritos do Mar Morto

Investigadores da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, recorreram à inteligência artificial para concluir que os Manuscritos do Mar Morto foram redigidos por vários escribas, o que abre uma "nova janela" para o estudo do …

Inteligência Artificial vai ajudar a identificar fontes de poluição no Bangladesh

A produção de tijolos é uma fonte de poluição que ameaça a saúde da população e do planeta, mas regular esta indústria pode ser uma tarefa difícil para as autoridades. Para resolver o problema, uma …

Portimonense 1-5 Benfica | "Águia" arrasa em solo algarvio

O Benfica regressou aos triunfos depois de ter vencido o Portimonense por 5-1, numa partida relativa à 28.ª jornada da Liga NOS, após o desaire registado na recepção ao Gil Vicente.  Porém, não foi um duelo …

Vigaristas burlaram mulher de 90 anos em 32 milhões de dólares

Uma mulher de Hong Kong, de 90 anos, foi defraudada em 32 milhões de dólares por burlões que se fizeram passar por agentes policiais chineses, via chamada telefónica. A Agence France-Presse (AFP) escreve que um jovem …