/

Auchan compra operação do Dia. 489 lojas Minipreço e 2650 trabalhadores reintegrados

Investimento ronda os 155 milhões de euros e representa a saída do Grupo Dia, que perdeu 67 milhões de euros no primeiro semestre do ano, do mercado português.

A Auchan Portugal acordou com o Grupo Dia a aquisição de toda a operação em Portugal, resultando na compra  das 489 lojas Minipreço e Mais Perto, num investimento que ronda os 155 milhões de euros, foi anunciado esta quinta-feira.

Três armazéns, além dos contratos, licenças e ativos necessários para a operação fazem parte do acordo milionário. Além disso, está garantida a integração dos 2650 colaboradores do Minipreço.

Num comunicado conjunto da Auchan Retail e do Grupo Dia, a que a Lusa teve acesso, as empresas informam que, com este acordo, o grupo Auchan reforça o posicionamento no setor e amplia a rede de lojas no mercado de proximidade e franchising.

O Grupo Dia sai do mercado português para centrar esforços na sua estratégia — a distribuição alimentar de proximidade — nos mercados que são mais relevantes para o seu negócio.

“O nosso objetivo é que a Dia se concentre nos países onde tem potencial de crescimento. Para isso é necessário enfrentar o cenário atual e simplificar o perímetro do Grupo Dia”, explica, segundo o ECO, o presidente executivo global do Grupo Dia, Martín Tolcachir, no mesmo comunicado.

A transação só será concluída nos próximos meses, uma vez que está ainda sujeita à aprovação da Autoridade da Concorrência.

A rede de supermercados Dia perdeu 67 milhões de euros no primeiro semestre do ano, reduzindo as perdas em 35,8% em relação ao período homólogo, segundo os dados avançados pela empresa esta quinta-feira.

A Auchan conta atualmente com 93 lojas em território nacional e esta compra representa “uma forte aposta” da cadeia, diz o diretor-geral da Auchan Retail Portugal, Pedro Cid, em comunicado.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.