Atleta neozelandesa recebe medalha rara por gesto de fair play

Srdjan Suki / EPA

-

A atleta neozelandesa que ajudou a norte-americana Abbey D’Agostino durante a prova dos 5.000 metros ganhou uma medalha rara que prestigia atitudes de fair play.

Nikki Hamblin e Abbey D’Agostino ficaram conhecidas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro por se terem ajudado mutuamente na meia-final feminina dos 5.000 metros.

As duas mostraram o verdadeiro significado do espírito olímpico quando, aos três quilómetros da prova, a atleta neozelandesa caiu, fazendo com que a norte-americana tropeçasse logo a seguir.

Ambas se levantaram para tentar terminar a corrida mas D’Agostino teve mesmo de parar porque se lesionou num pé.

A neozelandesa, que tinha sido ajudada em primeiro lugar, abrandou o ritmo e parou junto da colega para a tentar animar.

A atleta dos EUA ainda tentou convencer Hamblin a continuar a prova mas esta recusou e só deixou D’Agostino quando chegou uma cadeira de rodas para a levar da arena.

Foi graças a este gesto que o Comité Olímpico Internacional decidiu atribuir à atleta da Nova Zelândia a prestigiosa medalha Pierre de Coubertin, avança o The Telegraph.

A medalha, que prestigia atitudes de fair play, é bastante rara, tendo sido atribuída apenas 17 vezes na história da competição.

“Ganhar este prémio é uma sensação esmagadora”, afirmou Hamblin, citada pelo jornal britânico.

Estou orgulhosa do que fizemos e acredito verdadeiramente que podemos ser competitivos e responsáveis ao mesmo tempo”, acrescenta.

“Todos os atletas vêm para competir mas há muitas pessoas que não o conseguem e a verdade é que todo o caminho desta jornada importa”.

“Esta foi uma dessas jornadas e acabou por ser um dos momentos mais importantes da minha vida”, revela a atleta.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Jovens como estas são os “verdadeiros herois” que a nossa sociedade precisa.
    Abdicar de ser as primeiras numa competição destas, para atender a colega que precisa de ajuda, são gestos muito raros mas de louvar.
    Medalha bem merecida. Parabéns pelo vosso testemunho.

RESPONDER

O que Neymar mais quer é voltar a jogar com Messi. Só se vier a custo zero, diz o Barça

O internacional brasileiro Neymar, que alinha pelo PSG, confessou esta quarta-feira que o mais deseja é voltar a jogar com o astro argentino Lionel Messi, com quem partilhou balneário entre 2013 e 2017 no Barcelona. …

Ministro da Administração Interna e procuradora-geral da República vão ser ouvidos no Parlamento

Eduardo Cabrita será ouvido sobre o caso do cidadão ucraniano assassinado nas instalações do SEF e Lucília Gago sobre a "recente diretiva sobre os poderes hierárquicos" na magistratura do Ministério Público. A comissão de Assuntos Constitucionais …

Portugal regista mais 79 mortos e 3.772 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais 79 mortos relacionados com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, e 3.772 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

França investiga 76 mesquitas por suspeita de radicalização islâmica

A França vai investigar nos próximos dias 76 mesquitas por suspeitas de radicalização islâmica, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior do país, Gerald Darmanin. Trata-se de 16 templos na região de Paris e 60 no …

Medidas estão a dar resultados. Novas regras apresentadas sábado vão vigorar até 7 de janeiro

O primeiro-ministro afirmou que as medidas adotadas estão a produzir resultados, havendo uma trajetória descendente de novos casos de covid-19, mas advertiu que janeiro é mês de risco e as restrições não podem ser aliviadas. Esta …

Interpol alerta para ameaça do crime organizado ligado às vacinas. Falsificações podem ser fatais

A Interpol emitiu um alerta global aos perigos de burlas à volta da nova vacina para a covid-19. As falsificações podem ser lucrativas para os criminosos e fatais para quem as usar. A Interpol emitiu um …

Alguns distritos de Portugal continental e Madeira com avisos meteorológicos até domingo

Alguns distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar a partir de hoje e pelo menos até domingo com vários avisos meteorológicos devido à agitação marítima, vento e queda de neve, de …

R abaixo de 1 em Portugal. Um milhão de pessoas pode já ter tido contacto com o vírus

Um doente covid-19 em Portugal está a infetar, em média, menos de uma pessoa, segundo dados do Instituto Ricardo Jorge revelados esta quinta-feira, que mostram que o Rt voltou a estar abaixo do 1. “Atualmente, o …

EUA aprovam legislação que pode excluir firmas chinesas do seu mercado de capitais

O Congresso norte-americano aprovou esta quinta-feira legislação que força as empresas chinesas a saírem dos índices bolsistas norte-americanos a menos que cumpram as regras de contabilidade nos Estados Unidos. A legislação, que pode afetar dezenas de …

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Vila Verde

A Polícia Judiciária está a fazer buscas na Câmara de Vila Verde, no distrito de Braga, relacionadas com "adjudicações a juntas de freguesia", confirmou esta quarta-feira à Lusa fonte daquela força policial. Segundo a mesma fonte, …