Cair contigo, levantar e ser feliz. A história de duas atletas no Rio

Srdjan Suki / EPA

-

Nikki Hamblin e Abbey D’Agostino mostraram o verdadeiro espírito olímpico e ajudaram-se uma à outra depois de uma queda feia na última terça-feira.

Quem chega nos primeiros lugares costuma atrair todos os holofotes mas, na meia-final dos 5.000 metros desta terça-feira, passou-se exatamente o contrário.

Duas atletas, provenientes da Nova Zelândia e dos Estados Unidos, acabaram nos últimos lugares da prova mas foram recebidas como verdadeiras campeãs olímpicas, escreve a BBC.

Tudo começou quando, perto dos três quilómetros da corrida, a neozelandesa Nikki Hamblin, de 28 anos, teve uma queda feia no meio da pista.

Como a americana Abbey D’Agostino, de 24 anos, estava mesmo atrás, não conseguiu evitar a colisão e caiu logo a seguir.

A segunda atleta levantou-se primeiro mas Hamblin continuava no chão, aparentemente a chorar.

Por isso, D’Agostino resolveu esquecer a prova e, em vez de tentar recuperar o tempo perdido, preferiu ajudar a colega que, até àquele momento, era uma perfeita desconhecida.

“Levanta-te. Temos que terminar isto”, terá dito à neozelandesa, enquanto a tentava levantar.

Quando tentavam finalmente concluir a prova, foi a vez da americana se queixar do tornozelo. Então, Hamblin abrandou o ritmo e parou junto da colega.

Ambas terminaram a prova com os últimos tempos mas foram muito aplaudidas por todos aqueles que se encontravam no estádio olímpico do Rio de Janeiro.

As duas trocaram um abraço no final e depois D’Agostino teve mesmo de ser levada numa cadeira de rodas.

Inicialmente, era esperado que nenhuma se conseguisse qualificar para a final mas, graças ao fair-play demonstrado, os organizadores dos Jogos decidiram dar-lhes uma segunda oportunidade.

Caso estejam em condições e sem nenhuma lesão, as duas vão reencontrar-se na final, agendada para a próxima sexta-feira.

FM, ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Erupção de La Palma. Cães salvos por um grupo misterioso

Um grupo misterioso - que se auto-denomina A-Team - afirma ter resgatado vários animais "presos" devido à erupção do vulcão Cumbre Vieja em La Palma, nas Canárias. De acordo com o jornal britânico The Guardian, as …

Alec Baldwin

Assistente que entregou arma a Alec Baldwin já teria tido práticas inseguras

Uma fabricante de adereços disse que, no passado, já tinha mostrado preocupação com o facto de o assistente de realização ter protagonizado situações inseguras. No fim-de-semana, um documento judicial obtido pela CNN mostrou que a arma …

Metade dos chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se em bloco

Uma dezena de chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se esta segunda-feira, em protesto contra a falta de condições de trabalho e o "desinvestimento" no Serviço Nacional de Saúde. Contactada pela agência Lusa, …

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …

Conselho das Finanças Públicas alerta para riscos na TAP e falta de orçamentação para Novo Banco

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou esta segunda-feira, numa análise à proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2022 (OE2022), para a possibilidade de se injetar mais dinheiro na TAP e no …

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho

Novo Banco apresenta nova imagem. "Agora é o renascimento", diz Ramalho

O presidente do Novo Banco disse, esta segunda-feira, que a nova imagem representa o "renascimento" da instituição financeira, que está numa "rota de lucro e rendibilidade". Na apresentação da nova imagem de marca do Novo Banco, …