Cair contigo, levantar e ser feliz. A história de duas atletas no Rio

Srdjan Suki / EPA

-

Nikki Hamblin e Abbey D’Agostino mostraram o verdadeiro espírito olímpico e ajudaram-se uma à outra depois de uma queda feia na última terça-feira.

Quem chega nos primeiros lugares costuma atrair todos os holofotes mas, na meia-final dos 5.000 metros desta terça-feira, passou-se exatamente o contrário.

Duas atletas, provenientes da Nova Zelândia e dos Estados Unidos, acabaram nos últimos lugares da prova mas foram recebidas como verdadeiras campeãs olímpicas, escreve a BBC.

Tudo começou quando, perto dos três quilómetros da corrida, a neozelandesa Nikki Hamblin, de 28 anos, teve uma queda feia no meio da pista.

Como a americana Abbey D’Agostino, de 24 anos, estava mesmo atrás, não conseguiu evitar a colisão e caiu logo a seguir.

A segunda atleta levantou-se primeiro mas Hamblin continuava no chão, aparentemente a chorar.

Por isso, D’Agostino resolveu esquecer a prova e, em vez de tentar recuperar o tempo perdido, preferiu ajudar a colega que, até àquele momento, era uma perfeita desconhecida.

“Levanta-te. Temos que terminar isto”, terá dito à neozelandesa, enquanto a tentava levantar.

Quando tentavam finalmente concluir a prova, foi a vez da americana se queixar do tornozelo. Então, Hamblin abrandou o ritmo e parou junto da colega.

Ambas terminaram a prova com os últimos tempos mas foram muito aplaudidas por todos aqueles que se encontravam no estádio olímpico do Rio de Janeiro.

As duas trocaram um abraço no final e depois D’Agostino teve mesmo de ser levada numa cadeira de rodas.

Inicialmente, era esperado que nenhuma se conseguisse qualificar para a final mas, graças ao fair-play demonstrado, os organizadores dos Jogos decidiram dar-lhes uma segunda oportunidade.

Caso estejam em condições e sem nenhuma lesão, as duas vão reencontrar-se na final, agendada para a próxima sexta-feira.

FM, ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …