Atirador de elite pediu para abater suspeito armado na abertura do Mundial

MAMC Photography / FLickr

-

Uma tragédia esteve prestes a acontecer na partida de abertura do Mundial 2014, quando um atirador de elite pediu autorização para abater um suspeito armado que estava próximo da presidente Dilma Rousseff e a outras autoridades.

A autorização, no entanto, foi negada. O suspeito era um polícia militar que estava num local não permitido durante o segundo tempo da partida entre Brasil e Croácia. O agente acabou por ser retirado do local.

A falha na segurança da primeira partida ocorreu depois de o atirador da Polícia Civil ter avistado um suspeito com roupas do Grupo de Ações Táticas da Polícia Militar e ser informado de que não havia nenhum agente naquela área, de acesso proibido.

O ministro brasileiro do Desporto, Aldo Rebelo, comentou o episódio esta sexta-feira, em conferência de imprensa, indicando que “como essa área dava acesso às autoridades presentes, o atirador da polícia civil pediu permissão para alvejar o suspeito”.

“Essa autorização foi submetida a quem tem a atribuição de conceder, e foi negada, para averiguação. Entretanto, identificou-se que quem estava na área era um agente da polícia”, afirmou.

Ao lado de Dilma Rousseff, estavam na tribuna o presidente da FIFA, Joseph Blatter, e o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

Segundo a “Folha de São Paulo”O disparo foi negado depois de outro agente reconhecer o então suspeito, pelas imagens do sistema de video-vigilância.

Blog do Planalto / Flickr

Dilma Rousseff com Joseph Blatter, João Havelange e Pelé

Dilma Rousseff com Joseph Blatter, João Havelange e Pelé

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Brigadas dos lares arrancam com menos profissionais do que o previsto

As Brigadas de intervenção Rápida para os lares atingidos por surtos de covid-19 arrancam esta quinta-feira - mas há menos enfermeiros e cuidadores do que o previsto. Em declarações à Renascença, o presidente do Instituto da …

PS segue PSD e propõe voto antecipado para eleitores em confinamento

O Partido Socialista (PS) decidiu juntar-se ao Partido Social Democrata (PSD) na ideia de alargar o direito de voto antecipado aos eleitores que estejam em confinamento à data das próximas eleições presidenciais. De acordo com o …

Santos Silva assume "contactos" para reforço dos EUA da base das Lajes (e desdramatiza eventual crise política)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, disse, em entrevista ao Público e à Renascença, que há "contactos" com os Estados Unidos para reforço norte-americano da base das Lajes e desdramatizou a aprovação do Orçamento …

3.800 euros por mês. Genebra aprova o primeiro salário mínimo (e é o mais alto do mundo)

Os habitantes de Genebra, na Suíça, aprovaram, este domingo, a proposta de um salário mínimo de 23 francos suíços por hora (equivalente a cerca de 21,30 euros) para todos os que trabalham na cidade. De acordo …

No day after do debate caótico, Biden pede regras rígidas e Trump queixa-se do moderador

O debate caótico entre Donald Trump e Joe Biden motivou críticas generalizadas que suscitam dúvidas sobre se será de manter os outros dois debates ou se, mantendo-os, será necessário alterar as regras. Um dia após a …

OE2021. Pontas soltas, alguns avanços e uma certeza: se houver entendimento, há acordo por escrito

Se houver entendimento em algumas matérias com o Bloco de Esquerda e o PCP, haverá um "compromisso escrito", adiantou Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. Em entrevista ao podcast Política com Palavra, do PS, …

Covid-19. Hospitais da região de Lisboa pedem camas uns aos outros

Os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo continuam a bater à porta uns dos outros a pedir camas para internar doentes com covid-19. Segundo a edição desta quinta-feira do jornal Público, os …

Vinícius perto do Tottenham de Mourinho

O avançado brasileiro deverá ser confirmado como reforço do Tottenham ainda esta quinta-feira, saindo do Benfica por empréstimo e com opção de compra que ronda os 40 milhões de euros. De acordo com o jornal Record, …

Navalny acusa Putin de estar por trás do seu envenenamento

O líder da oposição russa, que já deixou o hospital alemão onde estava a ser tratado, acusou o Presidente do país de ser a pessoa responsável pelo seu envenenamento. "Afirmo que Vladimir Putin está por trás …

Vírus está fora de controlo no Reino Unido, admitem peritos britânicos

Os especialistas britânicos de saúde pública admitem que o país está a ir na direção errada, à medida que o número de internamentos escala. Esta quarta-feira, os especialistas de saúde pública do Reino Unido admitiram que …