Atentados no aeroporto e no metro de Bruxelas fazem dezenas de mortos

A capital belga foi na manhã desta terça-feira abalada por várias explosões, em locais como o aeroporto e o metro da cidade. O nível de de alerta terrorista foi elevado para o máximo.

Duas explosões no aeroporto de Zaventem, em Bruxelas, aconteceram por volta das oito da manhã, seguindo-se, uma hora depois, uma explosão na estação de metro de Maelbeek, perto dos edifícios das instituições europeias.

De acordo com a BBC, toda a área do aeroporto e o sistema de metro da capital belga foram encerrados. Todos os voos de e para Bruxelas foram cancelados.

As linhas de comboio também foram interrompidas, assim como os túneis rodoviários da cidade que se encontram fechados. Além do metro, também os transportes públicos como os autocarros e elétricos estão parados.

Segundo o procurador federal belga, já está confirmado que a explosão no aeroporto foi provocada por um bombista suicida. Há 34 mortos confirmados e cerca de 180 feridos.

Estes ataques acontecem quatro dias depois de Salah Abdeslam, o único terrorista dos atentados de Paris que se encontrava em fuga, ter sido detido em Bruxelas.

Segundo as autoridades belgas, durante os quatro meses em que esteve fugido, o terrorista já estaria a preparar outro ataque na cidade belga.

Neste momento, o alerta terrorista em Bruxelas já foi alterado para o nível máximo. Habitantes foram aconselhados a permanecerem no sítio onde estão e a evitarem mover-se pelos principais pontos da cidade.

O primeiro-ministro Charles Michel deu uma conferência de imprensa no final da manhã, classificando estes ataques como “cegos, violentos e cobardes”.

O governante revelou que foram ativadas novas medidas de segurança, incluindo forças militares nas fronteiras do país. França também já reforçou as fronteiras e o sistema de transportes com mais de mil polícias.

Para já, não há conhecimento de vítimas mortais portuguesas em Bruxelas, a não ser uma portuguesa de 30 anos que ficou ferida na sequência da explosão ocorrida na estação de metro.

O secretario de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, confirmou que a jovem, natural de Coimbra, se encontra fora de perigo e já está em casa.

Entretanto, a zona de check-in do aeroporto de Lisboa foi isolada e evacuada pela PSP devido a um “objeto estranho” abandonado. Não foi encontrado qualquer vestígio que represente ameaça, pelo que o aeroporto já voltou ao seu funcionamento normal.

O primeiro-ministro falou esta terça-feira durante uma visita à Madeira, manifestando as suas condolências e solidariedade ao povo belga e afirmando que não existe nenhuma alteração no nível de segurança em Portugal.

“Os países não podem estar a responder por impulso cada vez que há um atentado”, afirmou o governante António Costa, considerando que este é um “combate de longa duração”.

Também o Presidente da República fez uma declaração pública a partir do Palácio de Belém, qualificando este atentado como “um ataque cego e cobarde que atingiu o coração da Europa”.

Marcelo Rebelo de Sousa revelou ainda que já transmitiu aos reis belgas “o pesar, repúdio e solidariedade do povo português” e afirmou estar a acompanhar a situação, “nomeadamente no que diz respeito à nossa compatriota que ficou ferida nesses ataques”.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A Europa parece estar-se a transformar aos poucos num mundo árabe, os políticos europeus têm vindo pouco a pouco dando o tiro no próprio pé, nada me admira se amanhã partidos sobretudo de extrema-direita vierem a tomar conta de tudo isto como último recurso. Os valores europeus têm vindo a ser espezinhados em nome de uma liberdade sem limites e sem nexo.

  2. Quando será que estes Srs. totós da Europa central entendem que só há uma maneira de acabar com este flagelo com tendência a piorar… que é correr com estes árabes islâmicos e outros filhos da puta que tais, que vivem de subsídios e não trabalham, TODOS DAQUI PARA FORA?? Carreguem-nos num avião, dêem-lhes para-quedas (avariados), voem para o meio do deserto e façam-nos saltar… resolvia-se logo o problema!! E não pensem que estou a falar de borla… é que por enquanto são bombinhas mas um dia podem ser atómicas sujas e outras que tais… já imaginaram?? hein?? já?? dinheiro para isso parece não lhes faltar… rsss. Chamem para cá mais MERDA DESTA Srs. alemães e outros otários iguais… vocês são todos uns palermas, esqueceram a historia do cavalo de Troia!!

  3. Agora é só ver que lhes dá/vende armas e anda a destabilizar os países do médio oriente, para encontrar as causas e os culpados!!

RESPONDER

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …

Portugal tem há cinco dias os mesmos 43 recuperados. DGS e especialistas explicam porquê

Portugal regista, desde o passado dia 27 de abril, os mesmos 43 recuperados da Covid-19, segundo os boletins epidemiológicos diários da Direção-Geral da Saúde. Questionado pela agência Lusa sobre a estagnação no número de altas hospitalares …

Morreu o coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril

A Câmara Municipal de Estremoz, no distrito de Évora, prestou esta terça-feira homenagem ao coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril de 1974, que morreu no passado dia 23 de março aos 86 …

À boleia da pandemia, Parlamento da Hungria reforça poderes de Viktor Orbán

O Parlamento húngaro aprovou, esta segunda-feira, uma série de medidas para fazer face à pandemia de covid-19, entre as quais um projeto de lei que permite o estado de emergência por tempo indeterminado. De acordo com …

Portugal deverá perder dois milhões de habitantes até 2080

A população residente em Portugal poderá baixar dos atuais 10,3 milhões de habitantes para 8,2 milhões em 2080, de acordo com projeções do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira divulgadas. Os mesmos dados indicam, porém, …

Ministro da Economia admite nacionalizar empresas em caso de necessidade para combater surto

O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, admitiu esta terça-feira a possibilidade do Estado vir a nacionalizar empresas, caso seja necessário para combater as consequências económicas do surto de Covid-19. "O Estado tem ferramentas …

Coutinho quer voltar à Premier League (e já há cinco clubes na corrida)

Philippe Coutinho está interessado em regressar à Premier League, havendo já cinco clube ingleses na corrida pelo internacional brasileiro. Manchester United, Arsenal, Chelsea, Tottenham e Leicester são os clubes interessados em levar Coutinho de volta …