/

Atentados no aeroporto e no metro de Bruxelas fazem dezenas de mortos

4

A capital belga foi na manhã desta terça-feira abalada por várias explosões, em locais como o aeroporto e o metro da cidade. O nível de de alerta terrorista foi elevado para o máximo.

Duas explosões no aeroporto de Zaventem, em Bruxelas, aconteceram por volta das oito da manhã, seguindo-se, uma hora depois, uma explosão na estação de metro de Maelbeek, perto dos edifícios das instituições europeias.

De acordo com a BBC, toda a área do aeroporto e o sistema de metro da capital belga foram encerrados. Todos os voos de e para Bruxelas foram cancelados.

As linhas de comboio também foram interrompidas, assim como os túneis rodoviários da cidade que se encontram fechados. Além do metro, também os transportes públicos como os autocarros e elétricos estão parados.

Segundo o procurador federal belga, já está confirmado que a explosão no aeroporto foi provocada por um bombista suicida. Há 34 mortos confirmados e cerca de 180 feridos.

Estes ataques acontecem quatro dias depois de Salah Abdeslam, o único terrorista dos atentados de Paris que se encontrava em fuga, ter sido detido em Bruxelas.

Segundo as autoridades belgas, durante os quatro meses em que esteve fugido, o terrorista já estaria a preparar outro ataque na cidade belga.

Neste momento, o alerta terrorista em Bruxelas já foi alterado para o nível máximo. Habitantes foram aconselhados a permanecerem no sítio onde estão e a evitarem mover-se pelos principais pontos da cidade.

O primeiro-ministro Charles Michel deu uma conferência de imprensa no final da manhã, classificando estes ataques como “cegos, violentos e cobardes”.

O governante revelou que foram ativadas novas medidas de segurança, incluindo forças militares nas fronteiras do país. França também já reforçou as fronteiras e o sistema de transportes com mais de mil polícias.

Para já, não há conhecimento de vítimas mortais portuguesas em Bruxelas, a não ser uma portuguesa de 30 anos que ficou ferida na sequência da explosão ocorrida na estação de metro.

O secretario de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, confirmou que a jovem, natural de Coimbra, se encontra fora de perigo e já está em casa.

Entretanto, a zona de check-in do aeroporto de Lisboa foi isolada e evacuada pela PSP devido a um “objeto estranho” abandonado. Não foi encontrado qualquer vestígio que represente ameaça, pelo que o aeroporto já voltou ao seu funcionamento normal.

O primeiro-ministro falou esta terça-feira durante uma visita à Madeira, manifestando as suas condolências e solidariedade ao povo belga e afirmando que não existe nenhuma alteração no nível de segurança em Portugal.

“Os países não podem estar a responder por impulso cada vez que há um atentado”, afirmou o governante António Costa, considerando que este é um “combate de longa duração”.

Também o Presidente da República fez uma declaração pública a partir do Palácio de Belém, qualificando este atentado como “um ataque cego e cobarde que atingiu o coração da Europa”.

Marcelo Rebelo de Sousa revelou ainda que já transmitiu aos reis belgas “o pesar, repúdio e solidariedade do povo português” e afirmou estar a acompanhar a situação, “nomeadamente no que diz respeito à nossa compatriota que ficou ferida nesses ataques”.

ZAP

4 Comments

  1. A Europa parece estar-se a transformar aos poucos num mundo árabe, os políticos europeus têm vindo pouco a pouco dando o tiro no próprio pé, nada me admira se amanhã partidos sobretudo de extrema-direita vierem a tomar conta de tudo isto como último recurso. Os valores europeus têm vindo a ser espezinhados em nome de uma liberdade sem limites e sem nexo.

  2. Quando será que estes Srs. totós da Europa central entendem que só há uma maneira de acabar com este flagelo com tendência a piorar… que é correr com estes árabes islâmicos e outros filhos da puta que tais, que vivem de subsídios e não trabalham, TODOS DAQUI PARA FORA?? Carreguem-nos num avião, dêem-lhes para-quedas (avariados), voem para o meio do deserto e façam-nos saltar… resolvia-se logo o problema!! E não pensem que estou a falar de borla… é que por enquanto são bombinhas mas um dia podem ser atómicas sujas e outras que tais… já imaginaram?? hein?? já?? dinheiro para isso parece não lhes faltar… rsss. Chamem para cá mais MERDA DESTA Srs. alemães e outros otários iguais… vocês são todos uns palermas, esqueceram a historia do cavalo de Troia!!

  3. Agora é só ver que lhes dá/vende armas e anda a destabilizar os países do médio oriente, para encontrar as causas e os culpados!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.