Atentado na London Bridge fez 7 vítimas, 3 atacantes (com coletes falsos) foram abatidos

Will Oliver / EPA

Polícia britânica na London Bridge, em Londres

Polícia britânica na London Bridge, em Londres

A polícia de Londres informou que o número de mortos nos atentados de sábado na capital britânica subiu para 7 pessoas, além de 3 atacantes, que foram baleados pelas autoridades. Os atacantes usaram falsos coletes de explosivos para semear o pânico.

“Nesta altura acreditamos que 7 pessoas morreram, além de 3 atacantes, que foram abatidos a tiro pela polícia”, afirmou o comissário adjunto da Polícia Metropolitana de Londres, Mark Rowley, em comunicado.

“Pelo menos 50 feridos foram levadas para seis hospitais em Londres”, acrescenta o comunicado.

O comissário explica que o veículo que atingiu peões na London Bridge, na noite de sábado, continuou depois para Borough Market.

“Os suspeitos deixaram então o veículo e várias pessoas foram esfaqueadas, incluindo um agente de serviço da polícia de transportes britânica que estava a responder ao incidente na London Bridge. Ficou gravemente ferido mas não corre risco de vida”, lê-se no comunicado.

As autoridades “responderam de forma corajosa e rápida, confrontando três homens suspeitos, que foram baleados e mortos em Borough Market. Os suspeitos foram confrontados e atingidos pela polícia oito minutos depois da primeira chamada.

A polícia voltou a apelar ao público para se manter longe das zonas onde decorreram os incidentes, de modo a facilitar os trabalhos de emergência, e anunciou que planeia reforçar o policiamento em toda a cidade de Londres nos próximos dias. “Haverá polícia adicional e agentes destacados em toda a capital”, segundo o comunicado.

Atacantes usaram falsos coletes de explosivos para “semear pânico e medo”

Ainda segundo o mesmo comunicado, “os três suspeitos usavam o que aparentavam ser coletes com explosivos, mas verificou-se depois que estes eram falsos”.

Os autores dos atentados “usaram falsos coletes de explosivos para semear o pânico e o medo”, confirmou também a primeira-ministra britânica, Theresa May, que acrescentou que a polícia abortou cinco atentados nos últimos meses.

Uma foto que está a circular nas redes sociais mostra um dos presumíveis atacantes, imobilizado no chão por um agente da polícia britânica, com um dos falsos coletes de explosivos.

Em conferência de imprensa na sua residência oficial, em Downing Street, a chefe do Governo britânico manifestou ainda a solidariedade com as famílias das vítimas e apelou a um maior controlo do ciberespaço para evitar que seja utilizado pelos terroristas.

O Partido Conservador britânico, da primeira-ministra Theresa May, suspendeu hoje a campanha para as legislativas antecipadas de 08 de junho, anunciou a porta-voz do partido Ellie Price.

Price escreveu na rede de mensagens curtas Twitter que “o partido não vai fazer campanha nacional hoje” e que esta decisão vai ser reanalisada ao longo dia de acordo com mais informações sobre o ataque” de sábado em London Bridge.

Neil Hall / Reuters

Agentes da Polícia Metropolitana de Londres com pessoas evacuadas da London Bridge após o atentado

Agentes da Polícia Metropolitana de Londres com pessoas evacuadas da London Bridge após o atentado

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estamos simplesmente desprotegidos e a mercê destes assassinos . A Segurança interna dos Países Europeus demonstra os seus limites de insuficiência . Os suspeitos futuros terroristas são identificados pelas autoridades nativos ou estrangeiros. Mas gozam livremente da permanecia nos Países de acolhimento . Acontece depois o que se vê, com sempre a mesma noticia “eram conhecidos dos serviços de segurança”, mas certo é as famílias das vitimas tem de se acomodar desta explicação !

RESPONDER

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …