/

Ataque mata 25 pessoas no Dia da Independência da Ucrânia. Economia ucraniana pode crescer 15,5%

Sergey Kozlov / EPA

Crianças de seis e 11 anos foram duas das vítimas mortais no ataque a uma estação ferroviária em Chaplyne. “É a nossa dor”, reagiu Zelenskyy.

Na terça-feira Volodymyr Zelenskyy disse que temia “provocações hediondas” e “ataques brutais” da Rússia, no dia seguinte, o Dia da Independência da Ucrânia

E o Dia da Independência, quarta-feira, ficou marcado por um ataque a uma estação ferroviária em Chaplyne.

O ataque na região Dnipropetrovsk terá sido concretizado pelas forças russas, através de um míssil que atingiu quatro carruagens de um comboio, na estação.

Causou a morte de 25 pessoas, entre as quais uma criança de seis anos e outra de 11 anos, revelam as autoridades ucranianas.

“A estação de Chaplyne é a nossa dor hoje”, reagiu Zelenskyy, que repetiu o aviso: “Definitivamente, faremos com que os invasores assumam a responsabilidade por tudo o que fizeram. E certamente expulsaremos os invasores da nossa terra”.

“Nenhuma mancha deste mal vai permanecer na nossa Ucrânia livre. Vamos fazer o nosso caminho para a vitória. Vai acontecer!”, continuou.

No dia em que se completaram seis meses desde o início da guerra, o presidente da Ucrânia recuou ao início da invasão russa para dizer que, no dia 24 de Fevereiro, “apareceu uma nova nação no mundo”.

“Não nasceu, renasceu. Uma nação que não chorou, gritou ou se assustou. Não fugiu. Não desistiu. E não esqueceu”, reforçou.

Zelenskyy considerou que, para os ucranianos, as algemas são piores do que ataques: “Não nos vamos sentar à mesa de negociações por termos medo, com uma arma apontada à cabeça. Para nós, o mais terrível não são mísseis, aviões e carros de combate, mas sim as algemas”.

Economia deve crescer

A Ucrânia atravessa uma crise grave, e em vários sectores, mas há esperança em relação à economia, para o próximo ano.

De acordo com a ministra da Economia ucraniana, Yulia Svyrydenko, a economia ucraniana deverá estabilizar no próximo ano e crescer até 15,5% em 2023.

A também vice-primeira-ministra disse à agência Reuters que a economia “tem de continuar a mexer-se”, apesar do conflito.

No entanto, admitiu que nesta altura é muito difícil fazer novas previsões por causa da guerra: “Depende totalmente do cenário militar”.

O Governo da Ucrânia vai reunir-se com responsáveis do Fundo Monetário Internacional, para conversarem sobre um novo programa de empréstimos.

Yulia Svyrydenko não divulgou valores mas disse que esse novo acordo deverá ser “relativamente grande”. E a prioridade é resolver rapidamente o assunto para ajudar a libertar fundos de outros credores e tranquilizar investidores.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.