A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou hoje que estão a ser enviadas para alguns contribuintes através de correio eletrónico falsas mensagens a solicitar a regularização de dívidas fiscais.
“Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a descarregar um ficheiro com conteúdo malicioso“, refere, na sua página na Internet, a Autoridade Tributária e Aduaneira.
A falsa mensagem que está a ser enviada a alguns contribuintes refere que está a ser feita uma atualização da lista de devedores e que o contribuinte tem de pagar um determinado valor para ser excluído da lista, pedindo depois para fazer ‘download’ da respetiva fatura para pagamento.
Esta é a segunda vez no espaço de dois meses que os contribuintes estão a ser alvo de um esquema de phishing, forma de fraude eletrónica caracterizada pela tentativa de “pescar” dados pessoais, através de mensagens electrónicas fraudulentas em nome das Finanças.
Em fevereiro, foi enviado em massa um e-mail para milhares de contribuintes com um “aviso importante”, com o logótipo da Autoridade Tributária e Aduaneira. Na mensagem enviada era também pedido aos cidadãos que regularizassem as dívidas ao Fisco através do download de um “ficheiro e-fatura”, para não serem colocados na “Lista de Devedores”.
A AT recomenda aos contribuintes que apaguem estas mensagens e que consultem o folheto informativo sobre Segurança Informática disponível no Portal das Finanças.
// Lusa