//

Associação denuncia fraude com microcâmaras em exames de código

3

SXC

-

A Associação Nacional de Industriais do Ensino da Condução (ANIECA) apresentou sete queixas ao Ministério Público por fraudes relacionadas com títulos de condução.

A ANIECA denuncia a existência de uma rede organizada. “Estamos a falar de fraudes que estão a acontecer pelo país todo, em todos os centros de exame”, sublinharam elementos da direção da associação, ao Jornal de Notícias.

Segundo fonte anónima, quando se apresentam ao exame de Código da Estrada, alguns candidatos usam uma microcâmara escondida na roupa, que transmite para o exterior as imagens com as perguntas do exame de código. No exterior, alguém vê as perguntas e as respostas chegam aos examinandos através de um pequeno auricular.

Este ano, já houve pessoas apanhadas em flagrante, mais precisamente em Braga (dois casos), e em Lisboa (um caso).

“É apenas uma de muitas estratégias com meios tecnológicos. É ponta do iceberg de esquemas bem montados e difíceis de detetar”, afirma a ANIECA.

Os responsáveis da associação defendem a colocação de inibidores de sinal nas salas onde decorrem os exames teóricos, que bloqueariam as transmissões. No entanto, esta medida não está de acordo com a lei existente, porque este tipo de equipamentos pode interferir em comunicações determinantes, como a aviação.

Em 2015, a Polícia Judiciária deteve 14 pessoas e desmantelou uma sofisticada rede que tinha em prática um esquema fraudulento em que os alunos pagavam 5000 euros para passar nos exames de código.

Os candidatos apresentavam-se nos testes munidos com mini-câmaras, que seriam apontadas para as perguntas, e com auriculares para ouvirem as respostas via rádio através dos cúmplices.

ZAP //

3 Comments

  1. Querem passar no Código?! ESTUDEM!!!!! Por isso é que se vê por ai gente que nem conduzir sabem, quanto mais saber as regras de trânsito!

    • Infelizmente é assim, brinca se com a vida das pessoas por €s!
      Espero que esses que fazem este tipo de fraude nunca tenham o dissabor de ter alguém morto por um destes “pseudo condutores”!

  2. 5000 Euros para passar no exame de código? Esse dinheiro dava para repetir o exame quantas vezes? E no futuro como será? Irão usar Tesla com piloto automático para passar nos exames práticos? Só mesmo em Portugal…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.