Fraude nos exames de código usava mini-câmaras e auriculares

3

A Polícia Judiciária desmantelou uma sofisticada rede que tinha em prática um esquema fraudulento que beneficiava os candidatos à obtenção de cartas de condução.

Foram detidas 14 pessoas numa operação de grande dimensão da Polícia Judiciária que decorreu na zona do Grande Porto, visando 20 escolas de condução.

Após dois anos de investigação, a PJ desvendou a fraude em que os alunos pagavam 5000 euros para passar nos exames de código.

Os candidatos apresentavam-se nos testes munidos com mini-câmaras, que seriam apontadas para as perguntas, e com auriculares para ouvirem as respostas via rádio através dos cúmplices.

Já terão sido detectados 200 candidatos beneficiados com este esquema fraudulento, que serão constituídos arguidos, mas a polícia suspeita de que esse número seja muito maior.

Em comunicado, a PJ revelou tratar-se da operação “Megahertz”, notando que foram detidos doze homens e duas mulheres.

Durante a operação realizada pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção, em colaboração com a directoria do Norte, no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa, participaram perto de 150 investigadores, foram realizadas oitenta buscas domiciliárias e não domiciliárias, acrescenta a nota.

Os detidos serão presentes a tribunal, para determinação das medidas de coação. A Polícia Judiciária indica ainda que a investigação vai prosseguir com vista à continuação de recolha de prova.

Entretanto, o Automóvel Clube de Portugal já veio comunicar que “condena veementemente qualquer acto associado a este comportamento”, garantindo também que está a “colaborar com a investigação”.

ZAP / Lusa

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.