Associação de estudantes do ISCSP demarca-se de abaixo-assinado contra Passos Coelho

Paulo Cunha / Lusa

O ex-líder do PSD, Pedro Passos Coelho

A Associação de Estudantes do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) demarca-se do abaixo-assinado que se opõe à contratação pela instituição do ex-primeiro-ministro na qualidade de professor.

Segundo o Diário de Notícias, a Associação de Estudantes do ISCSP “não se revê” no abaixo-assinado que contesta a contratação de Passos Coelho como professor de mestrado e doutoramento e que foi noticiado esta sexta-feira.

Em comunicado, a associação refere ser a única estrutura que representa os estudantes da instituição de ensino e portanto entende que “esse pretenso abaixo-assinado não vincula os alunos do ISCSP, nem muito menos o entendimento da Associação de Estudantes do ISCSP sobre o processo em causa”. Além disso, a AE, presidida por Helder Jesus, defende que o documento em causa não cumpre as normas estatutárias.

O abaixo-assinado, que embora reconheça a “vasta experiência prática” do ex-governante, considera que este não tem as qualificações necessárias para assumir o cargo para o qual foi convidado, professor de mestrado e doutoramento, quando o próprio não possui estes títulos académicos.

Os estudantes sublinham ainda que Passos Coelho “nunca lecionou, nunca preparou uma tese na sua vida, nunca trabalhou em investigação e nunca teve um percurso académico minimamente relevante que seja capaz de preparar alunos de mestrado e doutoramento”.

No entanto, cita o DN, a estrutura estudantil considera que esta matéria é “da exclusiva competência dos órgãos de gestão” da universidade e que “essa autonomia deve ser preservada em nome da defesa da legalidade, da legitimidade dos órgãos”.

De acordo com o documento, o vínculo entre o ex-primeiro-ministro e o ISCSP “representa a materialização de uma afronta à transparência e à meritocracia da instituição” e considera que “o salário obsceno do novo docente é uma ofensa grave à meritocracia inerente ao percurso académico normal de um docente universitário”.

Segundo o jornal, a associação de estudantes demarca-se também “de qualquer tentativa de utilização do processo em causa, por pessoas coletivas ou individuais, para fins político-partidários por parte de estudantes no seio da instituição”.

Depois de deixar a política, Passos Coelho vai ser professor em três universidades. O antigo primeiro-ministro vai dar aulas de Administração Pública no ISCSP e deverá ter o estatuto de professor catedrático convidado, com equiparação salarial à de professor catedrático.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. É triste ver a forma como é enxovalhado o melhor 1. Ministro que Portugal teve em muito tempo. Governar em crise é muito mais difícil que governar em tempo de vacas gordas (como vivemos agora), governar quando um país está à beira da falência, com credores internacionais a exigir medidas como contrapartida por empréstimos, é 1000x mais difícil.

    Cada vez me convenço mais, os países têm os políticos que merecem. Portugal é o país que é porque o povo dá frequentemente preferência a Governos populistas de Esquerda. Aumentam-se funcionários públicos, repõe-se pensões, não por natural consequência de crescimento económico, mas antes à custa de cortes no funcionamento dos serviços (dúvidas a fornecedores, falta de material, etc.) e do estrangulamento do setor privado.

    O que é que interessa se não é doutorado? Têm 8 anos de duríssima experiência governativa e experiência em negociação com altas instâncias internacionais na fase muito difícil em que o país se encontrava. Este tipo de experiência prática vale certamente muito mais que teses e títulos.

    Bill Gates nem sequer é licenciado. Se fosse convidado para dar aulas numa Universidade até se matava para se ter vaga numa aula dele, e de certeza que ia ganhar muito mais que qualquer outro professor.

    • Totalmente de acordo. Estes cangalheiros de esquerda que enterram o país cada vez que governam não compreendem que depois tem de vir alguém arrumar a casa. Isto é cíclico! Quando apareceu um bem intencionado no PS, despacharam-no logo e puseram lá um do gangue. Coitado do Seguro que apenas queria limpar o partido dos interesses. Em compensação os interesses limparam-no do partido.

RESPONDER

Trump obriga grupo chinês a vender operações do TikTok nos EUA

O Presidente norte-americano deu, na sexta-feira, 90 dias ao grupo chinês ByteDance para vender as suas operações do TikTok nos Estados Unidos, segundo um decreto presidencial assinado por Donald Trump. Trump tem acusado nos últimos meses, …

Pandemia fez com que quase metade dos portugueses poupe menos

Quase metade dos portugueses (48%) afirma poupar menos devido ao impacto da pandemia, embora mais de um terço assuma que a crise sanitária está a ter um efeito positivo nos seus gastos, segundo um estudo …

"Ministra da Insensibilidade Social". CDS pede a demissão de Ana Mendes Godinho

O CDS criticou este sábado a reação da ministra a Solidariedade Social à morte de 18 idosos num lar em Reguengos de Monsaraz e considerou que Ana Mendes Godinho desvaloriza o impacto da pandemia nos …

Esgotos de dois milhões de portugueses monitorizados para prever segunda vaga de covid-19

Os esgotos de dois milhões de portugueses estão a ser monitorizados para detetar a eventual presença do vírus da covid-19 e prever uma nova vaga. O Jornal de Notícias avança este sábado que a análise está …

Covid-19. Mais 198 infetados e 3 mortes em Portugal

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 198 casos de infeção por covid-19 e três óbitos, de acordo com o boletim epidemiológico publicado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico Direção-Geral da Saúde (DGS) desde …

Média já divulgaram publicidade institucional (mas Estado ainda não lhes pagou)

O Sindicato dos Jornalistas lamentou esta sexta-feira que o Governo não tenha disponibilizado os 15 milhões de euros relativos à compra antecipada de publicidade institucional, vincando que o executivo está em dívida com as empresas …

Autoridades admitem que extrema-direita vá vigiar manifestações antifascistas de domingo

A Frente Unitária Antifascista anunciou que vai organizar no próximo domingo duas manifestações - uma Lisboa (Praça Luís de Camões) e outra no Porto (Avenida dos Aliados). O mote é a luta contra o fascismo. Estas manifestações …

Marcelo não entende por que Portugal continua na "lista negra" do Reino Unido (e leu os relatórios de Reguengos)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse, em declarações transmitidas pela RTP3, que não entende porque é que Portugal continua na "lista negra" do Reino Unido. Em declarações transmitidas pela RTP3 a partir de …

Estado só recuperou 21% dos créditos tóxicos do BPN

O Estado apenas recuperou 21% dos créditos tóxicos do Banco Português de Negócios, que derivaram da nacionalização da instituição bancária em 2008. Até final de 2019, o Estado só conseguiu recuperar 21% da carteira de créditos …

Novas matrículas "só" vão durar 45 anos (por causa das palavras obscenas)

O novo formato de matrículas entrou em vigor a 2 de março. As novas matrículas vão durar menos tempo do que poderiam porque não serão usadas combinações “que possam formar palavras ou siglas que se …