Associação de estudantes do ISCSP demarca-se de abaixo-assinado contra Passos Coelho

Paulo Cunha / Lusa

O ex-líder do PSD, Pedro Passos Coelho

A Associação de Estudantes do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) demarca-se do abaixo-assinado que se opõe à contratação pela instituição do ex-primeiro-ministro na qualidade de professor.

Segundo o Diário de Notícias, a Associação de Estudantes do ISCSP “não se revê” no abaixo-assinado que contesta a contratação de Passos Coelho como professor de mestrado e doutoramento e que foi noticiado esta sexta-feira.

Em comunicado, a associação refere ser a única estrutura que representa os estudantes da instituição de ensino e portanto entende que “esse pretenso abaixo-assinado não vincula os alunos do ISCSP, nem muito menos o entendimento da Associação de Estudantes do ISCSP sobre o processo em causa”. Além disso, a AE, presidida por Helder Jesus, defende que o documento em causa não cumpre as normas estatutárias.

O abaixo-assinado, que embora reconheça a “vasta experiência prática” do ex-governante, considera que este não tem as qualificações necessárias para assumir o cargo para o qual foi convidado, professor de mestrado e doutoramento, quando o próprio não possui estes títulos académicos.

Os estudantes sublinham ainda que Passos Coelho “nunca lecionou, nunca preparou uma tese na sua vida, nunca trabalhou em investigação e nunca teve um percurso académico minimamente relevante que seja capaz de preparar alunos de mestrado e doutoramento”.

No entanto, cita o DN, a estrutura estudantil considera que esta matéria é “da exclusiva competência dos órgãos de gestão” da universidade e que “essa autonomia deve ser preservada em nome da defesa da legalidade, da legitimidade dos órgãos”.

De acordo com o documento, o vínculo entre o ex-primeiro-ministro e o ISCSP “representa a materialização de uma afronta à transparência e à meritocracia da instituição” e considera que “o salário obsceno do novo docente é uma ofensa grave à meritocracia inerente ao percurso académico normal de um docente universitário”.

Segundo o jornal, a associação de estudantes demarca-se também “de qualquer tentativa de utilização do processo em causa, por pessoas coletivas ou individuais, para fins político-partidários por parte de estudantes no seio da instituição”.

Depois de deixar a política, Passos Coelho vai ser professor em três universidades. O antigo primeiro-ministro vai dar aulas de Administração Pública no ISCSP e deverá ter o estatuto de professor catedrático convidado, com equiparação salarial à de professor catedrático.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. É triste ver a forma como é enxovalhado o melhor 1. Ministro que Portugal teve em muito tempo. Governar em crise é muito mais difícil que governar em tempo de vacas gordas (como vivemos agora), governar quando um país está à beira da falência, com credores internacionais a exigir medidas como contrapartida por empréstimos, é 1000x mais difícil.

    Cada vez me convenço mais, os países têm os políticos que merecem. Portugal é o país que é porque o povo dá frequentemente preferência a Governos populistas de Esquerda. Aumentam-se funcionários públicos, repõe-se pensões, não por natural consequência de crescimento económico, mas antes à custa de cortes no funcionamento dos serviços (dúvidas a fornecedores, falta de material, etc.) e do estrangulamento do setor privado.

    O que é que interessa se não é doutorado? Têm 8 anos de duríssima experiência governativa e experiência em negociação com altas instâncias internacionais na fase muito difícil em que o país se encontrava. Este tipo de experiência prática vale certamente muito mais que teses e títulos.

    Bill Gates nem sequer é licenciado. Se fosse convidado para dar aulas numa Universidade até se matava para se ter vaga numa aula dele, e de certeza que ia ganhar muito mais que qualquer outro professor.

    • Totalmente de acordo. Estes cangalheiros de esquerda que enterram o país cada vez que governam não compreendem que depois tem de vir alguém arrumar a casa. Isto é cíclico! Quando apareceu um bem intencionado no PS, despacharam-no logo e puseram lá um do gangue. Coitado do Seguro que apenas queria limpar o partido dos interesses. Em compensação os interesses limparam-no do partido.

RESPONDER

Norte-americano cria secretária para manter crianças seguras durante os tiroteios nas escolas

Um norte-americano desenvolveu uma secretária à prova de bala para assegurar um lugar seguro às crianças dos Estados Unidos em situações de tiroteio. Passaram três anos desde que, a 14 de fevereiro de 2018, Nikolas Cruz entrou …

A Cidade do México proibiu tampões menstruais com aplicador. Agora, as mulheres estão furiosas

A Cidade do México já tinha proibido outros objetos compostos por plástico, como é o caso de copos e palhinhas, mas agora foi mais longe e resolveu banir os tampões menstruais que contém aplicadores. No …

Benfica 2-0 Rio Ave | Águia volta a voar

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS, três jogos depois. A formação “encarnada” recebeu e venceu o Rio Ave por 2-0, com os dois golos apontados por Haris Seferovic e Pizzi numa segunda parte …

Criança de dois anos cai do 12º andar (mas acaba por ser salva por estafeta)

No passado domingo, em Honói, na capital do Vietname, um estafeta salvou a vida de uma criança de dois anos que caiu do 12° andar de um prédio. Nguyen Ngoc Manh é agora conhecido como …

Em França, livrarias e lojas de discos são agora "comércio essencial"

O decreto de lei do Governo francês, publicado na última sexta-feira, incluiu as livrarias e lojas de discos na lista do chamado "comércio essencial", podendo permanecer abertas em caso de confinamento. Em declarações à agência France-Presse, …

Icebergue maior que Nova Iorque parte-se perto de estação de investigação na Antártida

Um icebergue gigante partiu-se esta sexta-feira na plataforma de gelo de Brunt, na Antártida, perto de um posto de investigação do British Antartic Survey (BAS). O bloco de gelo, com 1.270 quilómetros quadrados, será ainda maior …

A Greenpeace está a atirar pedras gigantes para o Mar do Norte. Eis a razão

Na semana passada, a Greenpeace atirou pedras gigantes ao mar ao redor do Reino Unido. Esta ação faz parte do objetivo da organização de acabar com os barcos de pesca de arrasto no fundo do …

Deco avança para tribunal contra Apple por manipulação de desempenho dos iPhones 6

A Deco Proteste anunciou esta segunda-feira que avançou com uma ação judicial contra a Apple, acusando-a de práticas enganosas por ter manipulado os iPhones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus para se tornarem obsoletos …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: pouco Festival no FC Porto-Sporting

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-0-0-sporting-o-musical Está bem: Futebol Clube do Porto contra Sporting Clube de Portugal. Segundo classificado recebe o líder. Jogo que pode praticamente definir o novo campeão nacional de futebol. O encontro é naquele estádio junto ao centro …

Índia e Paquistão comprometem-se a respeitar cessar-fogo em Caxemira

Na quinta-feira, o Paquistão e a Índia alcançaram um acordo para fazer cumprir o cessar-fogo na região de Caxemira, reivindicada pelos dois países. A fronteira entre ambos é palco frequente de ataques que deixam soldados …