Alunos do ISCSP fazem abaixo-assinado contra contratação de Passos Coelho

Um grupo de alunos do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) pôs em circulação um abaixo-assinado que se opõe à contratação de Pedro Passos Coelho pela instituição na qualidade de professor.

Um grupo de alunos do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) pôs em circulação um abaixo-assinado contra a contratação de Pedro Passos Coelho pela instituição na qualidade de professor de mestrado e doutoramento.

De acordo com o documento, a que o Público teve acesso, o vínculo entre o ex-primeiro-ministro e o ISCSP “representa a materialização de uma afronta à transparência e à meritocracia da instituição”, na opinião dos alunos.

Embora o texto reconheça a “vasta experiência prática” de Passos Coelho, nomeadamente “na componente de Administração Pública”, os alunos consideram que o ex-governante não tem as qualificações necessárias para assumir o cargo para o qual foi convidado.

“A sua capacidade para lecionar aulas a discentes com um grau académico superior ao seu é altamente questionável”, aponta o texto, referindo-se ao facto de o ex-primeiro-ministro lecionar alunos de mestrado e doutoramento do curso de Administração Pública.

Os estudantes sublinham ainda que Pedro Passos Coelho “nunca lecionou, nunca preparou uma tese na sua vida, nunca trabalhou em investigação e nunca teve um percurso académico minimamente relevante seja capaz de preparar alunos de mestrado e doutoramento”.

Além disso, o abaixo-assinado refere que o corpo docente é “altamente lesado naquilo que é a sua integridade, honra, deontologia e igualdade de oportunidades”.

Apontam ainda o salário de Passos Coelho, que estará ao nível de um professor catedrático. “O salário obsceno do novo docente (tendo em conta a sua formação académica) é uma ofensa grave à meritocracia inerente ao percurso académico normal de um docente universitário”, apontam os autores do abaixo-assinado.

Ressalvam também que o documento “não tem um teor político” e que representa, não só os alunos do ISCSP, como também a generalidade da sociedade portuguesa, que interpreta o caso de igual forma.

O objetivo deste abaixo-assinado é perceber a posição do corpo estudantil em relação à questão e motivar o debate no seio da instituição, refere uma fonte ao Público. Pretende-se que o documento seja debatido e votado em Assembleia Geral de Alunos ainda durante este mês.

Depois de deixar a política, Passos Coelho vai se tornar professor em três Universidades. O antigo primeiro-ministro vai dar aulas de Administração Pública a alunos de mestrado e de doutoramento no ISCSP, da Universidade de Lisboa e deverá ter o estatuto de professor catedrático convidado, com equiparação salarial à de professor catedrático.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

61 COMENTÁRIOS

  1. como sempre, quando se deixa a politica, arranjam-se uns bons “tachos” nas grandes empresas, mas neste caso é em 3 universidades.
    pelo que li, é o mesmo que meter uma pessoa com a 1ª classe a dar aulas aos da 4ª classe. neste caso um licenciado a dar aulas aos de mestrado e aos de doutoramento.
    os professores deviam ser os 1ºs a reagirem pois um licenciado vai ganhar tanto como um com doutoramento, mas como sao todos amiguinhos ate concordam com isto
    os alunos têm razao em nao o quererem para professor
    vai ensinar-lhes como tirar dinheiro aos bolsos das pessoas para pagar as dividas e essas mesmas dividas aumentam?
    vai explicar-lhes como se aumenta as dividas? como se dá empregos aos amigos (nomeando-os como assessores?

    • No estrangeiro isto não tem nada de anormal. É comum pessoas que deram provas de competência através de vários anos de trabalho serem convidadas para este tipo de cargos. Em Portugal é que parece que é inédito. Agora se faz sentido ou não, não faço ideia. Um professor universitário também faz investigação e portanto talvez faça, não sei.

      • Deves ser um às na matéria, de desqualificaram as aprendizagens que se faziam antigamente, quem queria ter uma profissão tinha de aprender para exercer, a não ser volto a dizer que tenha as competências do sr ou será dr Relvas.

        • O caro Rui deve andar um pouco alienado mas eu vou procurar explicar-lhe. Quando este homem chegou ao governo o estado iria entrar em incumprimento em menos de 2 meses. Não havia cheta nenhuma. Uma mão à frente e outra atrás. Não havia dinheiro nenhum. Compreendeu?!
          O estado tinha um défice orçamental de 11%, isto é, todos os anos gastava mais 11% do PIB do que tinha para gastar. O nosso país está totalmente endividado. Os nossos netos terão de pagar o buraco que nós, irresponsáveis, fizemos.
          Quando o Passos saiu o défice era de 3%. Se ainda assim acha que o homem não fez nada de jeito, então mostre-me lá o seu desempenho profissional que deverei ficar encantado!

          • Tem toda a razão, Samuel Silva.
            Acontece que a partidarite e os antrólhos não permitem que certas pessoas aceitem a verdade.
            E se PPC não tem nada a dizer aos alunos do ISCSP, será que outros “doutores” como Francisco Louça terão ?!

          • mas como se justifica que alem de nos “roubarem” com taxas e subretaxas e afins, quando ele saiu a divida estava maior?
            ele dizia que nao podia aumentar nem nada, a prova é que isso era mentira está neste governo, repos tudo o que ele tirou e a economia ja cresceu com esse gesto.
            nao se esqueçam que para incentivar a economia e crescer um pais, nao é tirar dinheiro às pessoas, mas sim dar-lhes dinheiro. com isto obriga as empresas a produzirem mais. se tiram dinheiro aos bolsos, as pessoas nao compram produtos, as empresas ficam com excedentes e para baixar o prejuizo, so têm que despedir trabalhadores. e ai o governo gata mais em subsidio de desemprego, e afins.
            estes governantes aina nao aprenderam com a historia. ela dá-nos muitas liçoes

            • “…quando ele saiu a divida estava maior?”
              Porque quando ele entrou o país estava sem dinheiro nenhum e o zé até já tinha pedido o resgate. O que é que não compreende mesmo? O país só tinha dinheiro para mais um mês. Foi preciso entrar dinheiro. Muito dinheiro para tapar todos os buracos do zé.

              Deixe de ser triste e use a cabeça. Não queira ser palhaço.

          • Não deve viver no mesmo País que eu vivo.
            Baixou o défice á conta do empobrecimento dos portugueses. Acabou com a classe média/média alta. Enriqueceram mais, os que mais tinham. Todos os ministros dessa altura estão entachados nas empresas que beneficiaram (vá pesquisar,o PPortas, MLAlbuquerque, mais uns quantos que foram para a comissão Europeia.)
            O que dava lucro ao País, privatizou.
            Dos reformados nem se fala..e…fico por aqui.

          • Amigo, baixar o défice de 11% para 3% com os 93 mil milhões do resgate, mais o dinheiro do brutal aumento de impostos de que fomos alvo, isso é mérito algum????
            Mérito era conseguir pôr o pais a crescer de forma sustentada sem precisar disso, não nos esqueçamos que este incompetente levou inúmeras empresas à falência fez 30 por uma linha na tecnoforma com a ajuda do seu comparsa Miguel Relvas e sem pagar à segurança social e recebendo 100k euros sem sequer se lembrar se o tinha recebido…
            Não vamos agora entrar numa de defender o indefensável!
            Passos Fedelho é incompetente, ponto!

      • Não deve ser permitido um licenciado ser comparado a um prof. dr. Não acha? Ele até pode dar aulas mas aos futuros licenciados e não aos mestrados e doutorandos. O país necessita de desenvolver mas assim também não. Vê-se professores convidados com licenciaturas em várias universidades e com experiência nas escolas a licionarem mas não é o caso.

        • É a Ana melhor, com certeza.
          Salvou um país da bancarrota, foi?
          Não foi Portugal, pois não?
          Deixe—se de invejas. Arranje uma vida.

        • É a Ana melhor, com certeza.
          Salvou um país da bancarrota, foi?
          Não foi Portugal, pois não?
          Deixe—se de invejas. Arranje uma vida.

          • Mas onde é que o o passos fedelho salvou alguma vez o pais da bancarrota?
            A começar na tecnoforma e nas inúmeras empresas que levou à falência, e passando pelos 100k eur que não se lembrava de ter recebido e da segurança social que não pagou…
            Não sejamos facciosos, a verdade é que o fedelho é um incompetente que agora quer um tacho sem ter mérito por isso!
            Invejas???????? Ao menos fizeste-me rir!!!

        • A questão não é se os alunos têm razão ou não mas que não são os alunos que decidem se Passos Coelho tem competência ou não para dar aulas porque os alunos também não têm competência para esse tipo de decisões. Mesmo que estejam certos isso pode não significar nada.

  2. Aprovo e assino..gente desta nem é ter de pagar pelo que fez , mas que exemplos de sociedade deu ele para ensinar, ensinar é construir, que fez ele? Além de não ter habilitações para exercer, ou temos a cópia do Relvas?

    • Então quem resolve o problema é o mau da fita?!!!
      O que deixou o país falido, pela sua ordem de ideias, é que devia ir dar aulas sobre como roubar??!!!

      Se o senhor não aparentasse ser tão tontinho ainda escrevia mais uma ou duas frases.

        • Ganhe juízo. O seu comentário é bem elucidativo de alguém pobre de espírito que não é capaz de reconhecer o mérito nos outros porque muito provavelmente não passará de um qualquer falhado.

          • Fez faculdade? A maioria dos seus não fez, sabe o que é uma cadeira?
            Não sabe de certeza , eu explico uma cadeira na faculdade é uma disciplina, e qual a cadeira que o seu protegido vai leccionar ? Como violar a constituição?, Como estrangular um pais?Como roubar os desprotegidos? Como violar feriados? Como isolar o cidadão do 5 de Outubro e hastear a bandeira ao contrario? Sabe que data é o 5 de Outubro? Informe-se E aconselha-me ganhar juízo? Reveja-se no que diz, sou apartidario amigo só que estou farto de alimentar xulos..o vosso mérito foi alcançado da maneira mais vil..e tenha cuidado com o que diz ainda não o ofendi e nem sabe com quem fala, não o conheço de lado nenhum..emtendeu..

    • O Passos Coelho, não ! Mas o Sócrates e o Louça, sim !
      Esses é que são os representativos desta plebe comuna e ignara.
      O que é preciso no ensino é gente a ensinar como se leva um país à bancarrota. Como se tira o país do sufoco não interessa mesmo nada.

    • Quem não fez nada foi o Sr., com certeza.
      Salvou o país, alguma vez?
      Tenha juízo.
      A esquerdalha está aflita por não controlar as universidades.

  3. Estes burros precisam mesmo de voltar à escola….
    Ainda não perceberam que apesar deste homem ter feito muita coisa mal, fê-lo para que todos nós ainda tivéssemos de comer? E para estes que estão lá poderem governar e fazer melhor???
    Deixem lá o homem!
    Quantos há da direita à esquerda no ISCSP e noutras universidades que ainda sabem menos???????

    Tretas

    • Concordo consigo. Costuma-se a dizer que o dia do reconhecimento é véspera da ingratidão. O Dr. Passos coelho foi um grande homem e perfilou uma atitude que ninguém na política tem ou teve coragem. Portugal estava bem mal e continua a estar. Tudo o que se passa neste momento tem a ver com a conjuntura de algum tempo a esta parte. não estamos nada estabilizados e a dívida continua a subir. Se estes partidos do pede pede continuarem a mamar, só irão contribuir para o aumento da inflação seguida do aumento de juros e assim sucessivamente para não ser muito exaustivo. deixem o homem trabalhar, há por aí muito doutorado e mestrado que se aprofundarmos mais a questão, acabam por ser trabalhos de investigação da 4º classe antiga. tenham calma e deixem-se de tratas que não levam a nada. Era bom que tudo fosse ótimo, mas não é, é melhor que seja bom se agente conseguir!

  4. Lá vêm outra vez os estudantes da treta mostrarem-se senhores do conhecimento. Metam isto na cabeça: teoria é muito bonito mas a prática… A prática tem muito para ensinar e estes estudantes poucos a devem ter…

    • Não. Ele estava lá a tirar um curso de filosofia… enquanto arranjava a casa… do amigo… que não era dele. Era do amigo, aquele que lhe emprestava dinheiro. O das fotocópias. E onde conheceu a condessa, a Dutri. Que depois foi para Londres.

  5. Isto é vergonhoso… Um indivíduo que quase vendeu Portugal é convidado para dar aulas de ciências politicas? Como? Nem soube ser um primeiro ministro, só fez e disse asneiras e não resta dúvida que há gente que são o asco de Portugal.

    • Quem não fez nada foi o Sr., com certeza.
      Salvou o país, alguma vez?
      Tenha juízo.
      A esquerdalha está aflita por não controlar as universidades.

  6. Pode dizer-se neste caso que o aluno vai dar aulas aos professores.
    Sobre politica estamos conversados,quando foi que este sr.fez politica?Quando vendeu o País a pataco ou quando enriqueceu os ricos e empobreceu o País ou quando foi espoliar os Pensionistas do pouco que mal lhes dava para comer.
    Este sr.que vá dar dar aulas de sarf.

    • “….quando enriqueceu os ricos…”

      o senhor é mesmo lerdo. Então não se apercebeu que se tivesse sido com um governo dos seus amiguinhos ainda hoje o Ricardo Salgado era o Primeiro-Ministro de Portugal.

      Faz um favor a ti próprio e interna-te

  7. Sobre as políticas deste sr.estamos conversados,nesta inversão de valores o que me parece é que o aluno vai ensinar os professores.
    Ppliticas para o País,quais???Vender o País a pataco!Enriquecer os ricos,empobrecendo o País!Espoliar os Pensionistas do pouco que mal lhes dava para comer!
    Este sr. que vá dar aulas de surf.

  8. Tenham vergonha.
    Acha que uma pessoa que foi primeiro-ministro de Portugal durante 8 anos num momento de falência do Pais e que consegui, melhor ou pior que essa situação fosse ultrapassada, não têm nada a ensinar a uns meninos que apos 3 ou 4 anos de estudo, se permitem este tipo de alertas pseudo ou qualquer coisa, em que que nada mais sobressai que a rasteirice da politiquice onde essa gente vegeta.
    É por estas e por outras que não se pode permitir que alguns grupelhos estejam no poder, pois arriscamos que brincadeira estupidas passem a assunto serio.
    Miguel Monteiro

    • É bem Miguel! Totalmente de acordo.
      Estes bandalhos querem fazer passar a ideia de que quem roubou e destruiu o país é que é o bom da história. Quem o veio salvar, tendo para o efeito de pedir inúmeros sacrifícios a todos os portugueses, é o mau da fita.

      P$#% que pariu estes palermas todos. Era pô-los todos num barco e afundar aquela m$”%& ao largo das canárias para nem sequer ficarem moribundos em território nacional.

  9. Eu acho mal o abaixo-assinado , porque aprenderão do BOM e do MAU e a carreira política-económica que ambicionam não é para inocentes (os Bons …), é conveniente aprender um pouco de tudo.
    É sabido que quem se candidata a cargos políticos o faz principalmente na mira dos “tachos” que virão a seguir, depois do exercício.
    Salvo raras excepções, como pode ser o caso de António Costa e dos actuais membros dos seus governo e “entourage”.
    Voltaremos a falar daqui a uns anos, talvez ainda haja vida para isso.

  10. Neste caso não estou de acordo com os alunos. É verdade que este sujeito foi um péssimo PM, na minha opinião. Mas, para quem conhece a Teoria de Peter, talvez até possa ser um bom professor «malgré ses idées». É fraco como politico mas pode ser razoável como professor. Na minha modesta opinião seir ade assistir às primeiras aulas e depois reagir em conformidade.

  11. Como neste país as mentes formam-se pela partidarite e clubismo,… interessa pouco se o Homem tem ou não competências ou se os doutorzinhos podem ou não receber ensinamentos de alguém que tem experiência de vida e não de leitura de livros ou cabulanços. Quantos de nos não conhecem pessoas com currículos respeitáveis mas que não sabem pensar nem ser práticos nem hábeis para resolver problemas porque sempre marraram e não fizeram outra coisa na vida!!
    Critiquem o homem se ele não for competente a dar aulas agora antes disso por amor de deus, vão-se catar mais a partidarite, ou se fosse de esquerda a vossa opinião era a mesma?

  12. Sugiro que contrate como assistente O DOUTOR MIGUEL RELVAS E QUE JUNTOS CANTEM A GRÂNDOLA VILA MORENA PARA DAR INÍCIO ÁS ACTIVIDADES COMPINCHAS E TECNOFORMADAS

    • Já agora aprenda primeiro a escrever. “ás”??!!!! É por essas e por outras que o caro amigo será sempre um bruto, como se pode aferir pelo seu comentário.

  13. Vergonha.
    Os políticos continuam a misturar o que devia manter-se sempre à distância da promiscuidade da política.
    Não aprendem com os erros que tem cometido.
    Que grau académico é exigido para o professor dar aulas numa universidade!
    Enquanto 1.º Ministro, só fez asneira, beneficiou os amigos e os poderosos e, teve o mérito de colocar os pobres ainda mais pobres e estrangulou a classe média, colocando-se em asfixia.
    Em paralelo, aumentou salários e outras benesses a classe política.
    Pessoalmente não entendo e estou ao lado de todos os outros que também não entendem.
    Porque não vai trabalhar para a área em que se licenciou?

    • O senhor é cego. Esse problema infelizmente não tem cura. A falta de neurónios também não tem solução. É mesmo um caso perdido.

  14. Quantos professores universitários foram primeiro ministro? O problema de Passos Coelho é do PSD que já está na clandestinidade .A Universidade necessita da experimentação como pão para a boca como diz o nosso Povo .Pobre Universidade que vive simplesmente do Academismo .

  15. Tenham dó. Normalmente saem da politica e têm convite ao taxo,… nos Bancos, nas multinacionais, nas seguradoras, enfim, naqueles que querem empregar alguem que possa exercer influencias. Mas o desgraçado não consegue nada,… nada sabe fazer, é pouquinho, o seu mandato foi escuro e acabou muito mal,…. afinal o exercicio da sua influencia a um cargo de destaque só pode ser negativo. Que fazer? Vai voltar para Massamá? Para Presidente da Junta de Freguesia? Por favor,… !

  16. A falta de memória origina pobreza .Sem dúvida a identidade desapareçe .A falta de reconhecimento traduz um carácter pouco ospicioso .Perde o presente e não há futuro.

    • No seu caso não há mesmo futuro que lhe valha. Pela primeira vez na história vi desaparece com “ç”. Fantástico!

  17. Bem….ainda existem pessoas a defender esta ideia absurda?!?? Ia escrever um palavrão mas é melhor não. Bem…temos o caso do Socrates, depois o Relvas e agora o Passos…e algumas pessoas acham isto normal! Pelos vistos a moda está a pegar. Esqueçam os partidos políticos. Gente burra vai feita nessa conversa. Não é normal, um licenciado leccionar a alunos com o mesmo grau académico que ele! Para não falar na falta de respeito pelos senhores Professores Doutorados e Catedráticos! Chegava ali e ia ganhar mais do que aqueles que têm anos de professor. No que diz respeito à experiência e competência como professor relativamente ao facto de ele ter sido Primeiro Ministro, por amor de Deus. São coisas distintas. Existem algumas pessoas que continuam calhaus intelectuais e vão feitos nisto! Santa paciência para aturar pessoas pouco ou nada inteligentes!!

      • Se o melhor que tem a dizer sobre este assunto é apontar um erro ortográfico (devido à escrita rápida no telemóvel), é bem provável que seja apenas mais um desses parasitas incompetentes!…

  18. Pelos vistos estamos com muitos catedráticos desempregados .Pais de catedráticos de esquerda a CGTP tem novas oportunidades .O maravilhoso não tem memória,mas tem futuro

  19. A actividade compatível para o. Sr.Dr.P.P.C.na minha modesta opinião é ir trabalhar 10:00 / dia para o parque Eduardo VII limpar cassetes, e deixar de ser “xuxa“.(ganhar a vida à conta do contribuinte.

  20. Ele,devia era imigrar ( como aconselhou milhares de portugueses, e aconteceu por necessidade, por motivo das politicas erradas e injustificadas do seu (des)governo; um destes fui eu).Devia imigrar para a Marte e nunca mais voltar.

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …