Assimétrica e flutuante. A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai “nascer” em 48 horas

A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai estar pronta no próximo mês para demonstrar a velocidade e a eficácia de uma técnica de construção que será sete vezes mais rápida e terá metade do custo de construção de uma casa de tijolos.

Com três divisões e uma área útil de 43 metros quadrados, a casa Prvok od Burinky será construída camada por camada, usando um braço de robô adaptado da indústria automóvel. Esse braço depositará betão especialmente formulado, com fibras de nano-polipropileno, plastificantes e aceleradores de mistura, a uma taxa de 15 centímetros por segundo.

De acordo com o NewAtlas, as paredes serão impressas com camadas interna e externa e, provavelmente, o interior será preenchido com material isolante.

Em 24 horas, o betão vai definir a dureza padrão da fundação da casa e, após 28 dias, o seu endurecimento ficará concluído ao ponto em que seja tão forte como uma ponte. A estrutura e os materiais foram projetados para durar 100 anos.

Esta casa será construída num pontão flutuante, com um piso de madeira ao redor.

O interior será um espaço bastante pequeno para dois, com um quarto, uma sala e cozinha e uma casa de banho.

As paredes assimétricas e em camadas dão uma ideia de como seria uma futura estética doméstica impressa em 3D: em forma livre, sem a necessidade de ângulos retos ou linhas retas.

A casa será equipada com a ecotecnologia necessária: chuveiro com recirculação, teto verde e reservatórios para água potável, sanitária e de esgoto. Além das suas credenciais ecológicas, este tipo de estrutura criará até 20% menos dióxido de carbono do que um prédio de tijolos equivalente e “várias vezes menos resíduos de construção e demolição”.

As habitações impressas em 3D ameaçam instalar-se na sociedade há vários anos, mas ainda estão num estágio embrionário. Além da rapidez com que permite a construção de estruturas, também deve ser super flexível em termos de plantas baixas e projetos externos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Nem de perto nem de longe". DGS não recomenda reabertura de parques infantis

A reabertura de parques infantis não é “nem de perto nem de longe” recomendada pela Direção-Geral de Saúde (DGS), disse a diretora-geral que explicou que as crianças devem brincar no modelo de “bolhas familiares”. “Pela sua …

Pastor presbiteriano é o novo (e quarto) ministro da Educação de Bolsonaro

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, nomeou esta sexta-feira o professor e pastor presbiteriano Milton Ribeiro para ministro da Educação, sucedendo no cargo a Carlos Decotelli, que se demitiu antes de tomar posse. É o quarto ministro …

Pedro Nuno Santos e Medina vão esperar sentados pelo lugar de Costa (mas o ministro já mexe os cordelinhos)

Há dois nomes que começam a ganhar força como possíveis sucessores de António Costa na liderança do PS - Pedro Nuno Santos e Fernando Medina. Mas ainda vão ter que esperar "bastante" por isso, prevê …

PJ fez novas buscas por Maddie em três poços no Algarve

A Polícia Judiciária (PJ) procurou o corpo de Madeleine McCann em três poços de água localizados em zonas rurais do concelho de Vila do Bispo, no Algarve. A informação é avançada este sábado pelo Correia da …

Berardo abre museu em Estremoz com fundos da União Europeia

O semanário Expresso avança na sua edição deste sábado que Joe Berardo instalou um museu em Estremoz, no distrito de Évora, financiado, na sua grande maioria, com fundos da União Europeia (UE). De acordo com o …

Há três dias que os casos aumentam em Itália. Espanha endurece medidas

Os casos de novas infeções com o novo coronavírus aumentaram pelo terceiro dia consecutivo, em Itália, onde nas últimas 24 horas se registaram mais 276 contaminações, comparando com 229, 193 e 138, nos dias anteriores. O …

MP investiga juiz acusado de pagar por sexo enquanto ouvia menores abusados (ele alega que o querem tramar)

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito à denúncia feita, no Parlamento, pela dona de uma casa de prostituição que revelou que um juiz pedia para lhe fazerem sexo oral enquanto via vídeos dos menores …

Câmara de Sintra admite 700 casos confirmados que ainda não foram contactados

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, admitiu que existem cerca de 700 casos positivos de covid-19 no concelho que, apesar de identificados, não foi ainda possível contactar. Em entrevista ao jornal Público …

Jesus quer regressar ao Benfica. Acordo deve ficar fechado nas próximas horas

O futuro de Jorge Jesus continua a fazer correr muita tinta. Em Portugal, diz-se que o treinador tem um acordo quase fechado para regressar ao Benfica, enquanto que no Brasil há garantias de que ficará …

Erdogan anuncia que Santa Sofia volta a ser uma mesquita. UNESCO lamenta profundamente

O Presidente turco anunciou que as primeiras orações coletivas muçulmanas serão realizadas em 24 de julho em Santa Sofia, convertida em mesquita, acrescentando que o edifício permanecerá aberto a visitantes de todos os credos. "Vamos fazer …