No México, está a nascer o primeiro bairro com casas impressas em 3D

A primeira comunidade do mundo com casas impressas em 3D foi criada no estado de Tabasco, a sul do México. Até agora, foram construídas duas das 50 casas que se planeia criar.

A iniciativa é da organização New Story, juntamente com a empresa de tecnologia 3D Icon e a fundação Échale México.

As casas têm 46 metros quadrados, paredes curvas e ventilação para garantir o fluxo de ar por causa das altas temperaturas da região. Cada habitação inclui dois quartos, uma sala, uma cozinha e uma casa de banho.

O design de cada casa foi feito em função dos comentários das famílias que a receberão, de acordo com um comunicado emitido pela New Story.

As casas foram construídas com a impressora Vulcan II da Icon, que extruda cimento através de um bico, camada por camada, para completar as estruturas básicas das casas. O processo demora cerca de 24 horas.

De acordo com o New Atlas, os telhados, janelas e portas são adicionados manualmente às casas pelos trabalhadores da Fundação Échale México.

As construções foram feitas tendo em consideração o facto de a área ser sísmica. Portanto, foram projetadas “acima dos requisitos de segurança padrão, incluindo bases sólidas para garantir que os lares durem várias gerações”, afirmou a organização.

Localizado ao longo do Golfo do México, Tabasco é um centro para a indústria de petróleo do México e tem a maior média de chuvas no país. Tem uma grande população indígena, muitos dos quais vivem na pobreza, apesar das receitas de petróleo do estado. A renda mediana mensal das famílias que moram na comunidade é de 76,50 dólares (cerca de 68 euros).

Segundo os criadores, as casas foram construídas “para atender às necessidades específicas da comunidade” e são voltadas para pessoas em extrema pobreza, que atualmente vivem em abrigos improvisados. “Esta impressora, projetada para atender à escassez de moradias para populações vulneráveis, é a primeira deste género”, segundo a New Story.

“As famílias selecionadas para esta comunidade – de mais de 500 entrevistados – são as 50 famílias com as maiores necessidades financeiras e físicas. A maioria é de uma população indígena que historicamente foi deixada de fora dos programas do governo”, explicou a New Story.

As famílias beneficiárias receberão as suas habitações com uma hipoteca de juros zero e lucro zero, que custará cerca de 400 pesos mexicanos (cerca de 19 euros) por mês, que terão que pagar durante sete anos. As famílias mudar-se-ão para as casas quando forem todas concluídas em 2020.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

120 anos depois, IA ajuda a recriar pintura escondida sob obra-prima de Picasso

A Inteligência Artificial (IA) ajudou a recriar uma obra de arte que esteve escondida sob uma pintura de Pablo Picasso durante quase 120 anos. Uma misteriosa paisagem esconde-se debaixo da superfície visível de La Miséreuse Accroupie …

Assistente que não validou golo de Portugal na Sérvia afastado do Euro 2020

O holandês Mario Diks, o árbitro assistente que não validou o golo de Cristiano Ronaldo nos instantes finais do Sérvia-Portugal, na qualificação para o Mundial 2022 de futebol, confirmou nesta terça-feira que vai falhar o …

Rússia está a criar a primeira unidade militar com tanques robôs

A agência de notícias estatal TASS avança que o Exército russo está a montar a sua primeira unidade militar armada com tanques robôs. O Exército russo está a desenvolver a sua primeira unidade militar armada com …

PSD propõe solução ao Governo para reduzir injeção no Novo Banco

O PSD defende que o Governo tem um argumento jurídico que pode usar para limitar os pagamentos do Fundo de Resolução ao Novo Banco este ano. Em causa está um artigo do Código Civil que …

Quarentena de 21 dias, testes e fecho de casinos levam Macau a erradicar covid-19

Macau, um dos primeiros territórios a identificar o novo coronavírus, é agora um dos locais livres de covid-19, estando há cerca de 380 dias sem qualquer registo de infeção local, segundo os dados oficiais. O …

Costa preocupado com desconfinamento. Concelhos de risco dão dores de cabeça

Com a terceira fase de desconfinamento aí à porta, o Governo ainda tem dúvidas sobre o que fazer, mantendo algumas pontas soltas. A maior preocupação incide nos conselhos onde há mais casos. Durante a reunião do …

Para prevenir acidentes, China inaugura o primeiro semáforo para camelos do mundo

Autoridades do norte da China inauguraram este domingo o que dizem ser o primeiro sinal de trânsito para camelos do mundo perto da cidade de Dunhuang, província de Gansu. O semáforo para camelos entrou em operação …

PRR terá mecanismo de fiscalização no Parlamento. PSD quer bazuca durante a presidência portuguesa da UE

O ministro do Planeamento, Nelson Souza recebeu nesta terça-feira, os partidos com assento parlamentar e as deputadas não inscritas para conversas bilaterais sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Trata-se da chamada "bazuca" que virá …

Ministro da Saúde austríaco demite-se por falta de apoio na gestão da pandemia

O ministro da Saúde de Áustria, Rudolf Anschober, anunciou esta terça-feira a sua demissão, devido à falta de apoio na gestão da crise pandémica, cessando funções na próxima segunda-feira. "A situação é dramática nos serviços de …

OMS quer suspender venda de mamíferos selvagens vivos em mercados de alimentos

A Organização Mundial de Saúde defende a suspensão da venda de mamíferos selvagens vivos nos mercados de alimentos para evitar a propagação de doenças, avança a AFP. "Os animais, especialmente os selvagens, são a fonte de …