/

Assembleia-geral da PT suspensa, nova reunião agendada para 22 de janeiro

PortugalTelecom / Twitter

O administrador da Ongoing na PT SGPS Rafael Mora disse que todos os acionistas de referência da empresa pediram a suspensão da assembleia-geral e sugeriram a remarcação dos trabalhos para 22 de janeiro.

90,03% dos acionistas presentes pediram o adiamento da assembleia-geral por dez dias, realizando-se assim no próximo dia 22 de janeiro, também às 15 horas.

A reunião magna da PT SGPS teve início cerca das 15h50, com 50% do capital presente ou representado, correspondente a cerca a 448 milhões de ações.

Os pedidos de suspensão dos trabalhos foram formulados por acionistas de referência, como o Novo Banco, Telemar, Visabeira, Controlinveste e Ongoing, por pequenos acionistas e pelo sindicado dos trabalhadores, como já tinha sido noticiado esta manhã.

O dia de hoje começou com a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a pedir à administração da PT SGPS mais informação e medidas de salvaguarda dos direitos dos acionistas e da legalidade das decisões a tomar, em vésperas da reunião de acionistas sobre a venda da PT Portugal.

A dois dias da assembleia-geral da PT SGPS sobre a aprovação, ou não, da venda da PT Portugal aos franceses da Altice, a CMVM divulgou um comunicado onde afirma ter enviado na quinta-feira um ofício ao Conselho de Administração da PT.

Este ofício, enviado também com conhecimento ao presidente da mesa da assembleia geral, António Menezes Cordeiro, reitera “o pedido de informação complementar” do regulador e pede “a adoção de medidas adequadas à salvaguarda integral dos direitos dos acionistas e da legalidade das decisões a tomar”.

No seu comunicado, a CMVM lembra que a 16 de dezembro de 2014, a PT divulgou ao mercado a correspondente proposta de deliberação e o “Documento Informativo respeitante à assembleia geral de acionistas a realizar no dia 12 de janeiro de 2015 a pedido da Oi” e afirma que, entre 22 de dezembro e 6 de janeiro, “diligenciou junto dos órgãos sociais da PT no sentido de serem prestados esclarecimentos essenciais para que os acionistas pudessem exercer o seu direito de voto de forma ponderada e esclarecida”.

Além disso, divulga ainda que o presidente da mesa da assembleia geral de acionistas, António Menezes Cordeiro, deu conhecimento à CMVM a 6 de janeiro “de carta por si dirigida ao presidente do Conselho de Administração da PT, na qual se pronuncia igualmente no sentido da falta de prestação de informação devida aos acionistas”.

O regulador justifica ainda que a 7 de janeiro a PT divulgou um comunicado de informação privilegiada, confirmando, entre outros aspetos, a manutenção da assembleia geral no dia 12 de janeiro de 2015, “não suprindo todavia a falta de informação aos acionistas”.

Depois da divulgação do comunicado, a CMVM suspendeu a negociação das ações da PT SGPS, até que a empresa divulgue “informação relevante” sobre a aprovação da venda à Altice.

ZAP / Lusa / B!T

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.