“As mais duras consequências estão para vir”. Bagão Félix teme “nova crise bancária” em Portugal

RTP / Flickr

António Bagão Félix

O antigo ministro das Finanças António Bagão Félix está preocupado com a situação económica e social do país e teme que depois do fim das moratórias, “haja mais uma crise bancária” em Portugal. E ainda avisa que “as mais duras consequências [desta crise] estão para vir”.

Estas declarações foram feitas por Bagão Félix em entrevistas no âmbito do lançamento do seu livro “Um dia haverá”, onde ele aborda a actual situação de pandemia por causa da covid-19.

Em entrevista ao Jornal de Negócios, o antigo ministro nota que Portugal “nunca” teve “uma recessão tão brutal” que se verifica tanto ao nível da procura, como da oferta.

Bagão Félix vaticina que esta crise vai levar ao “desaparecimento de empresas” e “muitas pessoas ao desemprego”.

“Quando as moratórias terminarem, e as pessoas e as empresas tiverem de pagar, o que vai acontecer? Terão condições de pagar? Receio que haja mais uma crise bancária. Espero que não, mas receio”, lamenta ainda Bagão Félix.

Sobre o Plano de Recuperação da União Europeia e os fundos atribuídos a Portugal após um “acordo histórico”, Bagão Félix diz que “não é óptimo para Portugal”, mas que é “importante” porque, “pela primeira vez”, há “uma parcela da dívida que é mutualizada”.

Contudo, o antigo ministro alerta que o dinheiro pode só chegar a Portugal em 2021 “por causa da máquina burocrática da União Europeia“.

Já em entrevista à revista Rua, Bagão Félix refere o “receio” de que “os próximos meses venham a ser de muitas dificuldades“.

“A pandemia vai convergir com a abertura de aulas, o outono e a gripe, sem que ainda haja meios de prevenção da covid-19″, nota, salientando que “as mais duras consequências económicas e sobretudo sociais ainda estão para vir”.

Para Bagão Félix, esta pandemia deve ser encarada como “uma oportunidade de lucidez e um tempo de discernimento”.

Mas “receio que não se tirem as necessárias ilações e, no fim, se venha a concluir que foi preciso mudar algo para tudo ficar na mesma”, considera.

“Esta guerra silenciosa que o mundo enfrenta abre-nos e alerta-nos para as verdadeiras e profundas prioridades de governantes e governados”, realça ainda, apontando para a importância do Serviço Nacional de Saúde (SNS) como “uma grande conquista da democracia portuguesa”.

O SNS é “um verdadeiro activo civilizacional, como esta crise pandémica está a revelar”, salienta Bagão Félix, apelando a que “não desbaratemos energias no domínio dos cuidados de saúde por nos envolvermos em maniqueísmos que nada resolvem e tudo enquistam”.

“O SNS não pode ficar refém de ideologias paralisantes. Os médicos, enfermeiros e pessoal de saúde merecem ser mais considerados, para além deste momento tão difícil”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Bagão Felix o senhor quer dizer que as mais duras consequências estão para vir, é para os mesmos de sempre que somos nós os mais fracos porque para os políticos banqueiros e para os senhores do dinheiro isso não vos toca.

RESPONDER

"Checkmate". Rússia apresenta o seu novo jacto de combate revolucionário

O novo jacto é a aposta do governo russo para as exportações e pode vir a ditar o fim da supremacia (aérea e no mercado) do F-35 norte-americano. A Rússia apresentou o protótipo do novo jacto …

"É demasiado tarde". As palavras dos médicos aos doentes com covid-19 que recusaram a vacina

Estados Unidos da América contam com 48.49% da população totalmente vacinada, apesar de o processo ter estagnado nas últimas semanas. Os números de novas infeções crescem, assim como as mortes face ao crescimento galopante da …

"Pingdemic". Há uma nova "pandemia" a causar escassez de comida e combustível no Reino Unido

As medidas de distanciamento social no Reino Unido caíram e, como consequência, centenas de milhares de pessoas estão a ser notificadas para cumprir isolamento. A partir desta segunda-feira o uso de máscara e outras medidas de …

O lago mais improvável de Roma é um refúgio urbano (que impulsiona o ativismo ambiental)

O lago mais improvável de Roma, que nem sequer devia existir, motivou uma luta pela proteção ambiental do local. No anos 90, num local de construção a apenas alguns quilómetros a leste do Coliseu de Roma, …

Afeganistão. EUA lançam ataques aéreos enquanto Talibãs exigem a renúncia do Presidente

Os Estados Unidos (EUA) entraram num confronto pela cidade de Kandahar, realizando ataques aéreos em apoio às forças afegãs, enquanto os Talibãs apelam ao Presidente Ashraf Ghani para renunciar. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, avançou …

A primeira casa impressa em 3D no Canadá é inspirada na sequência de Fibonacci

Depois de ter inspirado inúmeros edifícios, a sequência de Fibonacci serviu de musa à empresa de impressão em 3D Twente Additive Manufacturing (TAM), que criou a primeira casa impressa em 3D do Canadá. A Fibonacci House é …

Marcha do Orgulho de Budapeste será um protesto contra as leis anti-LGBTQI, diz organização

A marcha do Orgulho em Budapeste, que ocorrerá no sábado, será "uma celebração, mas também um protesto", disseram os organizadores, enquanto a comunidade LGBTQI húngara se prepara para desafiar a escalada da campanha anti-homossexual do …

PSD propõe máximo de 215 deputados e divisão de grandes círculos eleitorais

O PSD apresentou, esta sexta-feira, a sua proposta para a reforma do sistema eleitoral, que fixa um máximo de 215 deputados, menos 15 do que o total atualmente em vigor. A proposta do PSD para a …

Variante Lambda: o que saber sobre a nova mutação que preocupa as autoridades

Está a ter um foco mais circunscrito à América Latina, mas já houve dois casos desta mutação em Portugal. A OMS está atenta e de momento classifica a Lambda como uma variante de interesse. Foi inicialmente …

PSD força audição de Eduardo Cabrita sobre inquérito da IGAI

O PSD recorreu à figura da audição potestativa a que os partidos têm direito a usar regimentalmente para ouvir membros do Governo e entidades públicas.  O PSD requereu esta sexta-feira a audição parlamentar obrigatória do ministro …