Crime na net: o que é o phishing barato (que funciona)

Fraudes produzidas em massa. Porque os criminosos nem sempre utilizam o melhor isto nesta “arte” de enganar as pessoas.

O phishing é um tipo de ataque informático que tem como objectivo enganar as pessoas para que revelem informações sensíveis: palavras-passe, dados bancários, números de cartões de crédito, ou outras credenciais pessoais.

Para isso, os criminosos utilizam sites falsos, ou e-mails falsos, para induzir as vítimas a fornecerem as suas informações.

Este crime é uma “arte”, começa por descrever a AVG, num aviso que está a enviar para os seus clientes. No entanto, o phishing nem sempre utiliza o melhor isco.

É aqui que entram as tentativas baratas de phishing. Fraudes de “pescar” produzidas em massa. Rápidas, baratas.

Neste phishing barato, não são criados sites desde raiz; os criminosos utilizam serviços de criação de sites para criarem o seu, de forma rápida e barata.

São sites que conseguem evitar antivírus e bloqueadores de spam porque o nome do domínio é legítimo – mas são criados “de uma forma tão amadora que basta prestar alguma atenção para notar que são suspeitos”, lê-se na mensagem.

Não é uma fraude elaborada. É uma fraude que aposta na velocidade e no volume para apanhar as pessoas desprevenidas.

Exemplos: quando tenta entrar no seu e-mail, ou na sua conta numa página de serviços, e a indicação do campo “palavra-passe” vem com erros ortográficos, ou falhas na palavra (asteriscos no lugar das letras, por exemplo).

Para evitar ser vítima destes crimes, há algumas dicas: não entrar em pânico se vir um e-mail que tenta criar um grande alerta, não ignorar sinais óbvios como erros ortográficos ou técnicos, estar atento ao que está a preencher ou a ler, e verificar duas vezes tudo o que faz.

E evite carregar em ligações suspeitas! Em vez disso, entre pelo seu motor de busca, vá ao site real e entre na sua conta a partir daí. Depois veja se o assunto é real.

Por fim, a AVG deixa uma mensagem central: “É quase insultante saber que alguns hackers pensem que podem enganar as pessoas com estes sites falsos amadores, mas não continuariam a tentar se não resultasse”. Resulta com algumas pessoas, sim.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.