//

“Artisticamente linda”, é o que diz Ricardo Salgado da reportagem “Assalto ao Castelo”

6

José Sena Goulão / Lusa

Ricardo Salgado garante que se o Governador do Banco de Portugal lhe tivesse pedido para sair do BES, teria saído “na hora”. Declarações proferidas à SIC, onde assumiu que achou “artisticamente linda” a reportagem “Assalto ao Castelo”, sobre o descalabro do BES.

“Artisticamente, achei lindo, umas fotografias lindíssimas”. Foi assim, que Ricardo Salgado comentou, pela primeira vez, a reportagem “Assalto ao Castelo”, onde a SIC aponta o dedo à actuação do Banco de Portugal (BdP) no caso BES, revelando ainda os “esquemas” do Banco com passagem por Angola e pelo Dubai.

Salgado não comenta nenhum destes assuntos em particular, referindo simplesmente, que achou “interessante terem referido o Castelo de Almoral, que é uma referência histórica portuguesa”.

O ex-banqueiro chega a notar que “não conhecia o castelo por dentro” e que com a reportagem percebeu que é “um espectáculo de beleza”.

Nem uma “palavrinha” de Carlos Costa para sair do BES

Sobre a reportagem propriamente dita, Salgado diz que “tem coisas interessantes”. “O fundamental é a referência ao facto de o governador ter podido, eventualmente, ter-me dispensado da actividade bancária e de nunca o ter feito“, salienta, apontando assim, o dedo a Carlos Costa.

“Se o governador me tivesse dado uma palavrinha que fosse de que eu deveria sair, pode ter a certeza que eu o faria na hora”, garante ainda à SIC Ricardo Salgado.

“Nunca tive uma palavra do governador nesse sentido, a tal ponto que o governador me pediu para eu proceder à liderança, em relação à minha família, da transição para uma gestão mais profissional e foi isso que eu fiz”, acrescenta o ex-presidente do BES.

Finalmente, confrontado sobre se acha que o governador deve deixar o BdP, Salgado diz que essa é uma “decisão política”, em que “o Banco Central Europeu tem uma palavra muito importante a dizer”.

Sobre o conceito de “inamovível” que tem sido aplicado ao cargo, o ex-banqueiro reforça que “não há nada impossível neste mundo”.

SV, ZAP //

6 Comments

  1. Mais um PINOQUIO. É o que mais há neste país – mentirosos, ladrões, vigaristas = GENTALHA p/ não os clarificar de muito pior.

  2. Na verdade é o Castelo de Belver, não o de “Almoral” (terá querido dizer Almourol?), mas enfim, rigor não parece ser o forte deste Sr…

    • A não ser que o autor do texto se quise-se referir a “Balmoral”, património da monarquia britânica,
      Concerteza que queria dizer Almourol…..
      Poucos habitants de Portugal terão alguma vez visto este lindo Castelo. Principalmente a partir de uma vista aérea que revela o bom estado em que está. Alguns portugueses, como eu, já viram este castelo a partir das margens do Tejo. Digo isto porque o acesso ao interior do mesmo tem horarios muito limitados por barcaça.
      Mesmo lá entrado, penso que nunca poderam ver a “imagem” que um drone (como o utilizado) pode dar. A reportagem estava do ponto de vista técnico MUITO bem feita.

  3. Grandes assaltos tem tido este pobre país de há 43 anos a esta parte. Grandes assaltos tenho eu também tido na minha carteira para sustentar corruptos, ociosos, malandros, chupistas, parasitas e quejandos. As “liberdades” a tudo têm conduzido. Assim como as herdades no Alentejo foram ocupadas por drogados, bêbados e ociosos, também o país inteiro levou o mesmo caminho!!

  4. Não consigo imaginar sequer o que um homem como Ricardo Salgado terá sentido quando viu esta reportagem que eu segui com muito interesse.
    Imagino que se deva ter sentido muito mal….!!!
    Não ilibo a comunicação social de aqui e ali se “esquecer” de todo o envolvimento pessoal, de vida, de relacionamentos, de familia, que este homem viveu. Não é fácil de ser intitulado de “Dono disto Tudo” e não fazer uso disso. Desafio qualquer português ou ser humano a resistir a isso: ser o Dono Disto Tudo e não fazer uso do título.
    O problema aqui não é UM HOMEM ! São todos os homens e mulheres á volta de UM HOMEM.
    Desde politicos, autarcas, generais angolanos, gestores das empresas do grupo, de empresas accionistas, , genros noras compadres tios primos… eu sei lá… todo um clã sorvedor de muitos milhares de euros.
    Não tenho nenhuma simpatia especial, alias nenhuma, por Ricardo Salgado que alias só posso repugnar, mas estou a referir-me AO HOMEM (ser humano como eu) que sera Ricardo Salgado.
    Digo isto porque ele não é concerteza um extraterrestre.
    Ricardo Salgado sera neste caso como Carlos Santos Silva. O dono daquilo tudo, o culpado daquilo tudo e no fundo O BACANO DAQUILO TUDO e ao mesmo tempo o OTARIO DAQUILO TUDO que ficara com a CULPA DAQUILO TUDO.
    Ambos se fartaram de ganhar dinheiro e de distribuir dinheiro a uma carrada de gente, e no final fica com a culpa TODA.
    Pena… Não tenho ! Enquanto eles falam de milhoes eu luto com centimos todos os dias. Não tenho pena.
    O que acho realmente errado é focarem a atenção na cabeça do polvo e não culparem os tentáculos que agiram.
    O mundo é injusto e o seu pior predador somos… NÓS ! Os seres humanos !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.