Aromatizantes de cigarros electrónicos podem causar doenças pulmonares

O cigarro electrónico surgiu como uma alternativa ao cigarro convencional de tabaco, mais saudável. Mas isso pode não ser exactamente assim, e a última sugestão de que estes produtos podem ser altamente nocivos à saúde chega de um estudo feito na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

De acordo com o novo estudo, publicado na Environmental Health Perspectives, a diacetil, substância utilizada para dar aroma e sabor aos cigarros electrónicos, está associada a uma doença, chamada pulmão de pipoca.

Esta doença é causada pela inalação de aromatizantes e causa a contracção dos bronquíolos do pulmão, dificultando a passagem de ar.

O nome oficial da doença é bronquiolite obliterante, e o seu nome popular vem da grande ocorrência de casos em trabalhadores de fábricas de pipocas de micro-ondas, que costumam inalar diacetil em grande quantidade.

Ainda segundo os investigadores de Harvard, o diacetil está presente em mais de 75% dos cigarros electrónicos comercializados actualmente nos Estados Unidos.

Além dele, outros químicos aromatizantes considerados nocivos, como a acetoína e a acetilacetona, também foram encontrados com frequência entre as 51 marcas diferentes analisadas durante todo o estudo.

Para tal, os cientistas colocaram os cigarros aromatizados dentro de uma câmara e expeliram ar para o seu interior durante oito segundos de cada vez.

Posteriormente, as amostras de ar foram analisadas, em busca dos três componentes químicos citados, comprovadamente nocivos à saúde humana.

Ao todo, 47 das 51 marcas analisadas apresentam componentes com riscos para a saúde.

“Devido à associação entre diacetil, bronquiolite obliterante e outras doenças respiratórias graves observadas em trabalhadores, é recomendada uma acção urgente para avaliar melhor esta potencial exposição, amplamente difundida via cigarros electrónicos aromatizados”, conclui o estudo.

Esta nova pesquisa vem aumentar ainda mais a polémica em torno dos cigarros electrónicos.

O cigarro electrónico tem sido apontado como sendo tão nocivo quanto o tabaco por alguns estudos.

Mas outros tantos estudos consideram-no, pelo contrário, bastante mais saudável do que o cigarro tradicional.

Conclusão: o melhor para a saúde é mesmo não fumar.

Canaltech

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO


  1. cigarro convencional também tem diacetil, e em escala muito maior que as essências dos cigarros eletrônicos…
    e esses operários dessa fábrica ficavam expostos a diariamente a uma quantidade MUITO mas MUITO alta de diacetil.
    mas isso com certeza, é por que a indústria do tabaco e farmacêutica não querem perder essa boquinha né?

RESPONDER

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …

Raras lesmas cor-de-rosa fluorescente sobreviveram aos incêndios na Austrália

Uma rara espécie de lesma cor-de-rosa fluorescente (Triboniophorus aff. graeffei) conseguiu sobreviver aos incêndios que assolaram a Austrália no início de janeiro e que deixaram milhões de animais mortos e outros tantos sem abrigo. Tratam-se …