Aromatizantes de cigarros electrónicos podem causar doenças pulmonares

O cigarro electrónico surgiu como uma alternativa ao cigarro convencional de tabaco, mais saudável. Mas isso pode não ser exactamente assim, e a última sugestão de que estes produtos podem ser altamente nocivos à saúde chega de um estudo feito na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

De acordo com o novo estudo, publicado na Environmental Health Perspectives, a diacetil, substância utilizada para dar aroma e sabor aos cigarros electrónicos, está associada a uma doença, chamada pulmão de pipoca.

Esta doença é causada pela inalação de aromatizantes e causa a contracção dos bronquíolos do pulmão, dificultando a passagem de ar.

O nome oficial da doença é bronquiolite obliterante, e o seu nome popular vem da grande ocorrência de casos em trabalhadores de fábricas de pipocas de micro-ondas, que costumam inalar diacetil em grande quantidade.

Ainda segundo os investigadores de Harvard, o diacetil está presente em mais de 75% dos cigarros electrónicos comercializados actualmente nos Estados Unidos.

Além dele, outros químicos aromatizantes considerados nocivos, como a acetoína e a acetilacetona, também foram encontrados com frequência entre as 51 marcas diferentes analisadas durante todo o estudo.

Para tal, os cientistas colocaram os cigarros aromatizados dentro de uma câmara e expeliram ar para o seu interior durante oito segundos de cada vez.

Posteriormente, as amostras de ar foram analisadas, em busca dos três componentes químicos citados, comprovadamente nocivos à saúde humana.

Ao todo, 47 das 51 marcas analisadas apresentam componentes com riscos para a saúde.

“Devido à associação entre diacetil, bronquiolite obliterante e outras doenças respiratórias graves observadas em trabalhadores, é recomendada uma acção urgente para avaliar melhor esta potencial exposição, amplamente difundida via cigarros electrónicos aromatizados”, conclui o estudo.

Esta nova pesquisa vem aumentar ainda mais a polémica em torno dos cigarros electrónicos.

O cigarro electrónico tem sido apontado como sendo tão nocivo quanto o tabaco por alguns estudos.

Mas outros tantos estudos consideram-no, pelo contrário, bastante mais saudável do que o cigarro tradicional.

Conclusão: o melhor para a saúde é mesmo não fumar.

Canaltech

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO


  1. cigarro convencional também tem diacetil, e em escala muito maior que as essências dos cigarros eletrônicos…
    e esses operários dessa fábrica ficavam expostos a diariamente a uma quantidade MUITO mas MUITO alta de diacetil.
    mas isso com certeza, é por que a indústria do tabaco e farmacêutica não querem perder essa boquinha né?

RESPONDER

As árvores não existem. Quem o diz são os terraplanistas

Uma teoria da conspiração sobre árvores está agora a intrigar o mundo. Um terraplanista explica que as árvores não existem e que não passam de arbustos. A teoria surgiu num vídeo publicado em 2016 no YouTube, …

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …