/

Aromatizantes de cigarros electrónicos podem causar doenças pulmonares

1

O cigarro electrónico surgiu como uma alternativa ao cigarro convencional de tabaco, mais saudável. Mas isso pode não ser exactamente assim, e a última sugestão de que estes produtos podem ser altamente nocivos à saúde chega de um estudo feito na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

De acordo com o novo estudo, publicado na Environmental Health Perspectives, a diacetil, substância utilizada para dar aroma e sabor aos cigarros electrónicos, está associada a uma doença, chamada pulmão de pipoca.

Esta doença é causada pela inalação de aromatizantes e causa a contracção dos bronquíolos do pulmão, dificultando a passagem de ar.

O nome oficial da doença é bronquiolite obliterante, e o seu nome popular vem da grande ocorrência de casos em trabalhadores de fábricas de pipocas de micro-ondas, que costumam inalar diacetil em grande quantidade.

Ainda segundo os investigadores de Harvard, o diacetil está presente em mais de 75% dos cigarros electrónicos comercializados actualmente nos Estados Unidos.

Além dele, outros químicos aromatizantes considerados nocivos, como a acetoína e a acetilacetona, também foram encontrados com frequência entre as 51 marcas diferentes analisadas durante todo o estudo.

Para tal, os cientistas colocaram os cigarros aromatizados dentro de uma câmara e expeliram ar para o seu interior durante oito segundos de cada vez.

Posteriormente, as amostras de ar foram analisadas, em busca dos três componentes químicos citados, comprovadamente nocivos à saúde humana.

Ao todo, 47 das 51 marcas analisadas apresentam componentes com riscos para a saúde.

“Devido à associação entre diacetil, bronquiolite obliterante e outras doenças respiratórias graves observadas em trabalhadores, é recomendada uma acção urgente para avaliar melhor esta potencial exposição, amplamente difundida via cigarros electrónicos aromatizados”, conclui o estudo.

Esta nova pesquisa vem aumentar ainda mais a polémica em torno dos cigarros electrónicos.

O cigarro electrónico tem sido apontado como sendo tão nocivo quanto o tabaco por alguns estudos.

Mas outros tantos estudos consideram-no, pelo contrário, bastante mais saudável do que o cigarro tradicional.

Conclusão: o melhor para a saúde é mesmo não fumar.

Canaltech

1 Comment


  1. cigarro convencional também tem diacetil, e em escala muito maior que as essências dos cigarros eletrônicos…
    e esses operários dessa fábrica ficavam expostos a diariamente a uma quantidade MUITO mas MUITO alta de diacetil.
    mas isso com certeza, é por que a indústria do tabaco e farmacêutica não querem perder essa boquinha né?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.