Aromatizantes de cigarros electrónicos podem causar doenças pulmonares

O cigarro electrónico surgiu como uma alternativa ao cigarro convencional de tabaco, mais saudável. Mas isso pode não ser exactamente assim, e a última sugestão de que estes produtos podem ser altamente nocivos à saúde chega de um estudo feito na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

De acordo com o novo estudo, publicado na Environmental Health Perspectives, a diacetil, substância utilizada para dar aroma e sabor aos cigarros electrónicos, está associada a uma doença, chamada pulmão de pipoca.

Esta doença é causada pela inalação de aromatizantes e causa a contracção dos bronquíolos do pulmão, dificultando a passagem de ar.

O nome oficial da doença é bronquiolite obliterante, e o seu nome popular vem da grande ocorrência de casos em trabalhadores de fábricas de pipocas de micro-ondas, que costumam inalar diacetil em grande quantidade.

Ainda segundo os investigadores de Harvard, o diacetil está presente em mais de 75% dos cigarros electrónicos comercializados actualmente nos Estados Unidos.

Além dele, outros químicos aromatizantes considerados nocivos, como a acetoína e a acetilacetona, também foram encontrados com frequência entre as 51 marcas diferentes analisadas durante todo o estudo.

Para tal, os cientistas colocaram os cigarros aromatizados dentro de uma câmara e expeliram ar para o seu interior durante oito segundos de cada vez.

Posteriormente, as amostras de ar foram analisadas, em busca dos três componentes químicos citados, comprovadamente nocivos à saúde humana.

Ao todo, 47 das 51 marcas analisadas apresentam componentes com riscos para a saúde.

“Devido à associação entre diacetil, bronquiolite obliterante e outras doenças respiratórias graves observadas em trabalhadores, é recomendada uma acção urgente para avaliar melhor esta potencial exposição, amplamente difundida via cigarros electrónicos aromatizados”, conclui o estudo.

Esta nova pesquisa vem aumentar ainda mais a polémica em torno dos cigarros electrónicos.

O cigarro electrónico tem sido apontado como sendo tão nocivo quanto o tabaco por alguns estudos.

Mas outros tantos estudos consideram-no, pelo contrário, bastante mais saudável do que o cigarro tradicional.

Conclusão: o melhor para a saúde é mesmo não fumar.

Canaltech

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO


  1. cigarro convencional também tem diacetil, e em escala muito maior que as essências dos cigarros eletrônicos…
    e esses operários dessa fábrica ficavam expostos a diariamente a uma quantidade MUITO mas MUITO alta de diacetil.
    mas isso com certeza, é por que a indústria do tabaco e farmacêutica não querem perder essa boquinha né?

RESPONDER

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …