Cigarros electrónicos também são prejudiciais à saúde

Monica Grigsby / Flickr

Um novo estudo sobre cancro acaba de trazer más notícias a quem optou por substituir o tabaco por cigarros electrónicos. Investigadores expuseram células humanas dos brônquios ao vapor destes cigarros e descobriram que alteram as células de uma forma não muito diferente do tabaco. Afinal, a alternativa pode não ser assim tão benigna.

Porém, ainda vai demorar algum tempo até que se saiba, ao certo, de que forma estas células são alteradas.

De acordo com a Nature, não se pode ainda afirmar se o vapor causa cancro. Mas os prognósticos não são bons. “Os cigarros electrónicos podem ser mais seguros que o tabaco”, revelou o investigador e líder do estudo Avrum Spira, “mas as nossas investigações preliminares sugerem que eles podem não ser benignos”.

bumc.bu.edu

O investigador Avrum Spira

O investigador Avrum Spira

Este estudo vem no seguimento de muitos outros com resultados contundentes.

Recentemente, ficou a saber-se que um componente usado na nicotina dos cigarros electrónicos está a envenenar crianças, o que foi conhecido poucas semanas depois de se descobrir que, em vez de dissuadirem as pessoas de fumar, os cigarros electrónicos incentivam a fazê-lo, em particular os adolescentes.

Parece haver alguns indícios no sentido de que estes cigarros sejam uma ferramenta eficaz para deixar de fumar, mas esta parece ser cada vez mais uma afirmação controversa.

Em conclusão, fumar cigarros electrónicos parece ser um pouco prejudicial – mas será provavelmente menos do que fumar cigarros reais.

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …

PJ deteve português suspeito de apoiar Estado Islâmico

Um português foi detido, na madrugada de domingo, por suspeitas de apoiar o Estado Islâmico, tendo sido hoje ouvido em tribunal, que decretou como medida de coação a prisão preventiva, informaram as autoridades judiciais. Num comunicado …