/

Estudo britânico conclui que cigarro electrónico é 95% menos nocivo do que o normal

1

O uso de cigarros electrónicos é 95% menos prejudicial para a saúde do que o cigarro normal, conclui um estudo realizado pelo Departamento de Saúde Pública do Reino Unido.

De acordo com a investigação, o uso dos chamados e-cigarros pode ser considerado terapêutico e é recomendado para quem quer deixar de fumar e não o consegue fazer sem ajuda.

O estudo, que foi publicado esta quarta-feita no site do Departamento de Saúde Pública britânico, detalha os riscos e benefícios dos cigarros electrónicos quando comparados com o cigarro normal, e como ajuda a quem pretende deixar de fumar.

Segundo o estudo, o cigarro electrónico causa 95% menos dano à saúde do fumador do que o cigarro normal.

Kevin Fenton, director de saúde e bem-estar da Autoridade de Saúde Pública Britânica, sublinha que “os cigarros electrónicos podem ser uma solução para as pessoas com dificuldades em deixar o cigarro através dos métodos tradicionais”.

Frisa este responsável que os e-cigarros não são completamente isentos de riscos, mas comparados com o tabaco, a evidência é que só contêm uma pequena parte dos perigos”.

O tabagismo continua a ser a maior causa de morte no Reino Unido.

“O melhor que um fumador pode fazer mesmo é deixar o vício“, salienta Fenton.

No Reino Unido, uma em cada cinco pessoas fuma e o tabagismo é a principal causa de morte evitável, segundo dados revelados pelo serviço de saúde britânico.

Ann McNeill, professora no King’s College de Londres e co-autora do estudo, afirma que os cigarros eletrónicos “podem representar uma mudança substancial para a saúde pública”.

Os autores do estudo defendem a prescrição dos cigarros electrónicos por clínicos gerais a quem quer deixar o vício do tabaco e esperam que este tratamento possa ser autorizado em breve pela Agência Britânica de Controlo Sanitário.

ZAP / Ciência Hoje

1 Comment

  1. o fundamentalismo contra os fumadores,nao quer saber se o cigarros electronicos fazem menos mal a saúde que as batatas fritas,isto já parece as religiões de fanáticos,em que o fumador,esse grande pecador tem de ser cruxificado e perseguido .

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.