Arábia Saudita nomeia pela primeira vez uma mulher embaixadora (e é uma princesa)

Considerada uma ativista dos direitos das mulheres no seu país, a princesa Reema bint Bandar vai ocupar o cargo que até agora era exercido pelo seu irmão, Khaled bin Salman, que foi entretanto nomeado vice-ministro da Defesa.

Filha do príncipe saudita Bandar bin Sultan, que foi embaixador nos Estados Unidos, a princesa chega ao cargo numa altura em que as relações entre os dois países atravessam um momento de tensão devido ao homicídio do jornalista saudita Jamal Khashoggi, em outubro do ano passado, no consulado da Arábia Saudita em Istambul na Turquia.

O caso levou o congresso a abrir uma investigação sobre as relações os Estados Unidos e a Arábia Saudita em várias áreas, que incluem a tecnologias nucleares e a guerra no Iémen, e vários grupos americanos de direitos humanos têm pressionado a administração Trump para que o caso de Khashoggi seja investigado até às últimas consequências.

Licenciada em Arte e Museologia pela universidade americana George Washington, a princesa Reema bint Bandar tem trabalhado no setor privado desde que regressou ao seu país, tendo dirigido algumas empresas, como a Harvey Nichols Riade.

Além da sua carreira profissional, segundo o Diário de Notícias, tem-se batido por uma maior participação das mulheres nas atividades desportivas, num país onde ser mulher significa não ter acesso a autonomia em muitas frentes. Só recentemente é que as mulheres puderam começar conduzir na Arábia Saudita.

A sua nomeação como embaixadora em Washington está a ser encarada como uma dupla mensagem por parte de Riade. De um lado, é visto como “um sinal do governo saudita de uma maior integração das mulheres no trabalho” e na vida pública, como sublinha o fundador da Arabia Foundation, Ali Shihabi. Por outro, como uma renovação nas relações atualmente tensas entre os dois países.

“A nomeação de um novo embaixador é uma tentativa de Riade de dar um novo começo à sua relação com Washington e fazer desaparecer o caso Khashoggi, mesmo que, na prática, isso provavelmente não aconteça, pelo menos não com o Congresso”, disse à AFP Kristian Ulrichsen, investigador da Universidade Rice, nos Estados Unidos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vacinação de crianças divide peritos. Mas sem a inoculação dos mais novos a imunidade pode não chegar

Na sexta-feira, a Direção-Geral de Saúde anunciou que recomenda que a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. No entanto, o tema está a gerar controvérsia e divide opiniões …

Governo com margem política para abdicar de 15% do Novo Banco

Em 2022, o Governo tem margem política para abdicar do direito de entrar como acionista no Novo Banco (NB), inicial­mente com uma participação de mais de 2%, mas que pode subir a 15%. Para já, nem …

Tóquio2020. Biles renuncia também às finais de salto e barras assimétricas

A ginasta norte-americana Simone Biles, que renunciou à final do concurso geral individual dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, também não vai participar das finais de domingo de salto e barras assimétricas, informou esta sexta-feira a Federação …

Governo não pediu parecer à CNPD sobre as "bodycams" em polícias. Método vai "aumentar a transparência"

A proposta da nova lei da videovigilância, que vai permitir que os polícias passem a usar câmaras nos uniformes, já foi aprovada em Conselho de Ministros, mas ainda não chegou ao Parlamento. Também não foi …

Marcelo reuniu com Lula, mas não revela o teor da conversa. Presidente diz que visita é apenas de cariz cultural

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse sexta-feira à chegada a São Paulo que a cultura tem um "papel fundamental" na convergência entre Portugal e o Brasil, rejeitando que a agenda alargada de …

PSP abre processos disciplinares por uso indevido de farda em manifestação

A PSP abriu processos disciplinares, por uso indevido e incorreto do uniforme, a agentes que participaram em 21 de junho, em Lisboa, numa manifestação organizada pelo Movimento Zero, confirmou esta sexta-feira à Lusa o porta-voz, …

Por onde passou o caminho bíblico da Judeia a Edom? Cientistas encontram respostas

Por onde passava o caminho bíblico que ligava o reino de Judeia à nação vizinha de Edom? Um novo estudo dá novas pistas sobre o possível percurso da estrada. Os investigadores israelitas sugerem que havia, pelo …

PCP diz que acusação a grupos hospitalares privados por acordo anticoncorrencial evidencia "cartelização"

O PCP considerou esta sexta-feira que a acusação da Autoridade da Concorrência a cinco grupos hospitalares privados por acordo anticoncorrencial, confirma a “prática parasitária e de cartelização” destes grupos, que fazem “da doença um negócio”. O …

Ensino Superior. Vagas voltam a aumentar com Porto, Lisboa e Aveiro na frente

O concurso nacional de acesso ao ensino superior volta a registar um aumento do número de vagas, segundo dados divulgados este sábado, que mostram Lisboa, Porto e Aveiro com o maior crescimento. Depois de, no ano …

Os pterossauros conseguiam voar assim que eclodiam dos ovos

Os pterossauros tinham asas suficientemente longas e ossos suficientemente fortes para conseguirem sustentar o voo depois de eclodirem. Uma equipa de cientistas da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, descobriu que os pterossauros recém-nascidos seriam capazes …