Arábia Saudita nomeia pela primeira vez uma mulher embaixadora (e é uma princesa)

Considerada uma ativista dos direitos das mulheres no seu país, a princesa Reema bint Bandar vai ocupar o cargo que até agora era exercido pelo seu irmão, Khaled bin Salman, que foi entretanto nomeado vice-ministro da Defesa.

Filha do príncipe saudita Bandar bin Sultan, que foi embaixador nos Estados Unidos, a princesa chega ao cargo numa altura em que as relações entre os dois países atravessam um momento de tensão devido ao homicídio do jornalista saudita Jamal Khashoggi, em outubro do ano passado, no consulado da Arábia Saudita em Istambul na Turquia.

O caso levou o congresso a abrir uma investigação sobre as relações os Estados Unidos e a Arábia Saudita em várias áreas, que incluem a tecnologias nucleares e a guerra no Iémen, e vários grupos americanos de direitos humanos têm pressionado a administração Trump para que o caso de Khashoggi seja investigado até às últimas consequências.

Licenciada em Arte e Museologia pela universidade americana George Washington, a princesa Reema bint Bandar tem trabalhado no setor privado desde que regressou ao seu país, tendo dirigido algumas empresas, como a Harvey Nichols Riade.

Além da sua carreira profissional, segundo o Diário de Notícias, tem-se batido por uma maior participação das mulheres nas atividades desportivas, num país onde ser mulher significa não ter acesso a autonomia em muitas frentes. Só recentemente é que as mulheres puderam começar conduzir na Arábia Saudita.

A sua nomeação como embaixadora em Washington está a ser encarada como uma dupla mensagem por parte de Riade. De um lado, é visto como “um sinal do governo saudita de uma maior integração das mulheres no trabalho” e na vida pública, como sublinha o fundador da Arabia Foundation, Ali Shihabi. Por outro, como uma renovação nas relações atualmente tensas entre os dois países.

“A nomeação de um novo embaixador é uma tentativa de Riade de dar um novo começo à sua relação com Washington e fazer desaparecer o caso Khashoggi, mesmo que, na prática, isso provavelmente não aconteça, pelo menos não com o Congresso”, disse à AFP Kristian Ulrichsen, investigador da Universidade Rice, nos Estados Unidos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …

Fátima esperava pela mãe à porta da escola. Foi torturada e assassinada

A menina de sete anos desapareceu, no dia 11, quando esperava pela mãe à porta da escola, num bairro da capital mexicana. O seu corpo foi encontrado alguns dias depois, com sinais de tortura. Fátima Anton, …

Última residência do czar Nicolau II reabre portas este verão

O Palácio de Alexandre, na Rússia, vai reabrir ao público este verão, depois ter sido sujeito a obras de remodelação profundas durante oito anos. O Palácio de Alexandre, a última residência do czar Nicolau II antes …