Arábia Saudita nomeia pela primeira vez uma mulher embaixadora (e é uma princesa)

Considerada uma ativista dos direitos das mulheres no seu país, a princesa Reema bint Bandar vai ocupar o cargo que até agora era exercido pelo seu irmão, Khaled bin Salman, que foi entretanto nomeado vice-ministro da Defesa.

Filha do príncipe saudita Bandar bin Sultan, que foi embaixador nos Estados Unidos, a princesa chega ao cargo numa altura em que as relações entre os dois países atravessam um momento de tensão devido ao homicídio do jornalista saudita Jamal Khashoggi, em outubro do ano passado, no consulado da Arábia Saudita em Istambul na Turquia.

O caso levou o congresso a abrir uma investigação sobre as relações os Estados Unidos e a Arábia Saudita em várias áreas, que incluem a tecnologias nucleares e a guerra no Iémen, e vários grupos americanos de direitos humanos têm pressionado a administração Trump para que o caso de Khashoggi seja investigado até às últimas consequências.

Licenciada em Arte e Museologia pela universidade americana George Washington, a princesa Reema bint Bandar tem trabalhado no setor privado desde que regressou ao seu país, tendo dirigido algumas empresas, como a Harvey Nichols Riade.

Além da sua carreira profissional, segundo o Diário de Notícias, tem-se batido por uma maior participação das mulheres nas atividades desportivas, num país onde ser mulher significa não ter acesso a autonomia em muitas frentes. Só recentemente é que as mulheres puderam começar conduzir na Arábia Saudita.

A sua nomeação como embaixadora em Washington está a ser encarada como uma dupla mensagem por parte de Riade. De um lado, é visto como “um sinal do governo saudita de uma maior integração das mulheres no trabalho” e na vida pública, como sublinha o fundador da Arabia Foundation, Ali Shihabi. Por outro, como uma renovação nas relações atualmente tensas entre os dois países.

“A nomeação de um novo embaixador é uma tentativa de Riade de dar um novo começo à sua relação com Washington e fazer desaparecer o caso Khashoggi, mesmo que, na prática, isso provavelmente não aconteça, pelo menos não com o Congresso”, disse à AFP Kristian Ulrichsen, investigador da Universidade Rice, nos Estados Unidos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …

Em Hollywood, os homens ganham mais 1 milhão de dólares do que as mulheres

Uma equipa de economistas analisou o salário de 246 atores e atrizes e concluiu que as mulheres ganham em média menos 56% do que os homens na indústria cinematográfica, pelos mesmos papéis. A diferença média entre …

"O primeiro passo para salvar o planeta é eleger outro presidente dos EUA"

John Kerry esteve em Lisboa para o encerramento da conferência "O Futuro do Planeta". O ex-secretário de Estado de Barack Obama lembrou que na luta para salvar a Terra, "não estamos a ganhar". John Kerry começou …

Gibraltar dissolve o parlamento e convoca eleições antes da data do Brexit

O chefe do governo de Gibraltar dissolveu esta segunda-feira o parlamento e convocou eleições para 17 de outubro, com o objetivo de preparar este território britânico situado no extremo sul de Espanha para o Brexit, …

Aumento do turismo nos Açores provoca mais acidentes de viação (mas menos graves)

O aumento de viaturas de aluguer que circulam nas estradas açorianas tem levado a um aumento da sinistralidade, ainda que muitos deles não sejam registados. Ainda assim, os acidentes são, no geral, menos graves. Quem o …

Menos plástico e menos jantares. Partidos prometem campanha eleitoral mais sustentável

A sustentabilidade e a proteção do ambiente estão entre as preocupações dos partidos políticos que concorrem às eleições legislativas, com algumas direções a comprometerem-se em diminuir a pegada ecológica e reduzir no plástico, numa campanha …