Arábia Saudita vai impor vacinação aos funcionários que queiram voltar ao local de trabalho

A Arábia Saudita quer alcançar a imunidade de grupo o quanto antes. Para aumentar os esforços de vacinação, foram abertos mais de 580 locais de vacinação no país. Além disso, os residentes já podem reservar uma vacina facilmente através da aplicação Sehhaty do Ministério da Saúde (MOH).

A Arábia Saudita vai impor que todos os trabalhadores que queiram regressar aos locais de trabalho só o possam fazer caso estejam vacinados.

O anúncio foi feito na sexta-feira pelo Ministério do Recursos Humanos e Desenvolvimento Social, que exortou todos os residentes a garantir que recebem a vacina, alertando que as exceções devem ser mínimas.

No entanto, segundo o Arab News, ainda não há detalhes acerca da implementação da medida nem quando entrará em vigor.

“É difícil numerar as pessoas que deveriam ser isentas da toma da vacina, pois cada paciente tem a sua própria história, dependendo da subjetividade e da sua condição médica”, disse Wail Bajhmom, consultor de doenças infecciosas do Hospital King Fahd, em Jeddah.

“Se houver pessoas em risco de uma reação adversa por causa de uma alergia aos componentes da vacina, este seria um motivo claro para a isenção”, acrescentou ao diário.

O Observador avança ainda que o Governo saudita quer incentivar à vacinação através de uma medida relacionada com o turismo: quem quiser viajar para o estrangeiro, terá de estar vacinado ou já ter estado infetado com o vírus há, pelo menos, seis meses. Esta medida não se aplica a menores de 18 anos.

A marcação da vacinação através da aplicação Sehhaty do Ministério da Saúde é outra das investidas da Arábia Saudita, que quer alcançar a imunidade de grupo rapidamente.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Europa sem barreiras". Costa assina certificado digital que começa a ser emitido já esta semana

O primeiro-ministro, António Costa, considerou hoje que o certificado covid-19 da União Europeia (UE) para facilitar a circulação cria uma “oportunidade de viajar em liberdade e em segurança”, avisando que se devem manter algumas “normas …

Debandada de ingleses não fez baixar os preços no Algarve (que até podem subir)

Os preços dos alojamentos no Algarve não baixaram, apesar da debandada de turistas ingleses após Portugal ter saído da lista verde do Reino Unido. Ainda assim, a taxa de ocupação chegou mesmo aos 85% em vários …

Segurança Social transferiu 788 mil euros por engano. Conta de desempregado bloqueada

A Segurança Social enganou-se e transferiu 788 mil euros para a conta de um beneficiário de subsídio de desemprego. A transferência fez disparar alerta no sistema bancário, dando origem a processo por abuso de confiança …

Djokovic vence em Roland Garros, mas Tsitsipas teve uma palavra a dizer

O tenista sérvio Novak Djokovic impôs-se ao grego Stefanos Tsitsipas na final de Roland Garros e conquistou, pela segunda vez na carreira, o título do segundo 'major' da temporada, que terminou hoje em Paris. O número …

Boris Johnson deverá anunciar hoje adiamento do desconfinamento em Inglaterra

A última fase de desconfinamento estava prevista para 21 de junho, mas deverá ser adiada para 19 de julho em Inglaterra. O primeiro-ministro britânico deverá anunciar a decisão oficial em conferência de imprensa. O desconfinamento em …

Variante Delta deverá tornar-se dominante em Portugal (mas “não há razões para alarme")

A variante Delta está a crescer exponencialmente no Reino Unido. Em Portugal também já há "transmissão comunitária" e devido à elevada capacidade de transmissão é provável que este número cresça. Conhecida como Delta, a nova variante …

Sporting vence na Luz e sagra-se campeão português de futsal

O Sporting sagrou-se hoje campeão português de futsal pela 16.ª vez, ao vencer em casa do Benfica, que defendia o título, por 6-2, no quarto jogo da final. Pauleta (10 minutos), Tomás Paço (10), Pany Varela …

Centro-esquerda vence eleições regionais no Chile e conquista capital

O centro-esquerda chileno foi o grande vencedor da segunda volta das eleições regionais de domingo, conquistando a maioria dos cargos de governador, incluindo o de Santiago do Chile, quando estão contados 99,9% dos votos. A coligação …

Benfica perto de fechar contratação de Nzonzi pela mão de Rui Pedro Braz

O Benfica está muito perto de garantir a contratação de Steven Nzonzi à AS Roma. O campeão do mundo pertence aos quadros do emblema italiano, embora esta época tenha estado emprestado ao Rennes. Rui Pedro Braz …

"Vacinação dos 30 aos 39 anos começa na próxima semana"

Em mais um comentário semanal no Jornal da Noite da SIC, Luís Marques Mendes voltou a colocar em cima da mesa os assuntos que tiveram maior destaque ao longo da última semana. O ex-deputado voltou a …