/

Arábia Saudita e Rússia aceitam congelar produção de petróleo

1

Os maiores produtores mundiais de petróleo acordaram esta terça-feira em manter a produção aos níveis de janeiro para equilibrar os preços do mercado mundial.

A decisão de congelar a produção surgiu depois de uma reunião esta terça-feira, em Doha, entre os ministros do petróleo da Arábia Saudita, Venezuela, Qatar e Rússia, revela a BBC.

O acordo prevê manter a produção de petróleo para os níveis de janeiro, considerados os mais adequados para conseguir equilibrar o mercado a nível mundial.

Os preços do petróleo caíram de forma significativa nos últimos meses, atingindo um queda de 70% desde o recente pico de cerca de 116 dólares por barril em junho de 2014.

Segundo a emissora britânica, o forte declínio deveu-se ao excesso de produção, fraca procura e também pelas preocupações mundiais a nível económico.

De acordo com o Diário Económico, esta manhã o barril de petróleo Brent está a valorizar 2,46% para os 34,21 dólares, depois de ter escalado mais de 6,5%, enquanto que o Crude sobe 2,04% para os 30,04 dólares.

À saída da reunião desta manhã, o ministro do petróleo saudita, Ali Al-Naimi, considerou que o nível de produção de janeiro é o mais “adequado”, depois de recentemente terem abandonado as quotas de produção e passar a produzir sem limites.

“Congelar a produção para os níveis de janeiro é o mais adequado para o mercado. Nós não queremos oscilações significativas nos preços (…). Queremos um preço do petróleo estável”, declarou.

De acordo com alguns especialistas sobre o mercado, citados pela Bloomberg, este pode ser “um primeiro passo” para estabilizar o mercado.

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.