Apresentador da BBC despedido por tweet “racista” sobre o bebé real

Um apresentador de rádio da BBC foi demitido esta quinta-feira por publicar uma mensagem numa rede social com uma imagem de um chimpanzé para se referir ao filho recém-nascido do príncipe Harry.

O próprio Danny Baker anunciou na sua conta de Twitter que tinha sido despedido. Um porta-voz da BBC confirmou o despedimento, justificando-o com um “erro de julgamento que contraria os valores” que a BBC pretende representar.

A publicação, entretanto removida, mostrava uma imagem de um chimpanzé levado pela mão por um casal bem vestido e acompanhada da legenda: “O bebé real deixa o hospital”.

Após ser acusado de racismo, Baker apagou a mensagem e pediu desculpas, alegando que não se tinha lembrado das conotações com as origens africanas de Meghan Markle, mulher do príncipe Harry, que deu à luz na segunda-feira o primeiro filho do casal.

“As minhas sinceras desculpas pela estúpida e irrefletida imagem cómica. A imagem era para ser uma piada sobre a realeza na frente de animais de circo com roupas elegantes, mas foi interpretada como uma piada sobre macacos e raça, por isso foi corretamente eliminada”, acrescentou o locutor.

Ao Daily Mail, o radialista disse que se sentia “chocado com a sua própria patetice”.

Twitter/ Danny Baker

Esta não é a primeira vez que Meghan é visada num comentário considerado racista. No final de 2016, o príncipe Harry fez uma rara repreensão à imprensa, condenando o tom racial de alguns artigos e mostrando-se preocupado com a cobertura mediática sobre a sua relação, que revelava “abuso e assédio”.

Com o anúncio do noivado, este tipo de comentários continuaram a proliferar nos média britânicos. Num editorial do The Spectator, pode ler-se: “há 70 anos Meghan Markle seria o tipo de mulher que o príncipe teria como amante, não como esposa”.

Questionada sobre estes comentários, Meghan confessou que a cobertura em causa é “desanimadora”, mas frisou sentir-se orgulhosa das suas origens.

A polémica coincidiu com a primeira aparição pública na quarta-feira da criança, no castelo de Windsor, numa breve entrevista dos pais para a televisão, seguida por um encontro privado para apresentar o bisneto à rainha Isabel II e ao marido, príncipe Filipe, e onde estava também a mãe de Megan, Doria Ragland.

(h) Chris Allerton / SussexRoyal

O bebé real de Harry e Meghan Markle é apresentado à avó, a rainha Isabel II. Na foto, também o príncipe Filipe e a mãe de Meghan, Doria Ragland

O Palácio de Buckingham anunciou entretanto que o nome completo do bebé é Archie Harrison Mountbatten-Windsor, e deverá ter o título de de Conde de Dumbarton.

O filho de Harry, de 34 anos, e de Meghan Markle, ex-atriz norte-americana de 37 anos, ocupará o sétimo lugar na ordem de sucessão ao trono britânico.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% dos médicos só fazem "fantochadas"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …

Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira …

Polícia antimotim dispersa manifestantes em Hong Kong com gás lacrimogéneo

A polícia antimotim de Hong Kong carregou hoje com gás lacrimogéneo sobre manifestantes que tinham erigido uma barricada no bairro de Kwun Tong, no Este da antiga colónia britânica. Embora os protestos tenham decorrido de forma …

Eleições. CDU vai manter campanha clássica, mas dispensa o "lombo assado"

O chefe do maior partido da Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta comunistas e ecologistas, assumiu enfado com carne assada nas jornadas e ações de esclarecimento pelo país, mas garante uma campanha eleitoral nos cânones …

Bloco quer mais funcionários públicos e quotas por raça nas universidades

O BE afirma, no programa eleitoral disponibilizado hoje na íntegra, que "é o partido que quer e pode impedir uma maioria absoluta", um resultado nas eleições legislativas que faria Portugal "voltar ao passado da arrogância …

Balas com defeito que encravam armas. PSP confirma, mas diz que não é um problema

A Polícia de Segurança Pública (PSP) confirma que estão a ser utilizadas algumas balas com defeito que até encravam as armas, nos treinos dos candidatos a agentes na Escola Prática de Polícia. Mas garante que …