Apresentador da BBC despedido por tweet “racista” sobre o bebé real

Um apresentador de rádio da BBC foi demitido esta quinta-feira por publicar uma mensagem numa rede social com uma imagem de um chimpanzé para se referir ao filho recém-nascido do príncipe Harry.

O próprio Danny Baker anunciou na sua conta de Twitter que tinha sido despedido. Um porta-voz da BBC confirmou o despedimento, justificando-o com um “erro de julgamento que contraria os valores” que a BBC pretende representar.

A publicação, entretanto removida, mostrava uma imagem de um chimpanzé levado pela mão por um casal bem vestido e acompanhada da legenda: “O bebé real deixa o hospital”.

Após ser acusado de racismo, Baker apagou a mensagem e pediu desculpas, alegando que não se tinha lembrado das conotações com as origens africanas de Meghan Markle, mulher do príncipe Harry, que deu à luz na segunda-feira o primeiro filho do casal.

“As minhas sinceras desculpas pela estúpida e irrefletida imagem cómica. A imagem era para ser uma piada sobre a realeza na frente de animais de circo com roupas elegantes, mas foi interpretada como uma piada sobre macacos e raça, por isso foi corretamente eliminada”, acrescentou o locutor.

Ao Daily Mail, o radialista disse que se sentia “chocado com a sua própria patetice”.

Twitter/ Danny Baker

Esta não é a primeira vez que Meghan é visada num comentário considerado racista. No final de 2016, o príncipe Harry fez uma rara repreensão à imprensa, condenando o tom racial de alguns artigos e mostrando-se preocupado com a cobertura mediática sobre a sua relação, que revelava “abuso e assédio”.

Com o anúncio do noivado, este tipo de comentários continuaram a proliferar nos média britânicos. Num editorial do The Spectator, pode ler-se: “há 70 anos Meghan Markle seria o tipo de mulher que o príncipe teria como amante, não como esposa”.

Questionada sobre estes comentários, Meghan confessou que a cobertura em causa é “desanimadora”, mas frisou sentir-se orgulhosa das suas origens.

A polémica coincidiu com a primeira aparição pública na quarta-feira da criança, no castelo de Windsor, numa breve entrevista dos pais para a televisão, seguida por um encontro privado para apresentar o bisneto à rainha Isabel II e ao marido, príncipe Filipe, e onde estava também a mãe de Megan, Doria Ragland.

(h) Chris Allerton / SussexRoyal

O bebé real de Harry e Meghan Markle é apresentado à avó, a rainha Isabel II. Na foto, também o príncipe Filipe e a mãe de Meghan, Doria Ragland

O Palácio de Buckingham anunciou entretanto que o nome completo do bebé é Archie Harrison Mountbatten-Windsor, e deverá ter o título de de Conde de Dumbarton.

O filho de Harry, de 34 anos, e de Meghan Markle, ex-atriz norte-americana de 37 anos, ocupará o sétimo lugar na ordem de sucessão ao trono britânico.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo da Malásia pede desculpa após recomendações sexistas para período de confinamento

O Governo da Malásia pediu desculpas após reações contra recomendações consideradas sexistas dirigidas às mulheres durante o período de confinamento devido à pandemia de Covid-19, que já causou naquele país causou três mortes e 2.766 …

Linha SNS 24 está a atender mais de 18 mil chamadas por dia

O secretário de Estado da Saúde saudou a capacidade de adaptação dos profissionais de saúde e do Governo à pandemia covid-19, dando como exemplo a Linha SNS 24 que está a atender mais de 18 …

Bolsonaro mais moderado. "A minha preocupação sempre foi salvar vidas”

O Presidente brasileiro adotou um tom mais moderado naquele que foi o seu quarto discurso ao país sobre o novo coronavírus, mas voltou a insistir na importância de a população manter os empregos durante a …

Diabéticos representam 9% das mortes por covid-19

Os doentes da diabetes são um grupo de risco, representando “mais de 9% das pessoas falecidas com covid-19”, mas não têm mais probabilidades de ser infetados pelo novo coronavírus. A informação foi avançada esta quarta.feira pelo …

Covid-19: Infarmed diz que nenhum medicamento provou eficácia no tratamento

O Infarmed assegurou, na terça-feira, estar a acompanhar todos os esforços nacionais e internacionais para o desenvolvimento de potenciais tratamentos e vacinas para a covid-19, mas insistiu que nenhum fármaco provou ainda a sua eficácia …

Adolescente de 13 anos morre no Reino Unido devido a Covid-19

Um adolescente britânico de 13 anos morreu na segunda-feira depois de testar positivo para o novo coronavírus, informou na terça-feira o hospital. Segundo a família, o jovem não sofria de nenhuma outra doença. Segundo noticiou a …

"Por favor, não venham". Autarca de Vila Real apela a emigrantes que não regressem a Portugal

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, apela aos emigrantes para que, "por favor", não regressem agora ao país e nesta Páscoa "fiquem nas terras" que os "acolheram em segurança". "Este vírus infernal que …

84 pessoas detidas por desobediência ao estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até esta terça-feira, 84 pessoas pelo crime de desobediência e encerraram 1600 estabelecimentos, no âmbito do estado de emergência. Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) refere que, entre as …

Há creches, ATL e colégios privados a cobrar valores indevidos na quarentena

Há creches, ATL e colégios privados a cobrarem valores indevidos referentes a alimentação, transporte e atividades extracurriculares. O alerta foi dado pela Associação de Defesa do Consumidor (Deco). De acordo com a jurista da Deco, Carolina …

Pedro Proença acredita que "vai ser possível jogar na presente temporada"

O Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) admitiu, esta terça-feira, a possibilidade de realizar jogos à porta fechada e ainda esta temporada. Em entrevista à rádio TSF, Pedro Proença disse acreditar que ainda "vai …