Apresentada como “salvação” para covid-19, injeção veterinária foi dada a 5 mil pessoas no Peru

Pelo menos cinco mil habitantes da Amazónia peruana receberam uma injeção veterinária utilizada em animais para combater parasitas, promovida por grupo evangélico peruano que a considerou uma “uma salvação” para a covid-19 em humanos.

De acordo com o jornal espanhol El País, cinco mil peruanos receberam a injeção de ivermectina veterinária, promovida pelo grupo religioso e pelo representante da região de Loreto, a maior desta face da Amazónia.

“Desde maio, o representante da província de Loreto e uma aliança evangélica chamam as pessoas que ouvem estações de rádio para aplicar ivermectina veterinária como se fosse uma injeção contra a doença. Em Nauta, pelo menos cinco mil pessoas a receberam“, disse Leonardo Tello, diretor da Rádio Ucamara, a principal estação de rádio da cidade de Iquitos.

A região é habitada por cerca de um milhão de pessoas, entre as quais 300 mil indígenas que vivem com um receio acrescido de contrair doenças e que se sentem negligenciadas pelo Estado. Isso poderá ter contribuído para a aceitação desta injeção como paliativo para o novo coronavírus. De acordo com a autoridade sanitária de Loreto, até há alguns dias, registavam-se 1.492 cidadãos indígenas infetados com a covid-19 e 14 mortos.

Várias pessoas começaram a sentir mazelas da injeção. “O efeito colateral foi horrível”, disse Tello, explicando que muitos daqueles que foram injeçãodos sentiram uma aceleração cardíaca fora do normal. Outros sofreram “efeitos colaterais como diarreia“, acrescentou Wadson Trujillo Acosta, chefe indígena de uma outra comunidade, Cuninico.

Em Cuninico, grande parte da população apresentou sintomas de covid-19 e 60% das pessoas com mais de 18 anos recebeu esta injeção. Ao todo, serão “cerca de 160 pessoas”.

O alerta foi lançado por especialistas e autoridades de saúde que desaconselham a utilização deste medicamente para combater a doença: “Apresentações de ivermectina formuladas para animais não devem ser usadas como substitutos da ivermectina destinada ao uso humano no tratamento da covid-19”.

Na semana passada, a Diretoria Geral de Medicamentos do Ministério da Saúde explicou que os produtos de origem animal “não atendem aos mesmos requisitos de uso de medicamentos para humanos”.

 

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Bonito, não morre da doença, morre do tratamento, ainda por cima com medicamento não apropriado para humanos…..
    Francamente!!!!

  2. Possivelmente é capaz de resultar, pois vê-se por aí tanta besta teimosa em não cumprir e uma injecção dessas talvez os acalme.

RESPONDER

A icónica tapeçaria "Guernica" de Picasso foi retirada da ONU. Rockfeller pediu-a de volta

A icónica tapeçaria "Guernica", de Pablo Picasso, foi retirada do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) onde estava há mais de 30 anos. A pintura “Guernica”, considerada uma das obras-primas de Picasso …

Este robô-tartaruga não precisa de circuitos eletrónicos para andar. Basta ar

O robô macio de quatro patas, criado por uma equipa da Universidade da Califórnia, não precisa de nenhum circuito eletrónico para funcionar. Os robôs macios têm captado a atenção dos cientistas e o mais recente, criado …

Norte-americano cria secretária para manter crianças seguras durante os tiroteios nas escolas

Um norte-americano desenvolveu uma secretária à prova de bala para assegurar um lugar seguro às crianças dos Estados Unidos em situações de tiroteio. Passaram três anos desde que, a 14 de fevereiro de 2018, Nikolas Cruz entrou …

A Cidade do México proibiu tampões menstruais com aplicador. Agora, as mulheres estão furiosas

A Cidade do México já tinha proibido outros objetos compostos por plástico, como é o caso de copos e palhinhas, mas agora foi mais longe e resolveu banir os tampões menstruais que contém aplicadores. No …

Benfica 2-0 Rio Ave | Águia volta a voar

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS, três jogos depois. A formação “encarnada” recebeu e venceu o Rio Ave por 2-0, com os dois golos apontados por Haris Seferovic e Pizzi numa segunda parte …

Criança de dois anos cai do 12º andar (mas acaba por ser salva por estafeta)

No passado domingo, em Honói, na capital do Vietname, um estafeta salvou a vida de uma criança de dois anos que caiu do 12° andar de um prédio. Nguyen Ngoc Manh é agora conhecido como …

Em França, livrarias e lojas de discos são agora "comércio essencial"

O decreto de lei do Governo francês, publicado na última sexta-feira, incluiu as livrarias e lojas de discos na lista do chamado "comércio essencial", podendo permanecer abertas em caso de confinamento. Em declarações à agência France-Presse, …

Icebergue maior que Nova Iorque parte-se perto de estação de investigação na Antártida

Um icebergue gigante partiu-se esta sexta-feira na plataforma de gelo de Brunt, na Antártida, perto de um posto de investigação do British Antartic Survey (BAS). O bloco de gelo, com 1.270 quilómetros quadrados, será ainda maior …

A Greenpeace está a atirar pedras gigantes para o Mar do Norte. Eis a razão

Na semana passada, a Greenpeace atirou pedras gigantes ao mar ao redor do Reino Unido. Esta ação faz parte do objetivo da organização de acabar com os barcos de pesca de arrasto no fundo do …

Deco avança para tribunal contra Apple por manipulação de desempenho dos iPhones 6

A Deco Proteste anunciou esta segunda-feira que avançou com uma ação judicial contra a Apple, acusando-a de práticas enganosas por ter manipulado os iPhones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus para se tornarem obsoletos …