Apple lança iPhone com 4 polegadas (iPad Pro também encolheu)

A empresa norte-americana apresentou esta segunda-feira o seu novo iPhone SE, aquele que era um dos dispositivos mais aguardados do evento.

A Apple apresentou ao mundo o seu novo iPhone SE durante a conferência realizada esta segunda-feira em Cupertino, nos Estados Unidos.

Segundo o Canal Tech, o novo modelo de quatro polegadas veio assim confirmar muitos dos rumores que já se tinham feito ouvir anteriormente, sendo agora bem mais pequeno do que os anteriores.

O responsável pela apresentação, o vice-presidente de marketing da Apple, Greg Joswiak, explicou durante o evento que este novo modelo foi lançado a pensar no público que gosta de ecrãs mais pequenos.

De acordo com a informação divulgada, 30 milhões de iPhones de quatro polegadas foram vendidas apenas em 2015, por isso a empresa decidiu voltar às origens.

Embora o novo modelo mantenha o mesmo design do iPhone 5S, será três vezes mais rápido uma vez que o seu interior é bastante semelhante ao do iPhone 6S.

Vai estar disponível em quatro cores – prata, cinza escuro, dourado e o mais recente tom rosa -, a partir do próximo dia 31 de março em apenas alguns países. No final de maio, vai entrar no mercado de mais de 110.

O modelo de 16GB vai custar 399 dólares, enquanto que a versão de 64GB vai ser lançada por 499 dólares.

iPad Pro também encolheu

A empresa também anunciou uma versão mais pequena do iPad Pro, que chega agora ao mercado com um ecrã de 9,7 polegadas, mas que mantém todo o poder do último modelo.

Nas palavras de Phil Schiller, vice-presidente de marketing da empresa que ficou responsável por apresentar o novo modelo, “temos em mãos o melhor ecrã já construído para um iPad”.

Com uma tela 40% menos reflexiva e com uma capacidade de cores 25% maior, o aparelho tem ainda uma tecnologia chamada TrueTone Display, que ajusta a configuração do ecrã de acordo com a iluminação do lugar em que o seu utilizador se encontra.

Tal como seria de esperar, este novo iPad vem acompanhado com uma capa-teclado e uma Apple Pencil para desenhar tal como se faz no papel, acrescentou o executivo. Também está disponível na versão rosa.

O preço começa nos 599 dólares com a versão de 32GB, 749 dólares para o de 128GB e 899 dólares para a primeira versão de um iPad com 256GB de armazenamento.

Apple Watch mais barato e iOS 9.3

Para trás ficaram os rumores de que estaria aí uma nova versão daquele que, segundo o CEO Tim Cook, é “o relógio inteligente mais vendido em todo o mundo”.

As únicas novidades são que o relógio passa a custar menos cem dólares, reduzindo para o preço de 299 dólares, e vai passar a disponibilizar pulseiras coloridas em nylon.

Relativamente à atualização do sistema operativo, a conferência também mostrou as diferenças da versão 9.3 do iOS, que ainda hoje fica disponível para fazer o download.

A grande novidade é o sistema NightShift, que altera o brilho e a concentração de cores no ecrã dos dispositivos, de acordo com a hora do dia, de forma a privilegiar o sono e o conforto visual dos clientes.

A aplicação Saúde também traz novas melhorias, sendo agora mais fácil a conexão com outros softwares, existência de novos menus e um interface que torna as informações mais acessíveis.

O setor da educação também traz novidades com o uso do Classroom, um software dedicado à organização de aulas e interação direta entre professores e alunos.

Através do novo sistema, que para já só está disponível em escolas certificadas dos EUA, o iPad do docente pode ser conectado diretamente ao dos estudantes para envio de links, vídeos e outros conteúdos.

Na área da segurança, a aplicação Notes tem agora uma função que permite ao utilizador “trancar” alguns documentos com uma senha ou através da sua identidade biométrica.

A atualização é compatível com o iPad Air 2, iPad Pro, iPod Touch da última geração e dispositivos a partir do iPhone 5S.

ZAP / Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Eis o primeiro enxame de (pequenos) buracos negros num aglomerado globular

Uma equipa de cientistas, que esperava encontrar um buraco negro de massa intermédia no coração do aglomerado globular NGC 6397, encontrou, em vez disso, evidências de uma concentração de buracos negros mais pequenos. Por vezes, na ciência, …

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …

Deputado norte-americano quer banir GTA 5 e outros jogos violentos. Tudo para diminuir roubos de carros

O deputado norte-americano Marcus Evans quer proibir a venda de videojogos violentos que promovam atividades criminosas, como o GTA 5, face ao aumento dos roubos de automóveis em Chicago e um pouco por todo o …

Estudante projetou um casaco que se transforma num saco-cama para os sem-abrigo. E deu-lhes um emprego

Nos Estados Unidos, há pelo menos 567.715 pessoas que vivem nas ruas. Embora há quem vire as costas a essas estas, também há quem esteja disposto a fazer tudo para ajudar os necessitados e tirá-los …

Um livro e uma reclusa-mediterrânica. Aranhas venenosas obrigam a encerramento temporário de biblioteca nos EUA

Aranhas venenosas da espécie reclusa-mediterrânica apareceram na cave de uma biblioteca na Universidade do Michigan, nos Estados Unidos. Os funcionários de uma biblioteca da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, foram obrigados a encerrar temporariamente o …

Bolsonaro diz que máscaras causam "efeitos colaterais"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse que as máscaras causam "efeitos colaterais" e citou um alegado estudo alemão, sem acrescentar mais detalhes. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, causou polémica esta quinta-feira ao dizer que as …

Pilotos aprovam acordo de emergência na TAP

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou esta sexta-feira o acordo de emergência na TAP, adiantaram vários pilotos à Lusa. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou o acordo de emergência na …