Apple lança iPhone com 4 polegadas (iPad Pro também encolheu)

A empresa norte-americana apresentou esta segunda-feira o seu novo iPhone SE, aquele que era um dos dispositivos mais aguardados do evento.

A Apple apresentou ao mundo o seu novo iPhone SE durante a conferência realizada esta segunda-feira em Cupertino, nos Estados Unidos.

Segundo o Canal Tech, o novo modelo de quatro polegadas veio assim confirmar muitos dos rumores que já se tinham feito ouvir anteriormente, sendo agora bem mais pequeno do que os anteriores.

O responsável pela apresentação, o vice-presidente de marketing da Apple, Greg Joswiak, explicou durante o evento que este novo modelo foi lançado a pensar no público que gosta de ecrãs mais pequenos.

De acordo com a informação divulgada, 30 milhões de iPhones de quatro polegadas foram vendidas apenas em 2015, por isso a empresa decidiu voltar às origens.

Embora o novo modelo mantenha o mesmo design do iPhone 5S, será três vezes mais rápido uma vez que o seu interior é bastante semelhante ao do iPhone 6S.

Vai estar disponível em quatro cores – prata, cinza escuro, dourado e o mais recente tom rosa -, a partir do próximo dia 31 de março em apenas alguns países. No final de maio, vai entrar no mercado de mais de 110.

O modelo de 16GB vai custar 399 dólares, enquanto que a versão de 64GB vai ser lançada por 499 dólares.

iPad Pro também encolheu

A empresa também anunciou uma versão mais pequena do iPad Pro, que chega agora ao mercado com um ecrã de 9,7 polegadas, mas que mantém todo o poder do último modelo.

Nas palavras de Phil Schiller, vice-presidente de marketing da empresa que ficou responsável por apresentar o novo modelo, “temos em mãos o melhor ecrã já construído para um iPad”.

Com uma tela 40% menos reflexiva e com uma capacidade de cores 25% maior, o aparelho tem ainda uma tecnologia chamada TrueTone Display, que ajusta a configuração do ecrã de acordo com a iluminação do lugar em que o seu utilizador se encontra.

Tal como seria de esperar, este novo iPad vem acompanhado com uma capa-teclado e uma Apple Pencil para desenhar tal como se faz no papel, acrescentou o executivo. Também está disponível na versão rosa.

O preço começa nos 599 dólares com a versão de 32GB, 749 dólares para o de 128GB e 899 dólares para a primeira versão de um iPad com 256GB de armazenamento.

Apple Watch mais barato e iOS 9.3

Para trás ficaram os rumores de que estaria aí uma nova versão daquele que, segundo o CEO Tim Cook, é “o relógio inteligente mais vendido em todo o mundo”.

As únicas novidades são que o relógio passa a custar menos cem dólares, reduzindo para o preço de 299 dólares, e vai passar a disponibilizar pulseiras coloridas em nylon.

Relativamente à atualização do sistema operativo, a conferência também mostrou as diferenças da versão 9.3 do iOS, que ainda hoje fica disponível para fazer o download.

A grande novidade é o sistema NightShift, que altera o brilho e a concentração de cores no ecrã dos dispositivos, de acordo com a hora do dia, de forma a privilegiar o sono e o conforto visual dos clientes.

A aplicação Saúde também traz novas melhorias, sendo agora mais fácil a conexão com outros softwares, existência de novos menus e um interface que torna as informações mais acessíveis.

O setor da educação também traz novidades com o uso do Classroom, um software dedicado à organização de aulas e interação direta entre professores e alunos.

Através do novo sistema, que para já só está disponível em escolas certificadas dos EUA, o iPad do docente pode ser conectado diretamente ao dos estudantes para envio de links, vídeos e outros conteúdos.

Na área da segurança, a aplicação Notes tem agora uma função que permite ao utilizador “trancar” alguns documentos com uma senha ou através da sua identidade biométrica.

A atualização é compatível com o iPad Air 2, iPad Pro, iPod Touch da última geração e dispositivos a partir do iPhone 5S.

ZAP / Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Pelosi acionou votação para impeachment a Trump. "Os factos são incontestáveis"

A Presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, anunciou esta quinta-feira que o órgão irá avançar com a redação de acusações contra o Presidente norte-americano, no âmbito do processo de impeachment. “As ações …

Relação volta a contrariar Ivo Rosa. Depoimentos de Salgado nos casos BES e Monte Branco podem ser usados na Operação Marquês

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) autorizou a utilização na Operação Marquês dos depoimentos do banqueiro e arguido Ricardo Salgado, prestados nos processos Monte Branco e Universo GES/BES, contestando a decisão de Ivo Rosa, …

Carga fiscal subiu aos 35,4% em 2018. É o valor mais alto desde 2000

A carga fiscal em Portugal subiu dos 34,3% do PIB em 2017 para os 35,4% em 2018, o valor mais elevado desde 2000, acima da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento …

Família da jornalista assassinada apresenta queixa-crime em França contra várias figuras maltesas

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e a família da jornalista maltesa assassinada em 2017 disseram, esta quarta-feira, que apresentaram uma queixa-crime em França por “cumplicidade em homicídio” e “corrupção” contra várias figuras maltesas implicadas …

Portugal foi o país da Europa que mais pagou a agentes de futebol

Em 2019, Portugal foi o país da Europa que mais gastou em comissões a agentes nos processos de venda de jogadores de futebol. Os números são de um relatório FIFA, citado esta quinta-feira pelo Jornal de …

"Agregar, agregar, agregar". Se vencer, Pinto Luz conta com Rio e Montengro

O candidato à liderança do PSD Miguel Pinto Luz disse que caso vença as diretas de 11 de janeiro quer contar os seus adversários nesta corrida - o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o …

Açores são o único arquipélago do mundo com certificado de destino turístico sustentável

Os Açores são a primeira região do país certificada como destino turístico sustentável, distinção atribuída a apenas 13 regiões no mundo e entregue esta quinta-feira com a categoria de "prata" pela certificadora Earthcheck. "É com profundo …

Kendrick Lamar atua em data extra do Alive

O rapper norte-americano Kendrick Lamar vai atuar a 8 de julho, num dia extra do festival Alive, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras. Esta será a terceira vez que o rapper atua em Portugal, tendo …

Hugh Grant em campanha porta a porta contra Boris Johnson e o Brexit

Hugh Grant está em campanha contra o primeiro-ministro do seu país. O ator britânico decidiu juntar-se aos trabalhistas e liberais democratas para derrotar Boris Johnson e, nos últimos dias, tem participado em ações de campanha …

Sarah previu a vitória de Trump em 2016. Agora, alerta para o perigo das redes sociais

Sarah Kendzior, que previu a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de 2016, diz que as redes sociais podem ser utilizadas como uma arma política. Quando quase todos menosprezavam a corrida eleitoral de Donald Trump …