Apple lança iPhone com 4 polegadas (iPad Pro também encolheu)

A empresa norte-americana apresentou esta segunda-feira o seu novo iPhone SE, aquele que era um dos dispositivos mais aguardados do evento.

A Apple apresentou ao mundo o seu novo iPhone SE durante a conferência realizada esta segunda-feira em Cupertino, nos Estados Unidos.

Segundo o Canal Tech, o novo modelo de quatro polegadas veio assim confirmar muitos dos rumores que já se tinham feito ouvir anteriormente, sendo agora bem mais pequeno do que os anteriores.

O responsável pela apresentação, o vice-presidente de marketing da Apple, Greg Joswiak, explicou durante o evento que este novo modelo foi lançado a pensar no público que gosta de ecrãs mais pequenos.

De acordo com a informação divulgada, 30 milhões de iPhones de quatro polegadas foram vendidas apenas em 2015, por isso a empresa decidiu voltar às origens.

Embora o novo modelo mantenha o mesmo design do iPhone 5S, será três vezes mais rápido uma vez que o seu interior é bastante semelhante ao do iPhone 6S.

Vai estar disponível em quatro cores – prata, cinza escuro, dourado e o mais recente tom rosa -, a partir do próximo dia 31 de março em apenas alguns países. No final de maio, vai entrar no mercado de mais de 110.

O modelo de 16GB vai custar 399 dólares, enquanto que a versão de 64GB vai ser lançada por 499 dólares.

iPad Pro também encolheu

A empresa também anunciou uma versão mais pequena do iPad Pro, que chega agora ao mercado com um ecrã de 9,7 polegadas, mas que mantém todo o poder do último modelo.

Nas palavras de Phil Schiller, vice-presidente de marketing da empresa que ficou responsável por apresentar o novo modelo, “temos em mãos o melhor ecrã já construído para um iPad”.

Com uma tela 40% menos reflexiva e com uma capacidade de cores 25% maior, o aparelho tem ainda uma tecnologia chamada TrueTone Display, que ajusta a configuração do ecrã de acordo com a iluminação do lugar em que o seu utilizador se encontra.

Tal como seria de esperar, este novo iPad vem acompanhado com uma capa-teclado e uma Apple Pencil para desenhar tal como se faz no papel, acrescentou o executivo. Também está disponível na versão rosa.

O preço começa nos 599 dólares com a versão de 32GB, 749 dólares para o de 128GB e 899 dólares para a primeira versão de um iPad com 256GB de armazenamento.

Apple Watch mais barato e iOS 9.3

Para trás ficaram os rumores de que estaria aí uma nova versão daquele que, segundo o CEO Tim Cook, é “o relógio inteligente mais vendido em todo o mundo”.

As únicas novidades são que o relógio passa a custar menos cem dólares, reduzindo para o preço de 299 dólares, e vai passar a disponibilizar pulseiras coloridas em nylon.

Relativamente à atualização do sistema operativo, a conferência também mostrou as diferenças da versão 9.3 do iOS, que ainda hoje fica disponível para fazer o download.

A grande novidade é o sistema NightShift, que altera o brilho e a concentração de cores no ecrã dos dispositivos, de acordo com a hora do dia, de forma a privilegiar o sono e o conforto visual dos clientes.

A aplicação Saúde também traz novas melhorias, sendo agora mais fácil a conexão com outros softwares, existência de novos menus e um interface que torna as informações mais acessíveis.

O setor da educação também traz novidades com o uso do Classroom, um software dedicado à organização de aulas e interação direta entre professores e alunos.

Através do novo sistema, que para já só está disponível em escolas certificadas dos EUA, o iPad do docente pode ser conectado diretamente ao dos estudantes para envio de links, vídeos e outros conteúdos.

Na área da segurança, a aplicação Notes tem agora uma função que permite ao utilizador “trancar” alguns documentos com uma senha ou através da sua identidade biométrica.

A atualização é compatível com o iPad Air 2, iPad Pro, iPod Touch da última geração e dispositivos a partir do iPhone 5S.

ZAP / Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …

"Ato que nenhum fim pode justificar". Vaticano critica a aceitação mundial da eutanásia

Através de um novo documento, o Vaticano condenou a disseminação da aceitação internacional da eutanásia e do suicídio assistido, inclusive em alguns países tradicionalmente católicos da Europa. O Vaticano referiu no documento publicado hoje - e …

Facebook teme sair da Europa caso não possa transferir dados para os EUA

A Comissão de Proteção de Dados irlandesa propôs que os dados dos cidadãos europeus não possam sair do continente. O Facebook diz que não sabe como poderá continuar a prestar os seus serviços na Europa …

O guarda-redes do Chelsea é o melhor em quê? "Em cometer erros"

Kepa alvo de críticas fortes. Frank Lampard confirmou a chegada de mais um guarda-redes, proveniente de França. O Chelsea volta a ser notícia por causa do mercado e volta a ser notícia por causa de um …

Promotores assumem pela primeira vez que Trump pode ser investigado por fraude fiscal

O gabinete do procurador do distrito de Manhattan, que tem travado uma batalha legal com o Presidente dos Estados Unidos (EUA) para obter as suas declarações de impostos, sugeriu na segunda-feira, pela primeira vez, que podia …