Apple lança iPhone com 4 polegadas (iPad Pro também encolheu)

A empresa norte-americana apresentou esta segunda-feira o seu novo iPhone SE, aquele que era um dos dispositivos mais aguardados do evento.

A Apple apresentou ao mundo o seu novo iPhone SE durante a conferência realizada esta segunda-feira em Cupertino, nos Estados Unidos.

Segundo o Canal Tech, o novo modelo de quatro polegadas veio assim confirmar muitos dos rumores que já se tinham feito ouvir anteriormente, sendo agora bem mais pequeno do que os anteriores.

O responsável pela apresentação, o vice-presidente de marketing da Apple, Greg Joswiak, explicou durante o evento que este novo modelo foi lançado a pensar no público que gosta de ecrãs mais pequenos.

De acordo com a informação divulgada, 30 milhões de iPhones de quatro polegadas foram vendidas apenas em 2015, por isso a empresa decidiu voltar às origens.

Embora o novo modelo mantenha o mesmo design do iPhone 5S, será três vezes mais rápido uma vez que o seu interior é bastante semelhante ao do iPhone 6S.

Vai estar disponível em quatro cores – prata, cinza escuro, dourado e o mais recente tom rosa -, a partir do próximo dia 31 de março em apenas alguns países. No final de maio, vai entrar no mercado de mais de 110.

O modelo de 16GB vai custar 399 dólares, enquanto que a versão de 64GB vai ser lançada por 499 dólares.

iPad Pro também encolheu

A empresa também anunciou uma versão mais pequena do iPad Pro, que chega agora ao mercado com um ecrã de 9,7 polegadas, mas que mantém todo o poder do último modelo.

Nas palavras de Phil Schiller, vice-presidente de marketing da empresa que ficou responsável por apresentar o novo modelo, “temos em mãos o melhor ecrã já construído para um iPad”.

Com uma tela 40% menos reflexiva e com uma capacidade de cores 25% maior, o aparelho tem ainda uma tecnologia chamada TrueTone Display, que ajusta a configuração do ecrã de acordo com a iluminação do lugar em que o seu utilizador se encontra.

Tal como seria de esperar, este novo iPad vem acompanhado com uma capa-teclado e uma Apple Pencil para desenhar tal como se faz no papel, acrescentou o executivo. Também está disponível na versão rosa.

O preço começa nos 599 dólares com a versão de 32GB, 749 dólares para o de 128GB e 899 dólares para a primeira versão de um iPad com 256GB de armazenamento.

Apple Watch mais barato e iOS 9.3

Para trás ficaram os rumores de que estaria aí uma nova versão daquele que, segundo o CEO Tim Cook, é “o relógio inteligente mais vendido em todo o mundo”.

As únicas novidades são que o relógio passa a custar menos cem dólares, reduzindo para o preço de 299 dólares, e vai passar a disponibilizar pulseiras coloridas em nylon.

Relativamente à atualização do sistema operativo, a conferência também mostrou as diferenças da versão 9.3 do iOS, que ainda hoje fica disponível para fazer o download.

A grande novidade é o sistema NightShift, que altera o brilho e a concentração de cores no ecrã dos dispositivos, de acordo com a hora do dia, de forma a privilegiar o sono e o conforto visual dos clientes.

A aplicação Saúde também traz novas melhorias, sendo agora mais fácil a conexão com outros softwares, existência de novos menus e um interface que torna as informações mais acessíveis.

O setor da educação também traz novidades com o uso do Classroom, um software dedicado à organização de aulas e interação direta entre professores e alunos.

Através do novo sistema, que para já só está disponível em escolas certificadas dos EUA, o iPad do docente pode ser conectado diretamente ao dos estudantes para envio de links, vídeos e outros conteúdos.

Na área da segurança, a aplicação Notes tem agora uma função que permite ao utilizador “trancar” alguns documentos com uma senha ou através da sua identidade biométrica.

A atualização é compatível com o iPad Air 2, iPad Pro, iPod Touch da última geração e dispositivos a partir do iPhone 5S.

ZAP / Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas desenvolvem "corda de guitarra" que toca sozinha

Cientistas da Universidade de Lancaster e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, desenvolveram um circuito nanoeletrónico que vibra sem nenhuma força externa. Usando um pequeno cabo suspenso, muito semelhante a uma corda de guitarra, a …

Hubble capta a imagem mais nítida do primeiro cometa interestelar confirmado

O Hubble conseguiu captar uma fotografia de 2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar até agora detetado, avançou a NASA, que opera o telescópio espacial. De acordo com a nota divulgada pela agência espacial norte-americana, a fotografia …

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …

Neandertais ocuparam ilhas do Mediterrâneo dezenas de milhares de anos antes do que se pensava

Cientistas descobriram provas de que a ilha de Naxos, na Grécia, já era habitada por neandertais há 200.000 anos, dezenas de milhares de anos antes do que se pensava até agora. Um estudo publicado esta quinta-feira …

Testes "bárbaros" em macacos levam ativistas a pedir encerramento de laboratório alemão

Durante meses, um ativista pelos direitos dos animais trabalhou no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia (LPT, na sigla inglesa), em Hamburgo, na Alemanha, onde testemunhou situações de violência contra os animais utilizados em testes e …